16.3.15

Benefícios do chá de alecrim.

Beneficios do chá de alecrim

Não me canso de falar do alecrim, esta planta denominada também por erva da alegria, que têm sido sido objecto de vários estudos ao longo dos anos.
Trata-se de uma planta com propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, bactericidas, anticépticas, estimula o relaxamento muscular e possui acção fortificante, entre outros benefícios.

A sua alcunha de erva da alegria, nasce do facto desta planta conter óleos essenciais, que favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar.

O chá de alecrim é bastante consumido pelas suas diversas indicações. É indicado nos problemas respiratórios, azia, dores de cabeça, debilidade cardíaca, hemorróides, depressão, insónia, combate o cansaço físico e mental, problemas de irrigação sanguínea e estimula a digestão.

Na idade média acreditava-se neste chá como fonte de rejuvenescimento. Segundo reza a historia a Rainha Elisabeth da Hungria, recebeu aos 72 anos uma formula do chá de alecrim através das mãos de um monge. Na altura estava praticamente paralítica e sofria de gota. Diz-se que recuperou que com este preparado recuperou a saúde, a alegria e a beleza.

10 razões para beber chá de alecrim


1-Gripes e constipações. Com acção expectorante e estimulante o chá de alecrim alivia as crises de asma, gripe, constipações e tosse incluindo as que são acompanhadas de catarro.

2-Hipertensão. Pelas suas características medicinais que ajudam a melhorar a  circulação sanguínea esta planta ajuda amenizar a tensão alta.

3-Redução dos gases. A sua acção carminativa ajuda na redução de gases intestinais, responsáveis pelo desconforto e mau estar de quem sofre deste mal.

4-Anemia. Controla a temperatura do sangue e consequentemente de todo o corpo. É recomendado nos problemas de anemia, má irrigação sanguínea, menstruações insuficientes e para o alivio de cólicas menstruais. As mulheres com períodos menstruais longos não devem abusar desta infusão, já que ela estimula o fluxo menstrual.

5-Perda de peso. O seu bom desempenho na irrigação dos órgãos e a sua acção desintoxicante, favorece o aumento do metabolismo e consequentemente a perda de peso.

6-Queda de cabelo e caspa. Deve-se beber o chá de alecrim e enxaguar o cabelo com ele. Saiba mais sobre a queda de cabelo.

7-Memoria. O alecrim aumenta o fluxo de sangue, estimulando cérebro e a memoria e aumentando a capacidade de aprendizagem. Contem um antioxidante, essencial para o sistema nervoso, que ajuda a atenuar as situações de stress e de estafa mental.

8-Saúde e beleza da pele. A infusão de alecrim acarreta muitos benefícios para a pele. Têm acção anti-inflamatória, refrescante, cicatrizante, anti-séptica e tonificante. Beneficia o tratamento de peles oleosas e com acne, ajuda na cicatrização e estimula a circulação periférica. Embeba um algodão no chá de alecrim bem concentrado e passe na pele.

9-Problemas digestivos. Alivia colicas intestinais e espasmos, estimula a libertação da bile o que ajuda à disgestão das gorduras.

Reumatismo. Devido a sua acção analgésica a infusão de alecrim quando aplicada localmente em forma de compressas atenua as dores.

10-Diabetes. Ajuda na assimilação de açúcares.

Como fazer o chá de alecrim


Como fazer este chá ou melhor dito, infusão. Leve 1 litro de água ao lume. Quando esta levantar fervura adicione 2 colheres de sopa de alecrim. Retire do lume e deixe em infusão cerca de 10 minutos.
Tome de preferência 2 vezes ao dia, idealmente uma antes de dormir.
Encontrará facilmente esta planta em qualquer ervanário e supermercado. Mas poderá também adquirir uma planta de alecrim, plantá-la no jardim um num vaso e colocá-lo no canto de uma varanda e desta forma ter a certeza que consome um produto sem agrotóxicos.
6 comentários:
  1. ótimas infos, mais um aprendizado.muito obrigada

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, gostei das informações.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, pela tão boa informação.

    ResponderExcluir

LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...