Benefícios do chá verde - Camellia Sinensis

Benefícios e propriedades dochá verde do chá verde

O chá verde verde é uma bebida cheia de qualidades terapêuticas e cosméticas, provém de uma planta medicinal chamada  Camellia sinensis, da família theaceae, popularmente conhecida como chá ou chá da Índia.
O chá verde apresenta propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e é muito conhecido na ajuda que propicia às dietas de emagrecimento.

É rico em substancias anti oxidantes chamadas polifenois, bioflavonóides,  catequinas e tanino. Possui também manganês, potassio, ácido fólico, vitaminas C, K, B1 e B2. Os flavonoides epicatechina, são os principais fito químicos no chá verde.

Um estudo japonês demonstrou que tomar este chá regularmente, reduz os níveis de colesterol. Em parte isto é explicado pelo facto desta bebida conter flavonois capazes de impedirem a absorção do colesterol pelo organismo.

Outro estudo chinês indicou a ligação entre a ingestão do chá verde e a reduzida incidência de cancro do esófago e do estômago. Esse estudo realizado em animais provou que tomar chá verde impede o desenvolvimento dos vasos sanguíneos necessários ao crescimento dos tumores cancerosos.

Conheça os principais benefícios e propriedades do chá verde 


Combate o envelhecimento: Contém flavonóides  que são substancias anti oxidantes que combatem e neutralizam os radicais livres, os principais responsáveis do envelhecimento precoce das células. Os benefícios do chá verde também retardam o envelhecimento da pele caracterizado pela rugas, manchas da pele, os papos sob os olhos e ainda combate a inflamação da pele, provocada pela agressão da luz solar.

Chá verde para emagrecer: Com acção termogénica, esta bebida acelera o metabolismo e obriga o organismo a a consumir mais energia. Desintoxica o organismo e as suas propriedades diuréticas ajudam no combate do inchaço.
Se pretende aumentar acção do seu chá para emagrecer, acrescente-lhe sumo de limão, esta conjugação permite aumentar o poder desintoxicante desta bebida, facilitar a perda de peso de um modo saudável e melhora o sistema imunitário.

Previne e reduz a artrite: Encerra substancias que ajudam a bloquear um enzima responsável pelo desgaste da cartilagem nas articulações.

Previne a incidência de cancro: Contém fortes propriedades antioxidantes, que restringem o crescimento das células do cancro e protegem as células saudáveis. Entre esses elementos antioxidantes estão os bioflavonóides e catequinas, duas substancias que bloqueiam as alterações celulares que estão na origem do cancro. 

Benefícios do chá verde para o coração: Estudos recentes mostraram que os o chá verde reduz o colesterol, proporciona o relaxamento das artérias, melhoram a circulação sanguínea e impede a formação de coagulos. Factores importantes na prevenção das doenças cardiovasculares.

Protege contra as doenças da boca: Protege a boca de gengivite, as caries, o mau hálito e a dor de garganta. Combate a queda dos dentes , devido aos flavonois que impedem as actividades bacterianas, que levam à acumulação de placa e à perda de dentes.

Melhora o sistema imunológico: Possui acção anti-inflamatório e antioxidante que restringem o crescimento de células cancerígenas e impedem as bactérias e os vírus de se unirem ás paredes celulares.

Têm efeitos estimulantes: Combate a fadiga, a sonolência e a falta de energia. Tal como o café, combate a fadiga e ajuda a manter o estado de alerta. Por este motivo, não convém ser consumido à noite sob o risco de perder o sono.

Previne e retarda a doença de alzheimer: As mesmas substancias que previnem o cancro, evitam que se forme uma proteína responsável na formação de placas no cérebro que levam à demência mais conhecida como doença de alzheimer.

Contra indicações do chá verde


Evite tomar chá verde às refeições, ele inibe absorção de vários ingredientes, como o cálcio e o ferro.

O chá verde diminui a capacidade de coagulação do sangue, é portanto desaconselhado a pessoas com problemas hemofílicos. Por tal também é desaconselhado antes das cirurgias.

Contem cafeína por conseguinte deve ser evitado por pacientes com hipertensão ou por quem tenha dificuldades para dormir.

Não deve ultrapassar a quantidade de duas ou três chávenas por dia. Em grandes doses pode provocar acidez no estômago, por tal facto o seu consumo deve ser moderado e com precaução por pessoas com problemas gástricos.

Em mulheres grávidas ou durante a lactação, não é aconselhado o consumo de chá verde.

6 comentários:

  1. eu adoro chás e tomo chá verde todos os dias ao almoço mas para torna-lo mais agradável ponho uma pitada de erva doce e uma generosa casca de limão com um saquinho faço meio litro bebo o chá em copo dá dois copos depois aqueço o resto e tomo quando me apetece

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua sugestão parece-me deliciosa, vou com certeza experimentar. Obrigada por partilhar.

      Excluir
    2. Anônimo1.7.18

      Eu Não Posso Tomar Chá Verde As Minhas Plaquetas Estão Baixas O Que Devo Fazer Muinto Obrigado

      Excluir
  2. Mal começa a agua a bordulhar ponho um colher de sopa de folhas de chaeverde liofilizadad . Quando estiver frio ponho numa garrafa com agua com o sumo de meio limao.tomo durante 25 fias e descanso 2?

    ResponderExcluir
  3. ADOREI SABER..VOU PASSA A TOMAR..

    ResponderExcluir
  4. Tomo tbm depois do almoço. .todos os dias.lendo os benefícios gostei muito...Obrigado

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...