4.1.14

Benefícios da maçã

Benefícios e propriedades da maçã

Os benefícios da maçã já influenciaram um ditado antigo: "Uma maçã por dia afasta a ida ao médico". A maçã é uma fruta com excelentes qualidades para a saúde, é rica em fibras, Vitaminas A e C, potássio, cálcio, magnésio e flavanóides que auxiliam na prevenção de doenças cancerígenas, doenças cardiovasculares e melhora a taxa de glicose no sangue nas diabetes tipo dois.

As propriedades e os benefícios da maçã para a saúde


Os benefícios da maçã aumentam quando consumida com a casca, pois é nesta que se encontra a maior concentração de substancias activas. Existem inúmeras formas de consumir esta fruta, em saladas, em doces ou em salgados.

A maçã também é conhecida como escova de dentes natural, morder e mastigar provoca um atrito que possibilita a remoção da placa bacteriana e resíduos alimentares, estimula a produção de saliva e dessa forma diminui a quantidade de bactérias.

Um estudo feito pela Universidade de Wageningen na Holanda concluiu que a maçã assim como outras frutas de polpa branca tais como a pêra entre outras, ajudam a reduzir o risco de vir a sofrer um AVC em 40% .

12 motivos para comer mais maçã

  1. A maçã ajuda a prevenir crises de asma. Estudos realizados em 2007 indicaram que as mulheres que consumiram esta fruta, mostraram-se menos propensas a ter filhos com asma.
  2. Previne o cancro. Estudos feitos em 2004 na França encontraram uma substancia capaz de auxiliar na prevenção do cancro do cólon. Em 2007 nos EUA outros estudos descobriram uns compostos adicionais chamados triterpenóides que combatem o cancro do fígado, do cólon e da mama.
  3. A maçã contém quercetina um antioxidante que combate o envelhecimento precoce das células e estimula o sistema imunológico. Esta substancia encontra-se principalmente na polpa desta fruta.
  4. Os benefícios da maçã melhoram a função digestiva.
  5. A pectina, uma fibra encontrada na casca da maça, cria a sensação de saciedade e permite assim reduzir o apetite, 
  6. Melhora as funções cerebrais, aumenta a concentração e reduz o risco de Alzheimer.
  7. Regula o ciclo menstrual e estimula a fertilidade e a libido.
  8. A maçã com casca, auxilia na redução  do mau colesterol e aumenta o bom.
  9. Ajuda a controlar o peso. Erros que deve evitar se quer emagrecer
  10. Reduz a produção de moléculas inflamatórias causadoras de problemas cardíacos.
  11. Ajuda na prevenção de doenças cancerígenas.
  12. Melhora a taxa de glicose no sangue e reduz o risco de diabetes.

Quantas calorias têm uma maçã


Uma maçã verde com 130 gramas contém  79 calorias, mas se for uma maçã vermelha com as mesmas 130 gramas vai conter aproximadamente 85 calorias.
Um comentário:

LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...