12.11.14

Semente de chia

Beneficios da semente de chia

Chia, uma semente cheia de benefícios é um dos alimentos mais funcionais e completos. Consumi-la diariamente acarreta inúmeras vantagens na saúde e bem estar geral.
Um alimento muito completo e nutritivo. Possui uma forte actividade antioxidante, é ricas em  ómega 3, fibras, cálcio e outros minerais e vitaminas.

A semente de chia, já era consumida por civilizações antigas como a Asteca no México, com o intuito de proporcionar força e resistência física.

Provem de uma planta herbácea da família das lamiáceas, tal como Semente de linhaça, mas ao contrário desta a semente de chia não precisa de ser moída para o organismo assimilar os seus nutrientes ao máximo, já que é fácil de ser digerida.

Chia para emagrecer


As fibras contidas nas sementes da chia, têm uma grande capacidade de absorver água, transformando-a numa espécie de gel.
As sementes depois de ingeridas  e em contacto com o suco gástrico incham e dilatam no estômago. Esta reacção cria a sensação de saciedade, reduzem a necessidade e vontade de comer.

Ajudam a regular o transito intestinal e previnem a prisão de ventre. Factores bastante importantes nos processos de emagrecimento.

Combatem a inflamação. A acumulação de gordura é o resultado de um processo inflamatório no organismo. O omega 3 contido na chia têm propriedades anti-inflamatórias.
Duas colheres de sopa por dia são suficientes na regulação da função intestinal e na redução da sensação de fome. Este objectivo é conseguido quando é ingerida 30 minutos antes da refeição.
A semente de chila é uma excelente auxiliar nos processos de emagrecimento, porém se pretende obter resultados positivos, deve acompanhar a toma da semente com um regime alimentar adequado e implementar a prática de actividade física.

A importância da chia na saúde


Previne o envelhecimento precoce, ajuda a reduzir a acumulação de toxinas no organismo, promovendo o melhor aspecto da pele e bem estar geral.

A semente de chia reduz o inchaço, pela sua acção reguladora dos intestinos. Reduz a pressão sanguínea e a retenção de líquidos.

Resistência e bom humor. Contém uma combinação de cálcio, ferro e magnésio, extremamente importantes no estado da saúde. Beneficia a construção óssea e tecido muscular, Reduz o stress, a ansiedade e contribui e ainda no combate à depressão. O que também é benéfico no controle da gula. Outras plantas úteis na depressão, ansiedade e insónias.

Aumenta a imunidade. A sua grande capacidade antioxidante ajuda a aumentar o sistema imunitário e a prevenir alguns tipos de cancro, principalmente o do estômago.

Benefícios no cérebro. Devido ao seu alto teor em ómega 3, estas sementes de chia são ideais para a saúde do cérebro. Contribuem na melhoria da memoria, da concentração e outras actividades cognitivas. Reduzem os sintomas de hiperatividade e de défice de atenção.


Previne doenças cardiovasculares e controla a hipertensão. A semente de linhaça quando consumida com regularidade ajuda a reduzir a inflamação, pela acção dos ácidos gordos essenciais. A inflamação está associada à dor cronica, doenças do coração e artrite, entre outras.

Os principais componentes da semente de chia


Ómega 3: A semente de chia, é uma das fontes conhecidas, tanto animal como vegetal, mais rica neste elemento. Contém maior quantidade de fibras e ómega 3 que a própria linhaça mas o ideal é alternar o uso da chia com a semente de linhaça, já que a segunda contém a lignana, importante na prevenção do cancro.
Cálcio: Contem 5 vezes mais concentração deste mineral que o próprio leite de vaca.
Fibras: Dentro das fontes vegetais conhecidas, é uma das que contém maiore concentração de fibras alimentares.
Magnésio: Possui duas vezes mais este elemento do que as nozes e as castanhas.
Proteinas. A semente de chia é uma fonte completa, com todos os aminoácidos essenciais que o organismo precisa.
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