Benefícios da urtiga

Benefícios da urtiga

A urtiga (Urtica dioca) é uma planta herbácea que pertence à família das Urticaceae,  com origem na Europa e na Asia. É muito comum e facilmente encontrada espalhada pelos campos como erva daninha, no entanto poucas ervas são tão surpreendentes, ela guarda em si grandes qualidades medicinais, que são conhecidas desde a antiguidade. Grandes estudiosos como Dioscórides, Plinio e Santa Hildegarda deixaram informações importantes das suas propriedades e uso.

A urtiga é muito rica em vitaminas e minerais, entre eles o ferro, o cálcio, o magnésio, o cobre, o ácido silício, o potássio, o zinco e em vitaminas A, B2, B5, C e E. O seu consumo regular provoca o bem estar geral, enriquece a qualidade do sangue e têm uma ação de desintoxicação.

Propriedades: Diurética, adstringente, anti seborreica, antioxidante, tonificante, anti histamínica, hipoclicêmica, revitalizante, depurativa, vaso construtora, antiescobútica.

Indicações da urtiga


  • Combate a queda de cabelo
  • Fortifica as unhas
  • Controla hemorragias
  • Previne a anemia
  • Reduz o ácido úrico e a gota
  • Alivia o entorpecimento dos membros
  • Atenua as dores menstruais
  • Alivia a artrose, artrite e reumatismo
  • Trata hemorroides
  • Purifica o sangue
  • Trata várias doenças de pele
  • Estimula a secreção láctea
  • Baixa o teor de glicose no sangue
  • Trata problemas do sistema respiratório como asma e bronquite
  • Controla os corrimentos vaginais
  • Trata a inflamação da próstata


Benefícios e propriedades medicinais da urtiga


Melhora a saúde dos cabelos e das unhas. O facto de ser rica em zinco, torna a urtiga uma forte aliada no combate à queda do cabelo e unhas quebradiças. Na cosmética é utilizada como tônico capilar no combate  da queda do cabelo e da caspa.

A urtiga é também considerada uma grande aliada das mulheres. Ajuda no controle das dores menstruais, na estabilização hormonal e do sistema reprodutivo.

Ajuda a estancar hemorragias. A urtiga é um poderoso hemostático, que ajuda a estancar vários tipos de sangramentos. É um excelente remédio no controle de hemorragias internas e externas, incluindo menstruações abundantes.

Recupera e regenera a pele. Ajuda no tratamento do eczema, a recuperação de queimaduras, tratamento de ulceras, picadas de insectos, queimaduras solares, urticária, alergias e outras doenças da pele.

Têm ação diurética, reduz a retenção de líquidos, sendo igualmente útil na redução do ácido úrico, controle da gota, da arterite e outras manifestações reumáticas. 

Reduz a inflamação do aparelho reprodutivo masculino, incluindo a hiperplasia da próstata. Neste tratamento é aconselhado 40 gramas de raiz de urtiga por litro de água. Leva-se a água ao lume com a raiz e deixa-se ferver por 10 minutos, este tempo é essencial porque permite retirar todos os princípios ativos da planta. O tratamento dever ser feito durante 3 meses, duas a 3 chávenas de chá por dia, com uma pausa de uma semana a cada 3 semanas de toma.

Tonifica o fígado e todo o aparelho digestivo, contribui no controle de problemas de hemorroides, ajuda a curar úlceras do estômago e do intestino.

Receitas caseiras com urtigas


➢ Tônico capilar de urtiga: Levar a água a ferver e acrescentar bastantes urtigas para fazer uma infusão forte. Deixar arrefecer e coar. Massaje o couro cabeludo com este preparado.

➢ Macerado de urtigas com vinagre de sidra: Num frasco , colocar as folhas de urtiga até não caber mais, acabar de encher com o vinagre de sidra. Utilizar na água de enxaguar o cabelo.
Em pouco tempo trava a queda, torna o cabelo forte e brilhante. Benefícios do vinagre de sidra

➢ Infusão de urtiga: Coloque uma colher de sopa de urtiga seca ou duas de urtiga verde para um litro de água. Coloque a erva na água fervente, deixe ferver por 3 minutos, abafe e mantenha em repouso por 10 minutos. Coe e beba até 3 chávenas ao dia, durante 3 a 4 semanas e faça um intervalo de uma semana antes de recomeçar novo tratamento.

➢ Tintura de urtiga: Junte uma parte de folhas para três partes de vodca. Deixe a macerar de duas a 4 semanas. Coe e guarde num frasco de vidro em local escuro. Esta tintura serve como tônico, que guarda e oferece todas as propriedades da urtiga, seja no modo interno ou externo.

Curiosidades sobre a urtiga


A urtiga foi desde cedo valorizada pelo homem, 4000 a C, já era utilizada na fabricação de têxteis, uma prática que se manteve até ao século XX. Os uniformes dos soldados da primeira grande guerra mundial, eram feitos à base de fibra de urtiga. Mais tarde foi aplicada na produção de papel.

É possível tratar as dores reumáticas atingindo a parte afetada com urtigas. Este processo estimula a circulação sanguínea no local picado pela urtiga e rápida gera um alivio da dor. Porém é necessária alguma coragem na hora de executar este procedimento. A flagelação com urtigas é uma prática que já vem dos Romanos, utilizavam-na contra as dores de reumatismo e com o fim de suportarem melhor o frio.

Contra indicações da urtiga

Não existem estudos suficientes que possam indicar efeitos controversos. 

4 comentários:

  1. Vou experimentar TKS pela dica

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Benjamim. Não deixe de experimentar, a urtiga é uma das plantas medicinais mais incríveis.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo24.6.16

    Dizem que a urtiga dá coceira,urticarias etc...
    ?????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é verdade, dai se deva manusear a urtiga com luvas. Depois de preparada a urtiga perde todas essas qualidades agressivas.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...