14.12.15

Os benefícios do açafrão da Índia

Benefícios do açafrão da Índia na saúde

Açafrão da Índia, uma planta com forte poder antioxidante. É uma respeitável fonte de curcumina um fitoquímico que lhe confere propriedades anti cancerígenas, anti depressivas o forte poder anti oxidante e principalmente propriedades anti inflamatórias capazes de atenuar a dor.
Trata-se de uma planta da família do gengibre, e embora possa ser consumido fresco, na maioria das vezes é usado sob a forma de pó, conhecido como uma especiaria. É conhecido por vários nomes: açafrão da Índia, açafrão da terra, cúrcuma, açafroa e até por gengibre amarelo.


As propriedades medicinais e benefícios do açafrão da Índia


Previne contra o cancro: Especialistas do cancro estudam a possibilidade do açafrão inibir o desenvolvimento do cancro do cólon, testando a administração de cápsulas orais em doentes com a doença instalada. Esta crença reside no facto de terem verificado que este cancro é muito raro nas comunidades asiáticas, onde o açafrão da Índia é largamente usado.
Outros estudos concluíram que esta substancia consegue mesmo prevenir e inibir o desenvolvimento do cancro, desacelerando o crescimento das células tumorais.

Melhora a função digestiva: Funciona como um digestivo, estimula a libertação de enzimas digestivas que auxiliam a decomposição dos hidratos de carbono e das gorduras, este processo também pode ser de grande ajuda nos processos de perda de peso, na desintoxicação do sangue e na redução do colesterol. Contudo deve-se ter em atenção, quando tomado de modo exagerado pode levar a distúrbios gástricos.

Contém uma intensa acção antioxidante: Possui propriedades anti oxidantes mais activas que as do próprio betacaroteno. A curcumina contida no açafrão é poderosa em termos de prevenção do envelhecimento precoce. Uma característica importante na prevenção e manutenção de várias doenças, principalmente as degenerativas. Algumas pesquisas até têm sugerido que o consumo de açafrão aumenta as expectativas e qualidade de vida, levando a uma maior longevidade.

Reduz as possibilidades de Alzheimer. Alguns estudos sugerem que a sua capacidade antioxidante é crucial nesta proeza. A responsável por este feito é mais uma vez a curcumina, que auxilia as citocinas nos processos inflamatórias associadas à doença.

Alivia a dor e a inflamação:  O açafrão possui uma forte acção anti inflamatória que permite aliviar a dor e a inflamação até mesmo nos casos de osteoartrite e artrite reumatóide. Na pele consegue inclusive melhorar os sintomas da psoríase, para o efeito deve ser aplicado sob a forma de cataplasma na zona afectada.

Melhora as funções cerebrais: O açafrão reforça o factor neurotrófico derivado do cérebro, que é responsável pelo desenvolvimento neural e plasticidade neural. Consequentemente melhora a função cerebral, diminui a possibilidade de doenças cerebrais, aumenta a lucidez e a memoria . Melhora os estados depressivos os transtornos psicóticos.

Como usar açafrão da Índia


Na saúde e beleza da pele é bastante utilizado pelas mulheres Indianas. A mascara de açafrão reduz o tamanho dos poros, têm propriedades anti envelhecimento e uma boa capacidade de esfoliação.
Misture meia colher de sopa de açafrão com uma pequena quantidade de água, a suficiente para formar uma pasta. Aplique no rosto e deixe actuar por alguns minutos. Não se assuste o açafrão vai tingir a sua pele, mas após a lavagem da cara esta tonalidade sai.

Nas dores de garganta, as capacidades anti inflamatória, cicatrizante e anti oxidante da curcumina, são responsáveis por acalmar os desconfortos deste quadro clínico.
Envolva uma colher de café de açafrão com uma de sopa de mel e engula a mistura lentamente.

Chá de açafrão. Ferva um litro de água com uma colher de chá de açafrão, mantenha em ebulição por dez minutos. Passe por um filtro que pode ser de café ou até mesmo um pano limpo. Adicione mel e sumo de limão a gosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário

LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...