Os benefícios da cúrcuma (açafrão da terra)

Benefícios do açafrão da Índia na saúde

A cúrcuma, conhecida vulgarmente por açafrão da terra é uma planta com forte poder antioxidante. Têm uma respeitável fonte de curcumina um fitoquímico que lhe confere propriedades anti cancerígenas, anti depressivas o forte poder anti oxidante e principalmente propriedades anti inflamatórias capazes de atenuar a dor.
Trata-se de uma planta da família do gengibre, e embora possa ser consumido fresco, na maioria das vezes é usado sob a forma de pó, conhecido como uma especiaria. É conhecido por vários nomes: açafrão da Índia, açafrão da terra, cúrcuma, açafroa e até por gengibre amarelo.

Propriedades medicinais da cúrcuma: Anti inflamatórias, antioxidantes,  antissépticas, antitumorais, antibacterianas, antifúngicas e antivirais.


As propriedades medicinais e benefícios da cúrcuma - açafrão da terra


Previne contra o cancro: Especialistas do cancro estudam a possibilidade da cúrcuma inibir o desenvolvimento do cancro do cólon, testando a administração de cápsulas orais em doentes com a doença instalada. Esta crença reside no facto de terem verificado que este cancro é muito raro nas comunidades asiáticas, onde o açafrão da terra é largamente usado.
Outros estudos concluíram que esta substancia consegue mesmo prevenir e inibir o desenvolvimento do cancro, desacelerando o crescimento das células tumorais.

Melhora a função digestiva: A cúrcuma funciona como um digestivo, estimula a libertação de enzimas digestivas que auxiliam a decomposição dos hidratos de carbono e das gorduras, este processo também pode ser de grande ajuda nos processos de perda de peso, na desintoxicação do sangue e na redução do colesterol. Contudo deve-se ter em atenção, quando tomado de modo exagerado pode levar a distúrbios gástricos.

Contém uma intensa ação antioxidante: Possui propriedades anti oxidantes mais ativas que as do próprio betacaroteno. A curcumina contida no açafrão é poderosa em termos de prevenção do envelhecimento precoce. Uma característica importante na prevenção e manutenção de várias doenças, principalmente as degenerativas. Algumas pesquisas até têm sugerido que o consumo de açafrão aumenta as expectativas e qualidade de vida, levando a uma maior longevidade.

Reduz as possibilidades de Alzheimer. Alguns estudos sugerem que a sua capacidade antioxidante é crucial nesta proeza. A responsável por este feito é mais uma vez a curcumina, que auxilia as citocinas nos processos inflamatórias associadas à doença.

Alivia a dor e a inflamação:  A cúrcuma possui uma forte ação anti inflamatória que permite aliviar a dor e a inflamação até mesmo nos casos de osteoartrite e artrite reumatoide. A forte ação inflamatório natural da cúrcuma é capaz de aliviar vários tipos de dores incluindo a dismenorreia que se caracteriza  por dores menstruais muito fortes. Poderão encontrar o mesmo tipo de ação em outa planta da mesma família, o gengibre. Saiba mais em: Os benefícios do gengibre.

Melhora as funções cerebrais: O açafrão reforça o fator neurotrófico derivado do cérebro, que é responsável pelo desenvolvimento neural e plasticidade neural. Consequentemente melhora a função cerebral, diminui a possibilidade de doenças cerebrais, aumenta a lucidez e a memoria . Melhora os estados depressivos os transtornos psicóticos.

Como usar a cúrcuma ou açafrão da terra

Na saúde e beleza da pele a cúrcuma é bastante utilizado pelas mulheres Indianas. A mascara reduz o tamanho dos poros, têm propriedades anti envelhecimento e uma boa capacidade de esfoliação.Na pele consegue inclusive melhorar os sintomas da psoríase, para o efeito deve ser aplicado sob a forma de cataplasma na zona afetada.
Misture meia colher de sopa de cúrcuma com uma pequena quantidade de água, a suficiente para formar uma pasta. Aplique no rosto e deixe atuar por alguns minutos. Não se assuste o açafrão vai tingir a sua pele, mas após a lavagem da cara esta tonalidade sai.

Nas dores de garganta, as capacidades anti inflamatória, cicatrizante e anti oxidante da curcumina presente na cúrcuma, são responsáveis por acalmar os desconfortos deste quadro clínico.
Envolva uma colher de café de açafrão com uma de sopa de mel e engula a mistura lentamente.

Chá de açafrão. Ferva um litro de água com uma colher de chá de açafrão, mantenha em ebulição por dez minutos. Passe por um filtro que pode ser de café ou até mesmo um pano limpo. Adicione mel e sumo de limão a gosto.

6 comentários:

  1. Anônimo11.3.18

    O chá tem dosagem pra tomar ao dia?

    ResponderExcluir
  2. Obirgardo toldos pastors cators e amigos pastor deus abecoa

    ResponderExcluir
  3. Estou fazendo uso muito bom

    ResponderExcluir
  4. Batata com açafrão:
    Cozinhe um pedaço da raiz junto com a batatinha na agua, fica muito bom a batata fica bem amarela.faco isso no restaurante

    ResponderExcluir
  5. Açafrão com alho é bom pra garganta e ouvido?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...