Os beneficios do pimento

Pimento

O pimento, principalmente o vermelho, está associado à redução dos riscos de cardiopatia. É uma excelente fonte de vitamina C e contém alto teor de antioxidantes. É usado desde a antiguidade para fins medicinais, pelas suas propriedades anti oxidantes e desinfectantes.

De sabor único, não há meio termo para este legume, ou se adora ou se detesta. Verdes, vermelhos, amarelos, picantes ou doces, estes vegetais são um festim nos mais diversos pratos. A culinária Portuguesa não dispensa este vegetal em diversas receitas tradicionais. Ressalta a afamada caldeirada e a sardinha assada, à qual não pode faltar o pimento assado.


Os pimentos na protecção do corpo


Os pimentos vermelhos são uma fonte considerável do fitoquimico betacriptoxa , betacaroteno e vitamina C. Importantes pelos efeitos protectores no organismo, que actuam como antioxidantes na luta contra os radicais livres que causam danos nas células.
Esta acção previne:

  • O envelhecimento precoce
  • Vários tipos de cancro
  • O colesterol alto e sua acumulação nas artérias, conhecida como  aterosclrerose
  • Doenças cardiovasculares
  • A danificação nervosa e sanguínea nos portadores de diabetes


Os pimentos na redução de doenças cardiovasculares


São uma excelente fonte de vitamina B6 e ácido folico, os quais contribuem para o bom funcionamento de todo o sistema nervoso e do estado psicológico. É de ressaltar também a sua importância na redução dos níveis elevados da homocisteína. Que num nível elevado pode potenciar problemas cardiovasculares, danificar o revestimento das artérias e levar à formação de trombos e derrames.


Os pimentos contra o cancro


Já falamos de alguns constituintes importantes no pimento, na saúde do organismo. Esses elementos e o o licopeno um carotenoíde contido especialmente no pimento vermelho, estão relacionados a um risco mais reduzido em determinados tipos de cancro:
  • O cancro da próstata
  • O cancro do cólon 
  • Do útero
  • Do pâncreas
  • E da bexiga
Estudos recentes indicam que indivíduos que pratiquem dietas pobres de licopeno correm mais riscos de desenvolver estes tipos de cancro.

Pimentos ajudam a emagrecer


Um elevado teor de água e de fibras, faz do pimento um alimento com baixo teor energético.
O pimento têm características especiais, capazes de estimular a adrenalina e aumentar o metabolismo e consequentemente aumentar o consumo de energia. Este benemérito deve-se à capsaicina contida neste vegetal.

Curiosidades sobre o pimento


O pimentão doce, um condimento conhecido também por colorau é feito de pimentos vermelhos doces.

Não é só na culinária que se faz uso deste legume. O pimento entra na composição de alguns produtos farmacêuticos e entra como agente de coloração na cosmética e até no vestuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...