Benefícios da Semente de chia

Beneficios da semente de chia

A sálvia hispanica é a planta que nos presenteia com as afamadas sementes de chia, é uma planta herbácea da família das lamiáceas, nativa do México e Colômbia.

A Chia é uma semente cheia de benefícios, é um dos alimentos mais funcionais e completos, consumi-la diariamente acarreta inúmeras vantagens na saúde e bem estar geral. Possui uma forte atividade antioxidante, é ricas em  ômega 3, fibras, cálcio e outros minerais e vitaminas.

A semente de chia, já era consumida por civilizações antigas como a Asteca no México, com o intuito de proporcionar força e resistência física.

Provem de uma planta herbácea da família das lamiáceas, tal como Semente de linhaça, mas ao contrário desta a semente de chia não precisa de ser moída para o organismo assimilar os seus nutrientes ao máximo, já que é fácil de ser digerida.

A chia quando demolhada incha e ganha uma consistência gelatinosa, uma particularidade que lhe permite ser usada como espessante. Quando associada a outros alimentos ela absorve os sabores que as circundam, permitindo conjugações interessantes.

Benefícios e propriedades da chia para a saúde


Previne o envelhecimento precoce, ajuda a reduzir a acumulação de toxinas no organismo, promovendo o melhor aspecto da pele e bem estar geral.

semente de chia reduz o inchaço, pela sua ação reguladora dos intestinos. Reduz a pressão sanguínea e a retenção de líquidos.

Resistência e bom humor. Contém uma combinação de cálcio, ferro e magnésio, que beneficiam a construção óssea e tecido muscular. Reduz o stress, a ansiedade e contribui e ainda no combate à depressão. O que também é benéfico no controle da gula. Outras plantas úteis na depressão, ansiedade e insonias.

Aumenta a imunidade. A sua grande capacidade antioxidante ajuda a aumentar o sistema imunitário e a prevenir alguns tipos de cancro, principalmente o do estômago.

Benefícios no cérebro. Devido ao seu alto teor em ômega 3, as sementes de chia são ideais para a saúde do cérebro. Contribuem na melhoria da memoria, da concentração e outras atividades cognitivas. Reduzem os sintomas de hiperatividade e de défice de atenção.

Previne doenças cardiovasculares e controla a hipertensão. A semente de linhaça quando consumida com regularidade ajuda a reduzir a inflamação, pela ação dos ácidos gordos essenciais. A inflamação está associada à dor cronica, doenças do coração e artrite, entre outras.

Chia ajuda a emagrecer


As fibras contidas nas sementes da chia, têm uma grande capacidade de absorver água, transformando-a numa espécie de gel. As sementes depois de ingeridas  e em contato com o suco gástrico incham e dilatam no estômago. Esta reação cria a sensação de saciedade, reduz a necessidade e vontade de comer.

Ajudam a regular o transito intestinal e previnem a prisão de ventre. Factores bastante importantes nos processos de emagrecimento.

Combatem a inflamação. A acumulação de gordura é o resultado de um processo inflamatório no organismo. O omega 3 contido na chia têm propriedades anti-inflamatórias.

Duas colheres de sopa por dia são suficientes na regulação da função intestinal e na redução da sensação de fome. O objectivo é conseguido quando é ingerida 30 minutos antes da refeição.
A semente de chila é uma excelente auxiliar nos processos de emagrecimento, porém se pretende obter resultados positivos, deve acompanhar a toma da semente com um regime alimentar adequado e implementar a prática de atividade física.

Os principais componentes da semente de chia


➢ Ômega 3: A semente de chia, é uma das fontes conhecidas, tanto animal como vegetal, mais rica neste elemento. Contém maior quantidade de fibras e ômega 3 que a própria linhaça mas o ideal é alternar o uso da chia com a semente de linhaça, já que a segunda contém a lignana, importante na prevenção do cancro.
➢ Cálcio: Contem 5 vezes mais concentração deste mineral que o próprio leite de vaca.
➢ Fibras: Dentro das fontes vegetais conhecidas, é uma das que contém maior concentração de fibras alimentares, tanto solúveis com insolúveis.
➢ Magnésio: Possui duas vezes mais este elemento do que as nozes e as castanhas.
➢ Proteínas: 15%  da semente é proteica, apenas 28 gramas de semente chia fornecem 9% das necessidades diárias de um adulto. Acresce ainda a vantagem de ser uma fonte completa, com todos os aminoácidos essenciais que o organismo precisa.
➢ Manganês e fosforo: 100 gr de semente de chia contêm 108% de manganês e 95% de fosforo das necessidades diárias de um adulto.
➢ Antioxidantes: A chia contêm flavonoide kaempfrol, ácido cafeico e ácido clorogênico, que conferem um importante efeito antioxidante, comparável a alguns antioxidantes comerciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...