16.6.17

Sumo de beterraba cenoura e maçã

Sumo detox de beterraba cenoura e maçã

O sumo detox de beterraba, cenoura e maçã, é hidratante, refrescante, com uma forte acção antioxidante,  anti-inflamatória e anti cancerígena. Fortalece o sistema imunitária, proporciona o bom funcionamento do fígado e do sistema digestivo. Esta bebida  é considerada um dos detox mais saudáveis, é rica em vitaminas A, B6 , é extremamente importante para a saúde e prevenção de diversas doenças.

A fama deste sumo têm circulado pelo mundo, dizem que é milagroso e que cura várias doenças, e é sim, um milagre da natureza que a ciência explica muito bem. Esta bebida possui propriedades importantes que ajudam o organismo a manter o equilibro necessário ao seu bom funcionamento e a restaurar-se das agressões diárias.

Veja aqui abaixo as principais propriedades e benefícios do sumo de beterraba, maçã e cenoura para a saúde


Previne o desenvolvimento das células cancerosas: Alguns estudos apontam que o sumo de beterraba, maça e cenoura minimiza a formação de tumores, principalmente os do pâncreas, da mama e da próstata.

Aumenta a resistência física: Alguns desportistas bebem este sumo detox com a finalidade de obter melhor rendimento nas suas provas. Alguns estudos apontam que esta bebida melhora em 16% o rendimento dos que praticam exercícios.

Reduz o inchaço: Este sumo é rico em potássio e pobre em sódio, e ainda contém propriedade diuréticas, que aumenta a produção de urina e permite eliminar substancias tóxicas do nosso organismo, como por exemplo a ureia ou o ácido úrico. Uma combinação indicada a pessoas que sofram de gota, edemas e retenção de líquidos.

Previne o envelhecimento precoce: desacelera o envelhecimento das células da pele e dos órgãos no geral. Acelera a recuperação de feridas, melhora a aparência da pele e previne as rugas.

Melhora a o funcionamento digestivo: O sumo possui um alto índice de fibras, que auxiliam as funções digestivas, regulam os movimentos dos intestinos e ajudam a prevenir a obstipação.

Fortalece o organismo: O consumo deste sumo é muito importante para a saúde do organismo, ele aumenta e fortifica as defesas naturais. Sabe-se que quando o sistema imunitário se encontra debilitado, o corpo ressente-se e fica mais susceptível a todo o tipo de doenças.

Combate a anemia: Este sumo é rico em ferro e ácido fólico dois elementos que fortificam o sangue. Estes nutrientes também são de grande importância na gravidez, melhoram a saúde do feto e da mãe.

Reduz os problemas cardíacos: Acção anti inflamatória do sumo favorece o bom funcionamento e a saúde do sistema cardiovascular, além disso esta bebida é rica em substancias como a luteína e beta-caroteno que ajudam a controlar o colesterol e a regular a pressão arterial, dois factores essenciais ao bom funcionamento do coração.

Melhora a saúde ocular: A bebida é rica em anti oxidantes como o betacaroteno, substancias que beneficiam os olhos no geral, melhoram a visão nocturna, reduzem o cansaço, a vermelhidão e a secura dos olhos.

Como preparar o sumo de beterraba, maçã e cenoura


O ideal é beber o sumo logo pela manha e logo após a sua preparação.

Vai necessitar de: 1 beterraba, 2 cenouras, 1 maçã

Lave muito bem a cenoura e a beterraba.
Retire a semente à maçã e coloque-a no liquidificador juntamente com a beterraba e a cenoura.

Curiosidades sobre este sumo detox


Esta bebida já é reconhecida há muito tempo pelos médicos naturistas da China. Um herbanário Chinês indicava este sumo aos seus doentes que padeciam de cancro de pulmão. Recomendava a toma da bebida todos os dias durante 3 meses e segundo testemunhos, os pacientes manifestaram melhoras significativas.
8.6.17

Benefícios da manteiga de amendoim

Benefícios da manteiga de amendoim

A manteiga de amendoim é realente muito saudável, possui uma grande quantidades de nutrientes essenciais à saúde. É composta maioritariamente por gordura, seguida de proteína, carboidratos e fibras, é também uma excelente fonte de vitaminas do complexo B e de minerais como potássio, magnésio, ferro, fosforo, zinco, manganês, cobre e cálcio. Contém aínda antioxidantes como fitosteróis, resveratrol e ácido cumário que ajudam a prevenir certas doenças cardíacas e cancro.

