Benefícios da canela para a saúde

Benefícios da canela, 12 motivos para a incluir na sua dieta
A canela é obtida da casca de uma árvore oriunda da Ásia, no Sri Lanka. O uso da canela favorece o correto funcionamento de todo o organismo, começando pelo seu poder anti-inflamatório e antioxidante e também favorece o metabolismo pela sua ação termogênica que lhe atribui propriedades importantes nos processos de emagrecimento.

Uma especiaria com um sabor característico e bastante apreciada pelos portugueses. Seu consumo deve ser feito em pequenas quantidades, já que em excesso pode aumentar a pressão arterial.
A canela deve ser tomada com especial precaução por mulheres grávidas, já que esta têm efeitos abortivos.

Principais benefícios e propriedades da canela


  • Reduz o colesterol e as triglicérides e consequentemente previne doenças cardiovasculares.
  • Auxilia no tratamento de diabetes. Ela aumenta a resistência à insulina e permite que o paciente responda melhor aos tratamentos.
  • Têm um efeito anticoagulante do sangue
  • Combate vários tipos de infecções, têm propriedades anti bacterianas,  virais, sépticas e fúngicas
  • Reduz a dor pelo seu efeito anti inflamatório.
  • Inibe o mau hálito
  • Os benefícios da canela auxiliam no tratamento de problemas respiratórios e de gripes. Têm efeito expectorante e é indicada no tratamento de bronquite, resfriados e tosse.
  • É anti inflamatório intestinal. Traz benefícios no tratamento de problemas digestivos tais como indigestão, cólicas, gazes do estômago e do intestino, acidez, azia, diarreia e náuseas matinais. 
  • Reduz as probabilidades de infecção das vias urinárias
  • Ajuda a emagrecer pela sua ação termogénica, aumenta o metabolismo obrigando assim o corpo a um aumento do consumo de energia. Além disso ela inibe a vontade de comer doces.
  • Aumenta a circulação sanguínea incluindo as extremidade do corpo auxiliando assim nos desconfortos do frio e dos problemas circulatórios. Devido a este aumento da circulação também é utilizada como afrodisíaco.

Canela para emagrecer


A canela têm vindo a ser reconhecida pelas suas propriedades termogénicas. Qualidade esta que ajuda a acelerar o metabolismo, obriga-o a aumentar o consumo de energia, de forma a compensar o excesso de calor gerado.

A canela consegue estabilizar o açúcar no sangue e por conseguinte a produção de insulina, uma acção que traz benefícios para os diabéticos e a quem deseja emagrecer.
O pâncreas cria o hormônio chamado insulina, que têm a função de transportar o açúcar contido no sangue até ás nossas células onde vai ser consumido e produzir energia. Se comermos mais do que as nossas necessidades os níveis de açúcar no sangue crescem e o pâncreas aumenta a produção de insulina. Esta passa a mensagem ao corpo que existe muita energia e armazena o excedente em forma de gordura.

Como usar a canela


Misturada com mel , os benefícios destes dois alimentos  associados complementam-se um ao outro e recuperam o organismo de diversos males. Sugiro que leiam: Mel e canela a mistura imbatível na cura de várias doenças.

A canela é utilizada em doçarias e não só.
Pode ser usada para aromatizar o chá, o café ou mesmo o leite.

Chá de canela, para alem dos benefícios da canela esta bebida ganha pelo sabor.
Basta levar 1 litro de água ao lume, quando levantar fervura acrescentar 2 paus de canela, deixar ferver 10 a 15 minutos. retirar do lume e repousar mais 10 minutos.

3 comentários:

  1. Eu sempre gostei do sabor e do aroma da canela. Hoje, sei que além disso ainda tem os benefícios que você colocou aí em cima e me sinto ainda melhor por consumi-la ha tanto tempo. Vi uma receita de chá nessa página e fui fazer. Minha casa ficou aromatizada com esse cheiro magnífico.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia o tanto que é bom a canela para várias doenças foi muito bom eu ler aqui

    ResponderExcluir
  3. E muito vê.ler aprender eu não sábia que era tão bom.vou tomar parabéns

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...