A infecção urinaria é um das infecções mais comum no ser humano, é caracterizada pela presença de bactérias, vírus ou fungos no trato urinário. Muito frequentemente estas bactérias têm origem nos intestinos.
Quando a infecção não é tratada adequadamente pode evoluir e gerar um quadro de infecção generalizada conhecido como sepse ou levar à formação de abcessos nos rins.
Causas da infecção urinaria
Existem pessoas com uma forte predisposição à evolução deste quadro infeccioso. Os factores hereditários têm um um grande peso neste problema, entre outras causas tais como:
Baixa imunidade
Diabetes
Alterações hormonais
Segurar o xixi por muito tempo
Cancro
Cálculo renais
O uso de sondas
Diabetes
Alterações hormonais
Segurar o xixi por muito tempo
Cancro
Cálculo renais
O uso de sondas
Sintomas de infecção urinaria
Os sintomas variam e dependem da gravidade da infecção urinária. Numa fase inicial só acomete a bexiga, como é o caso da cistite. Os sintomas normalmente são:
Ardor ao urinar
Aumento e urgência das idas à casa de banho
Redução do caudal de urina
Dor no baixo ventre
Aumento e urgência das idas à casa de banho
Redução do caudal de urina
Dor no baixo ventre
Quando a cistite passa a pielonefrite, ou seja quando a infecção passa a afectar os rins, os sintomas agravam-se, passam geralmente para um quadro de:
Febre
Dores nas costas
Vómitos
Dores nas costas
Vómitos
Como prevenir uma infecção urinaria
Aumentar a ingestão de líquidos e de alimentos que contenham água (fruta e vegetais).
Urinar regularmente ao longo do dia, de forma a facilitar a eliminação das bactérias que possam existir na bexiga e perto do meato urinário.
Fazer a higiene da frente para trás, de forma a evitar que as bactérias sejam deslocadas do ânus até à zona do trato urinário.
Aconselha-se a micção após as relações sexuais, desta forma facilita-se a eliminação de bactérias que possam ter migrado para a bexiga.
Alimentar-se correctamente. As pessoas cuja mucosa da bexiga é sensível devem evitar o consumo de café, citrinos, bebidas alcoólicas e comidas demasiado condimentadas.
Lavar as mãos antes e após ir à casa de banho
Cuidados a ter no verão para prevenir a infecção urinária
Temos de tomar muito cuidado com a infecção urinária. É muito mais complicado e importante do que algumas pessoas pensam. E levar informação sobre isso à população é tarefa essencial. Em nosso site oferecemos informação de qualidade sobre sintomas e cuidados a serem tomados e orientamos para busca de atendimento médico sempre.
ResponderExcluir