Benefícios e propriedades da manteiga de amendoim


A manteiga de amendoim melhora a saúde cardíaca: Segundo alguns estudos, o consumo de manteiga de amendoim pode reduzir a incidência de problemas cardíacos. Um estudo publicado no British of Nutrition fundamentou que pessoas que comam manteiga de amendoim 4 vezes por semana podem reduzir o risco de morte devido a doenças cardíacas em 37%. Mais de 80% da gordura da manteiga de amendoim é constituída por gorduras insaturadas, que desempenham um papel importante na diminuição do mau colesterol (LDL) e no aumento do bom (HDL)

Ajuda a emagrecer: A gordura presente na pasta de amendoim é uma gordura boa, que além de reduzir o mau colesterol e aumentar o bom, como já foi descrito acima, ela também cria uma sensação de saciedade e consequentemente reduz a vontade de comer e de petiscar entre refeições. Além disso ela fornece ómega 9, que entre outros benefícios activa a adiponectina, uma hormona que faz com que o corpo produza energia a partir da gordura acumulada.

Aumenta a massa muscular: Contém proteínas que potenciam a construção muscular, além disso também é composta por potássio que equilibra o fluido do corpo, o magnésio que ajuda no desenvolvimento dos músculos e dos ossos, juntos ajudam à formação da massa muscular e agilizam a recuperação de músculos cansados. A melhor altura para comer manteiga de amendoim é antes ou depois de actividades intensivas, já que ela oferece muita energia.

Reduz o risco de diabetes tipo II: Segundo um estudo publicado no Journal of the American Medical Association, o consumo de 4 a 5 colheres de sopa de manteiga de amendoim por semana pode reduzir em 30% o risco de contrair diabetes. A pasta de amendoim contém gorduras insaturadas, que ajudam na melhoria da sensibilidade à insulina.

Informação nutricional aproximada por colher de sopa de manteiga de amendoim


  • Energia: 94 kcal 
  • Proteínas: 4,01 g
  • Hidratos de carbono: 3,13 g
  • Açúcares: 1,48 g
  • Lípidos: 8,06 g
  • Fibras:1 g
  • Sódio: 73 mg
  • Potássio: 104 mg

Para melhor compreender todas as vantagens e propriedades desta manteiga, sugiro que vejam também ⇒ benefícios do amendoim para a saúde

Na sua essência a manteiga de amendoim é um produto saudável, contudo existem no mercado produtos compostos por aditivos prejudiciais à saúde, onde estão incluídos o sal açucares e gorduras hidrogenadas.

31.5.17

Benefícios das cerejas

Benefícios e propriedades das cerejas

As cerejas são dos frutos mais tentadores e irresistíveis, mas não são apenas deliciosas, elas são detentoras de importantes benefícios para a saúde. Estes pequenos frutos viciantes têm um importante valor nutricional, são ricos em vitaminas, em minerais, fibras e têm um baixo teor calórico, apenas 39 calorias por aproximadamente 100 gr.

Entre os componentes das cerejas vamos encontrar anti inflamatórios como ácidos fenólicos, flavonóides. Encontramos também o fitoquímico antocianina que dá cor aos frutos, actua como um forte antioxidante e anti inflamatório.

Descubra as inúmeras propriedades e benefícios das cerejas


Ajudam a desintoxicar o organismo: O seu alto teor de água e potássio, fazem da cereja um excelente diurético, com capacidades de eliminar toxinas e evitar a retenção de líquidos. Além disso o potássio é igualmente importante na regulação do ritmo cardíaco e na actividade muscular.

As cerejas melhoram a saúde do coração: Segundo alguns estudos, os efeitos anti oxidantes das antiocianinas ajudam a proteger o coração e a prevenir a acumulação de gorduras nas artérias, que levam à aterosclerose. Temos ainda o potássio que ajuda a regular a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Benefícios das cerejas contra o cancro: As cerejas têm um forte poder antioxidante, por conta do antioxidante fenólico poliflavonoide como a luteína, o betacaroteno e a zeaxantina, que combatem acção dos radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento precoce, doenças degenerativas onde estão incluídas as doenças neurológicas e alguns tipos de cancro. Efeitos estes que são intensificados pela presença de fibras e vitamina C.

A cereja melhora a qualidade do sono: De acordo com um estudo realizado no inicio de 2012, comer cerejas ou beber o seu sumo concentrado antes de dormir, pode melhorar a qualidade do sono em 5,6 % e aumentar a duração do mesmo em 15 a 25 minutos. Parece que estas melhoras se devem ao aumento da concentração da melatonina, uma hormona importante à regulação do sono.

