29.5.14

Benefícios do amendoim para a saúde

Benefícios do amendoim para a saúde

O amendoim é uma semente bastante completa é rica em antioxidantes, em ácidos gordos insaturados, proteína vegetal, fibras, vitaminas, minerais e fitoquimicos. É ainda uma importante fonte do fitoquimico resveratrol.
Quando pensamos em amendoim pensamos numa semente saborosa e calórica, mas se consumido com moderação, podemos obter grandes benefícios na saúde.
Esta semente está associada a um menor risco de cardiopatia, à redução dos níveis de colesterol e têm efeitos anticancerígenos.

8 boas razões para consumir amendoim


Previne doenças cardiovasculares. Contem nutrientes importantes e possui ácidos gorduras monoinsaturadas saudáveis, incluindo o omega 3. Etes elementos influenciam a diminuição do colesterol e ajudam a manter as artérias saudáveis, reduzindo significativamente os riscos de doenças cardiovasculares.

Baixa a pressão arterial. Contem arginina um aminoacido que se transforma dentro do organismo em óxido nitrico e  que favorece e aumenta o fluxo sanguíneo, diminuindo assim a hipertensão.

Reduz o colesterol e os trigliceridos. O consumo regular de amendoins diminui entre 11%  a 14% as taxas sanguíneas do mau colesterol e dos triglicérides, mesmo nas pessoas cuja doença é de proveniência genética.

Previne e ajuda no tratamento de alguns tipos de cancro. Possui sitosterol, uma substancia importante na prevenção do cancro e no tratamento dos tumores já instalados. Estudos feitos em animais revelaram que este fitoquimico pode impedir o desenvolvimento das células nocivas que originam o cancro.

Ajuda a controlar o peso. Quando ingerido na quantidade certa ou seja cerca de 30 gr por dia o equivalente a 142 calorias. São uma boa fonte de fibras, que demoram mais tempo as ser digeridas e a manter a saciedade, Uma acção importante que ajuda a controlar a vontade de ingerir alimentos calóricos. Dicas para emagrecer naturalmente e perder peso a longo prazo

Previne a aterosclerose. A acção do resveratrol impede a formação de placas nas paredes das artérias, um tipo de obstrução que pode levar à ocorrência de enfarte.

Aumenta o desejo sexual. Parece que a sabedoria popular bate certo com a ciência e a explicação está no facto de o amendoim ser rico em zinco, um nutriente essencial ao cérebro, na produção de hormonas sexuais. Consegue-se este efeito com o consumo regular de amendoim.

Alzheimer. Alguns estudos comprovaram que o amendoim diminui ou retarda o  Alzheimer.

Curiosidades sobre o amendoim


Apesar de muita gente acreditar que o amendoim pertence ao grupo das sementes oleaginosas como as amêndoas e as nozes, na verdade ele pertence ao grupo das leguminosas tais como o feijão. 
Nenhum comentário:
Postar um comentário

LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...