Benefícios da cebola para a saúde

Benefícios e propriedades da cebola

A cebola cujo nome cientifico é Allium cepa, pertence à família das liliaceas, está ligada ao risco reduzido de cardiopatia, possui efeitos anti-inflamatórios e anticancerígenos importantes. É reconhecida desde a antiguidade e considerada um dos remédios mais antigos.

Benefícios da cebola, o super alimento ao alcance de todos 


É uma fonte importante do flavonol quercetina, um potente antioxidante, sendo a sua concentração aumentada na cebola roxa, depois na amarela, já a cebola branca não contem este anti-oxidante.
A queratina protege o organismo dos danos causados pelos radicais livres e dos danos causados pelo mau colesterol LDL e ainda impede  a agregação das plaquetas.
Este antioxidante é ainda recomendado a pessoas que sofrem de artrite. Alguns estudos mostraram que a queratina têm um forte potencial na redução da inflamação associada a artrite reumatoide.

A cebola propicia um notável aumento da atividade fibrinolítica do sangue ou seja dissolve os coagulos e dificulta a coagulação. Uma ação importante na prevenção do enfarte do miocárdio.

Alguns estudos indicam que a cebola é uma  importante fonte de flavonóis. Substancias com benefícios anti-inflamatórios, anti-cancerígenos, anti-alérgicos, anti-hemorrágicos e anti-oxidantes. Sabe-se também da sua atuação na saúde capilar, na queda do cabelo e na caspa.
Podemos encontrar os flavonóis em diversas plantas medicinais  o maracujá, ginco  o chá e o cacau. A ingestão desta substancia relaciona-se com a redução de problemas cardiovasculares.


Importância e usos da cebola na saúde


Queda de cabelo e caspa: Incorporada nos shampoos ou na elaboração de mesinhas caseiras têm surtido efeitos positivos nos problemas capilares.

Diabetes: Tome meia chávena de sumo de cebola. A cebola é rica em glucoquinina que é tida como uma espécie de insulina vegetal que quando ingerida pode ser uma grande ajuda nos diabetes.

Gripes e expectoração: Segundo crenças populares, é benéfico colocar uma cebola crua no quarto cortada em cruz sobre mesa de cabeceira e deixar toda a noite. A prática resulta muito bem com bebés congestionados ou com tosse.

Icterícia ou hepatite: Faça um chá com a casca externa seca, na razão de 1 copo de água para a casca de uma cebola.

Picadas de insectos: Aplique rodelas cruas na zona afetada.

Hemorragia nasal: Cheire uma cebola crua.

Clarear a voz: Coma 3 fatias de cebola crua temperada de limão e um pouco de sal.


O que deve saber sobre a cebola


As cebolas cruas são um imã para as bactérias, esta é a razão pela qual se aplica a cebola crua nas mesas cabeceiras. Mas esse facto também nos indica que nunca devemos guardar uma cebola cortada, sob o risco de sofrer com os malefícios de uma cebola infetada. Armazená-la em taças herméticas ou sacas plásticas fechadas atenua os malefícios, mas não na totalidade, portanto o seu consumo deve ser imediato.

As cebolas na culinária


São usadas principalmente como condimento, as cebolas conferem um gosto especial à maioria dos pratos.
Usam-se cruas, fatiadas em saladas ou sandes, assadas ou em pizzas, sopas, caldos, estufados, molhos ou massas, elas são sempre as rainhas da gastronomia.

Um comentário:

  1. A cebola é um grande aliado na saúde, e não só como alimento, pode ser usada também com emplasto, vi um depoimento de uma blogueira que usou para uma dor de artrite no joelho e teve bons resultados.
    Veja esse depoimento http://luaunatural.blogspot.com.br/2015/06/cebola-x-artrite.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...