10.7.13

Os benefícios dos brócolos para a saúde

Os benefícios e as propriedades dos brócolos para a saúde

Os brócolos são uns dos vegetais mais nutritivos e com mais benefícios para a saúde. As vantagens de incluir este vegetal na alimentação são muitas, contêm mais vitaminas, minerais e outros nutrientes que as restantes couves e destaca-se pelas suas fortes propriedades anti cancerígenas.
Os brócolos são uma excelente fonte de vitamina A, C, ácido fólico, beta-caroteno, fibra dietética e vários tipos de minerais tais como o cálcio, zinco, potássio, ferro, magnésio, sódio e cromo.

Os 7 principais benefícios dos brócolos para a saúde 


1- Os brócolos ajudam a perder peso: Os brócolos são ricos em fibra, o que permite um melhor funcionamento dos intestinos e mantém a saciedade por mais tempo, que são duas vantagens importantes na luta contra a obesidade. Para acrescentar, aínda têm poucas calorias, 100 gr de brócolos possuem apenas aproximadamente 36 kcal.

2- As propriedades dos brócolos auxiliam na luta contra o cancro: São uma excelente fonte do fitoquímico sulforafano, uma substância com propriedades anti cancerígenas que inibe o crescimento das células cancerosas. Este facto pode explicar os resultados das pesquisas que associam o consumo regular dos brócolos a um risco reduzido de cancro, em especial dos intestinos, dos rins, da mama, da próstata, dos pulmões e do estômago. Esta acção intensifica-se ao comer o brócolo cru, já que a cozedura diminui o nível de sulforafano.

3- Melhoram as defesas do nosso corpo: Os brócolos são ricos em flavonóides, tais como beta caroteno, zinco e selênio. Estas substancias são muito importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico, que por sua vez nos protege de vários tipos de infecções e do desenvolvimento das células cancerígenas.

4- Previnem os defeitos congénitos dos fetos: Os brócolos são ricos em folato, uma substância que ajuda a produzir e a manter as novas células do corpo. Esta acção é de extrema importância na fase de crescimento rápido, tal como acontece na gravidez. Para além disso o brócolo têm outros nutrientes essenciais ao bom desenvolvimento do feto.

5- Ajudam a regular a pressão sanguínea: Os brócolos são ricos em potássio, cálcio e magnésio. Estes três elementos são importantes na regulação da pressão sanguínea e na prevenção da hipertensão, sendo uma mais valia na prevenção das doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral

6- Melhoram a saúde dos ossos: Os brócolos são ricos em cálcio e vitamina K, eles contém mais cálcio que a maioria dos lacticínios. Este mineral mineral favorece a saúde dos ossos e ajuda a prevenir a osteoporose.

7- Benefícios dos brócolos para a saúde do coração: Os brócolos têm propriedades antioxidantes e anti inflamatórias que ajudam a reduzir os danos celulares, relaxam as artérias e os músculos do coração. Contém fibras, que para além dos benefícios já descritos, também ajudam a baixar o mau colesterol.

Curiosidades sobre os brócolos


Devem-se cozer durante pouco tempo para conservar os níveis de sulforafano e das vitaminas.
Combinam bem com quase tudo e podem ser incluídos em vários pratos: cozidos, a vapor, em sopas e até crus em salada.

Foi criada uma nova variedade de brócolo apelida de "super-brócolos", uma variedade com os níveis de sulforafano mais elevados. A investigação foi conduzida por investigadores do Instituto de pesquisa alimentar no Reino Unido.

Cortar ou mastigar os bróculos ajuda a desintegrar as suas paredes celulares, ajuda a libertar as enzimas e aumenta os seus benefícios.

Estima-se que, nos últimos 30 anos, o consumo do brócolo aumentou de 1,4 kg  a 5, 6 por pessoa.
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