Azeitonas fazem bem ou mal à saúde?

Azeitonas fazem bem ou mal à saúde

Desde sempre fomos habituados à ideia de que as azeitonas fazem mal à saúde e sistematicamente foram-se comendo com sentimentos de culpa.

Mas afinal as azeitonas são ou não vilãs?


As azeitonas são sim benéficas à saúde e têm vantagens idênticas ás do azeite, contudo devem ser comidas com moderação. O único inconveniente da azeitona está no modo de preparação e conservação. As azeitonas no seu estado natural são amargas devido ao componente fenólico, oleuropina. Tornam-se comestíveis depois de curtidas e marinadas em sal e este processo aumenta-lhes o teor de sódio. Por tal facto devem ser comidas com moderação, principalmente as pessoas com tensão elevada. Pode contudo diminuir este inconveniente e mariná-las em água pura de forma a diminuir a quantidade de sal.
A forma como são preparadas também influencia a forma como actuam na saúde. A adição de produtos químicos no seu tratamento é desfavorável aos resultados pretendidos. Opte pelas azeitonas de fabrico artesanal que só levam sal e ervas aromáticas e coma-as sem remorsos.
Sugiro que dêem uma vista de olhos neste link como fazer:  azeitonas caseiras

Principais benefícios das azeitonas para a saúde


As azeitonas contém gordura monoinsaturada que tem efeitos benéficos nos níveis do colesterol do nosso organismo. Estudos populacionais relacionaram as dietas ricas em gorduras monoinsaturadas à redução do risco reduzido de cancro da mama e do cólon.

Contêm também importantes capacidades antioxidantes, as responsáveis pelo benemérito são as flavonas, um dos fitoquímicos fenólicos, juntamente com a vitamina E presente nas azeitonas. Esta capacidade ajuda a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce que é associado a uma serie de doenças.

As azeitonas são ricas em vitamina A, muito importante para a saúde ocular, melhora a visão e auxilia no combate do glaucoma, cataratas e outras doenças relacionas com a idade. A falta desta vitamina pode levar ao ressecamento dos olhos e ulceras na área da córnea, que podem levar à perda de visão.

2 comentários:

  1. Olá
    Excelente blog com artigos muito interessantes. Também tenho um blog, pode visitar em https://paulorodriguesbiovipblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Saber mais, já é,saúde para o corpo. Parabéns pela informação repassada a nós.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...