27.12.13

Alimentos para uma pele bonita

Alimentos para uma  pele bonita

A importância dos alimentos antioxidantes é reconhecida e valorizada um pouco por todo o mundo . Eles combatem o excesso de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células e por vários tipos de doenças como:, problemas cardiovasculares, cancros, doenças degenerativas e reduzem a susceptibilidade a infecções.

Como já foi referido acima, podemos combater os efeitos adversos dos radicais livres com a ajuda de alimentos antioxidantes. estes são as frutas e legumes ricos em vitaminas: A, C, ricos em betacaroteno, bioflavonoides, minerais e aminoácidos.
Existem muitos alimentos com estas qualidades, mas alguns estão no topo da lista.

Alimentos antioxidantes que potenciam a saúde da pele


Cacau-  Contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais importante para a saúde geral, incluindo a beleza da pele. É rico em polifenóis, um antioxidante muito importante para a saúde do coração e da circulação sanguínea.

Frutos vermelhos- As frutas e legumes com pigmentação vermelha apresentam uma alta concentração em anti oxidantes são importantes aliados na prevenção do envelhecimento precoce da pele.

Chá verde- O chá verde é uma boa fonte de catequinas com uma forte acção antioxidante. O consumo do chá verde permite melhorar a elasticidade, a firmeza e a nutrição da pele. Quando aplicado directamente na pele, o chá verde têm a capacidade de reduzir a inflamação, aliviar a coceira, a vermelhidão e algumas alergias de contacto da pele.

Frutas cítricas- Os citrinos são ricos em vitamina C, que actua como um retardador do envelhecimento precoce, é essencial à formação de colagénio e têm um papel crucial na regeneração e reparação dos tecidos do corpo. O consumo de citrinos retarda as rugas, as manchas e a flacidez da pele.

Tomate- É uma fonte importante de licopeno e vitamina C, que contribuem para a manutenção de um corpo saudável, eliminam toxinas e mantém a pele limpa e bonita.
Leia mais sobre os benefícios do tomate

Óleo de coco- É rico em vitamina E, que contribui para a redução do processo de envelhecimento das células e protege contra algumas doenças cronicas. Quando aplicado directamente na pele, ele repara e nutre a derme, protege contra as rachaduras, previne o envelhecimento precoce e as rugas.

Semente de linhaça- É a maior fonte de ómega 3 conhecida na natureza, um anti inflamatório natural muito importante para a prevenção de doenças cardiovasculares. Podemos usufruir da linhaça por ingestão sob a forma de semente, farinha e óleo, contudo também pode ser usada em mascaras faciais pelo seu poder cicatrizante e anti inflamatório.
Leia mais sobre os: benefícios da semente de linhaça para a saúde e para a beleza

Legumes e frutas vermelhas, laranjas e amarelas- Estes alimentos ão ricos em betacaroteno, ele actua  na prevenção do envelhecimento precoce, fortalece o sistema imunológico, protege a visão e a saúde dos ossos. Na pele o betacaroteno colabora com o colagénio e aumenta a elasticidade da pele e mantém-na tonificada. Além disso, o betacarotena protege contra a radiação solar, ajuda na formação de melanina e contribui assim para um bronzeado uniforme e duradouro.

Factores que contribuem para o aumento dos radicais livres


  • Poluição ambiental
  • Fumar ou respirar o fumo de quem fuma
  • Álcool em excesso
  • Gazes de escape
  • Aditivos químicos
  • Má alimentação, rica em gorduras saturadas
  • Stress
Nenhum comentário:
Postar um comentário

LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...