16.4.14

Água de rosas

Benefícios da água de rosas

A água de rosas beneficia de propriedades anti inflamatórias, descongestionantes, cicatrizantes, relaxantes e anti bacterianas.
Esta água era utilizada na Índia e nos países Árabes como rejuvenescedor da pele e em rituais religiosos.
A água de rosas é usada como um produto de limpeza, possui propriedades adstringentes e purificadoras, que ajudam a fechar os poros, a reduzir as rugas e inflamações.
Veja também os benefícios das rosas para a saúde.

Benefícios e propriedades da água de rosas


Alivia a dor de cabeça, para tal humedeça uma compressa em água de rosas e aplique-a sobre a testa.

Com propriedades anti-inflamatórias e descongestionantes, esta água alivia os sinais de cansaço. Aplicada pela manha beneficia a pele e diminui as olheiras.

Ajuda a sintetizar o colagénio, protege a pele dos radicais livres que provocam o envelheciment precoce, atenua as manchas da pele, as rugas e as estrias.

Têm propriedades anti bacterianas e cicatrizantes, duas propriedade importantes que juntas combatem ulceras cutâneas, acne e aftas.

Melhora a saúde dos cabelos. Aumenta o fluxo de sangue no couro cabeludo, fortalece e alimenta os folículos pilosos, estas características fazem desta água uma excelente aliada no combate  da queda de cabelo.

Contém vitaminas B, E, taninos e a pectina, o que faz desta água um excelente tónico, para limpar e firmar a pele. 

Como fazer a água de rosas


Recolha as pétalas das rosas pela manha, é nesta fase do dia que elas apresentam mais propriedades. O preparado de rosas pode começar a ser usado no dia seguinte.

Leve um tacho com 500 ml de água mineral ao lume e 500 gramas de pétalas das rosas.
Quando o preparado começar a ferver reduza a chama e tape bem o tacho para reduzir a saída de vapor, pois é neste que se encontra grande parte dos óleos essenciais. Deixar ferver por mais uns 10 minutos e retire do lume.
Deixe a infusão dentro do tacho até arrefecer e sem destapar.
Passe o preparado das rosas por um filtro e reserve-o numa garrafa de vidro com tampa hermética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário

LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...