Como secar as plantas aromáticas

Como secar as plantas aromáticas e medicinais

Como secar as plantas aromáticas para infusões e culinária


As plantas aromáticas secas, bem preservadas e protegidas das humidades e das luz solar, preservam-se até 18 meses, contudo para fins medicinais quanto mais fresca for a planta melhor.
A secagem deve ter inicio logo após a colheita, que deverá ser feita preferencialmente de manha, depois do orvalho depois de secarem e antes dos raios solares incidirem, mantendo assim uma maior concentração de óleos voláteis

Processo de secagem das plantas aromáticas e medicinais


As folhas, caules, flores ou sementes das palntas medicinais ou aromáticas, devem ser secas num ambiente nunca superior a 33º e inferior a 21º. Este procedimento deverá ser feito num local seco, escuro e com boa ventilação. Em média ao fim de 2 a três semanas, quando as folhas esfarelarem pode-se dar o processo por concluído.

Nas plantas como o orégão, o louro, o tomilho entre outros, deverão ser secas em molhos de máximo 10, presas pelos caules. Deve-se limpar as plantas, retirar as folhas murchas e mortas. Depois das plantas se apresentarem secas, separam-se as folhas dos caules e guardam-se em sacos ou frascos protegidas de todas as situações adversas, humidade e claridade.

As sementes como o funcho, o endro e outras, são secas pelo caule, invertidas e protegidas num saco de papel, desta forma recolhem-se as sementes que se vão desprendendo durante o processo de secagem.
As raízes devem ser bem limpas, raspadas, cotadas em porções mais pequenas e secas sobre um tabuleiro.

Para um processo mais rápido, ou em climas muito húmidos, as plantas podem ser secas num forno, não devendo a temperatura ultrapassar os 100º, e deverão ser cobertas por papel manteiga. Também é possível secá-las no micro-ondas, num prato coberto com papel de cozinha. Porém estas práticas têm a desvantagem de resultarem num produto de qualidade inferior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...