O consumo de cerejas ajuda a atenuar os sintomas da gota. Segundo uma pesquisa feita a 600 pessoas, o consumo de 10 a 12 cerejas no tempo de 2 dias poderá ser suficiente para reduzir em 35 % o risco da gota.
Já quando consumidas em jejum diminuem em 15% as probabilidades de ter ácido úrico.

Acalma e actua contra dores de cabeça: Como já foi referido as cerejas têm vários tipos de anti oxidantes na sua composição, entre eles temos a cianidina, antocianina, quercetina e a melatonina, estas substancias têm efeito calmante, ajudam a reduzir a irritabilidade do sistema nervoso, melhoram a memoria e as crises de insónia, aliviam problemas de neuroses e reduzem as dores de cabeça.

Chá de pedúnculos de cereja


Os pedúnculos desta fruta têm propriedades diuréticas, drenantes e anti infecciosas, são indicados na forma de chá nos tratamentos dos problemas do trato urinário como a cistite e cálculos urinários. Ajuda ainda nos casos de nefrite litíase (pedra) do rim e da vesicular biliar. Pela sua acção diurética também é indicado nos processos de emagrecimento.

Como escolher a cereja


Deve dar preferência aos frutos que apresentem uma textura firme, uma cor vermelha brilhante e um pedúnculo verde. Saiba que uma cereja madura é sempre mais pesada, maciça e doce. Evite as cerejas moles pegajosas, rachadas ou podres.

Se pretende conservar as cerejas, deve fazê-lo no frigorífico por aproximadamente 3 a 5 dias. Também poderá optar por congelá-las, dentro de um saco plástico por um período máximo de 8 meses.
24.5.17

Benefícios das framboesas

Benefícios das framboesas para a saúde

Há muito tempo que as framboesas são objectos de estudo na área da medicina, elas são potentes anti oxidantes naturais, contém compostos bioativos com capacidades anti inflamatórias, antioxidantes e anti angiogénese, reduzem acção dos radicais livres. fortalecem o sistema imunologico e melhoram as capacidades do organismo para se defender de inúmeras doenças

Principais benefícios e propriedades das framboesas para a saúde


Benefícios da framboesa na luta contra o cancro: Quanto maior for o consumo deste fruto, maiores são as probabilidades de prevenir-mos doenças inflamatórias como o cancro. Segundo um estudo realizado na Universidade do Porto e publicado "Jornal of Cellular Biochemistry" Os polifenóis das framboesas têm propriedades anti inflamatórias e capacidade angiogénese, que reduzem a capacidade migratória das células, previnem e desaceleraram a evolução do cancro. As framboesas são consideradas como um dos melhores tratamentos naturais contra o cancro.

Melhoram a saúde cardíaca: As Framboesas contém um elevado teor de polifenóis que ajudam a diminuir o risco de desenrolar doenças cardiovasculares. Além disso as framboesas são ricas em potássio, este mineral ajuda a prevenir a hipertensão e consequentemente favorece o funcionamento do coração.
Segundo um estudo realizado pela Escola de Saúde Publica de Harvard (EUA), o consumo regular de antocianinas, um pigmento presente na framboesa e noutras frutas que vão do vermelho ao roxo, ajuda a reduzir o risco de ataque cardíaco em 32%, nas mulheres jovens e de meia idade.

Framboesa ajuda a emagrecer: É rica em fibras e manganês, a fibra ajuda a retardar o processo digestivo e a manter a saciedade por mais tempo. O manganês ajuda a aumentar o metabolismo e consequentemente o corpo gasta mais energia.

Ajudam a controlar a diabetes: As framboesas têm uma grande concentração de fibras, cerca de 20% do seu peso total, que ajudam a manter o açúcar estável no sangue.

Melhora a saúde feminina: O chá de folha de framboesa ajuda a regular o ciclos menstrual irregular e diminuem o fluxo menstrual excessivo. Nas mulheres grávidas este chá ajuda a reduzir as náuseas e previne hemorragias. Já nas lactantes comer a fruta ou beber o chá ajuda a aumentar a produção de leite materno.

Beneficiam a digestão: Como já foi referido esta fruta têm um alto teor de fibras, que mantém o sistema digestivo saudável, previnem a obstipação, melhoram o transito intestinal e ajudam na eliminação de toxinas. Factores muito importantes que se reflectem no estado geral de saúde.

Alivia a artrite: As framboesas contém antocianinas que inibe a enzima ciclooxigenase que é responsável pela inflamação e pela dor. Os alimentos ricos em antocianinas aliviam as dores das juntas nos quadros de artrite.

Saúde dos olhos: A framboesa ajuda a prevenir retinopatia diabética e a degeneração macular e atrasa a progressão, uma condição que pode levar à cegueira, quando já desenvolvida,  .
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