Louro - Benefícios e Propriedades para a saúde

Louro, conheça os seus principais benefícios

O loureiro cujo nome cientifico é Laurus Nobilis, é uma árvore sempre verde que pode atingir os 10 metros. É principalmente conhecido pela sua folha aromática, que depois de seca é largamente utilizada na culinária. É facilmente encontradas no mercado ou lojas de produtos naturais e entra numa grande diversidade de pratos dos quais incluem ensopados, caldeiradas, caldos, refogados e sopas.

Os dons da folha de louro não se ficam apenas pela cozinha, elas apresenta importantes benefícios para a saúde, não são tão conhecidos quanto o seu aroma, porem são igualmente de grande mérito. Contém princípios ativos como geraniol, linaol, reticulina, launobina, laurenobiolida, fenil-hidrazina, sabineno, eugenol, terpinol, cineol, felandreno, canfeno, costunolida, catequinas, boldina, etc.

Benefícios e propriedades da folha de louro


As folhas de louro têm propriedades digestivas, carminativas, estimulantes, anti reumáticas, expectorantes, analgésicas, antinevrálgicas, febrífugas, hepato estimulantes.

Melhoram a digestão. O sabor e odor intenso das folhas de louro estimulam as enzimas digestivas e aumentam a produção de saliva. Esta ação favorece um digestão equilibrada, proporciona o alivio da azia, sensação de inchaço e melhora os quadros de gastrite.

Alivia sintomas de gripe e constipação. As folhas de loura possuem propriedades anti inflamatórias, expetorantes, analgésicas, fébrifugas, que ajudam a diminuir a congestão nasal, favorece a expetoração, alivia os sintomas de febre e de vários outros sintomas associados às gripes e constipações.

Alivia as dores de reumatismo e artrite. A folha de louro têm efeitos analgésicos que ajudam a aliviar a dor em geral, além disso contêm ácido fórmico, que é utilizado em medicina no tratamento do reumatismo.



Aliviam cólicas, regulam o fluxo e o ciclo menstrual, eliminam o excesso de gazes, estimulam o fluxo urinário e despertam o apetite.

Remédios caseiros com folhas de louro


Tratamento da cólica menstrual, quando bebido sobe a forma de infusão. Ferva meio litro de água com 8 folhas de louro e com uma colher de sopa de erva doce. Tome a infusão morna no próprio dia de duas em duas horas.

Alivio das dores de reumatismo. Ferva cinco litros de água com 20 folhas de louro. Deixe arrefecer até estar adequado à temperatura de banho. Despeje  pelo pescoço abaixo e deixe escorrer pelo corpo. Repita a operação três vezes por semana.

Estimular e melhorar a digestão. Coloque 5 folhas de louro numa chávena de chá e acrescente água a ferver. Tape e deixe repousar por 10 minutos. Retire as folhas e beba após a refeição.

Curiosidades sobre a folha de louro


A folha de louro é venenosa? É preciso algum cuidado com a utilização de plantas às quais chamamos de loureiro e que podem até mesmo ser venenosas. Temos o exemplo o Oleandro (Nerium oleander), que na gíria é chamado de loureiro rosa e apresenta características altamente toxicas, pode inclusive levar à morte.

A folha de louro faz mal à saúde? Alguns estudos comprovam que as folhas do loureiro podem apresentar alguma toxidade quando consumidas em excesso. Uma característica que se apresenta na maioria das plantas medicinais, tudo o que é em excesso faz mal.

Na Jordânia as folhas de Loureiro têm sido usadas na medicina popular no tratamento da diarreia, com resultados muito positivos.

Segundo os costumes populares, acrescentar um ramo ou folhas de louro ao cereais armazenados ajuda a afastar o gorgulho.

Contra indicações do louro


O louro não deve ser usado por mulheres grávidas ou em fase de amamentação.
Quando usado em excesso pode provocar sonolência e uma ligeira toxidade ou perturbação gástrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...