Benefícios do café para a saúde

Benefícios e propriedades do café

Os benefícios do café associados à bebida reconfortante, especificam o café como a melhor maneira de começar o dia pelo mundo fora. Com mais de 300 fitoquimicos de acção antioxidante o café quando tomado numa quantidade moderado pode apresentar imensos benefícios na saúde.
Aumenta o estado de vigilância, ajuda a proteger o organismo dos radicais livres e está associado a redução do risco da doença de Parkinson.

Mais de 37000 mil estudos sobre o café demonstraram que quando consumido na quantidade adequada consegue ser a solução de vários males.
A quantidade recomendada é de 3 a 4 chávenas de café com cerca de 50 ml. À excepção das grávidas e doentes desaconselhados pelo médico.

As principais propriedades e benefícios do café


Estimulante- Os benefícios do café têm a capacidade de diminuir a fadiga e a sonolência ao despertar uma energia instantânea. Estimula a memoria e melhorar a actuação das pessoas no trabalho ou nos estudos.

Doença de Parkinson- Um estudo realizado em 800 homens nipo-americanos durante 25 anos, concluiu que os que consumiam 5 chávenas de 150 ml de café por dia, revelaram menos probabilidades de desenvolver a doença de Parkinson, comparativamente aos que não bebiam. A proeza deve-se à cafeína, esta substancia é encontrada no café e noutras bebidas.

Bebés prematuros-Um estudo feito na universidade de McMaster sugeriu que os benefícios do café contribuem para o melhor funcionamento dos pulmões de bebés prematuros.

Cirrose- Investigadores da Califórnia acreditam que o café têm a capacidade de proteger o fígado contra a cirrose provocada pelo álcool. Esta conclusão deu-se após a observação de 126 mil pessoas num período de 20 anos. Concluíram que uma chávena de café por dia consegue reduzir até 20 % as probabilidades de reduzir a incidência desta doença, 3 chávenas de café duplicam a percentagem em 40 %.
Estes mesmos benefícios não foram constatados no chá, pelo que se chegou à conclusão que a cafeína não é a responsável por este beneficio.

Obesidade- Vários estudos apontaram que a causa de várias doença está relacionada com a inflamação crónica e a  obesidade não é excepção. O café contem um poderoso anti-oxidante  "Acido clorogénico" . que actua consideravelmente na redução da inflamação. Este ácido (segundo um estudo feito em ratos) também pode ter a capacidade de reduzir os efeitos secundários da obesidade como a resistência à insulina e a acumulação de gorduras no fígado. Mas atenção o "Acido clorogénico", por si só não é a cura milagrosa da obesidade, para funcionar deverá ser associado a uma dieta equilibrada e à pratica de exercício físico.

Sistema respiratório- A cafeína estimula os neurónios do sistema respiratório no cérebro. Propicia o aumento da intensidade e frequência respiratória e ainda gera um efeito bronco dilatador nos brônquios. Esta acção da cafeína beneficia em particular os doentes asmáticos.

Dores de cabeça-  Normalmente a dor de cabeça está associada à dilatação dos vasos sanguíneos do cérebro. A cafeína têm a capacidade de contrair os vasos sanguíneos, aliviando este mau estar.

Sistema urinário- Com acção diurética o café produz um ligeiro aumento no volume da urina.

As vantagens dos benefícios do café na pele


O grão de café moído é um dos melhores elementos naturais na exfoliação da pele, capaz de remover as células mortas de uma maneira delicada e controlada. Aplicado localmente e acompanhado de uma leve massagem, beneficia a pele, com os seus poderes antioxidantes, reafirmantes e branqueadores.

Um dos mais conhecidos benefícios do café na pele é a sua acção contra a celulite. A cafeína têm acção anti inflamatória, a capacidade de activar a circulação sanguínea e promove a desintoxicação. Factores muito importantes, já que se sabe que a celulite é uma doença inflamatória agravada pelo acumulo de toxinas.

Alguns produtos de beleza são constituídos à base de café. Baseados em estudos que definem o café como um potencial agente reafirmante, regenerador celular e tonificante da pele.

Os resíduos do café conhecidos por borras, também têm muitos benefícios. Veja aqui: as 10 principais utilidades das borras do café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...