21.4.16

Benefícios do iogurte para a saúde

Benefícios do iogurte para a saúde

O iogurte é um produto lácteo com imensos benefícios para a saúde, seja natural, com polpa, com fruta, aromatizado solido ou liquido. Há para todos os gostos e as opções de consumo são inúmeras. É uma excelente alternativa culinária em diversos pratos transformando-os em resultados mais saudáveis.
O iogurte é o resultado da fermentação e coagulação do leite pelas bactérias lactobacillus bulgaricus e steptococcus termophilus. Estas estirpes tornam o produto final mais digerível e estimulam o equilíbrio da flora intestinal. Tal como o leite o iogurte é rico em proteínas e cálcio, contém também minerais como magnésio,sódio, potássio e fosforo, vitaminas e aínda vitaminas B2, B6 e B12.

Benefícios do iogurte para o trato gastro intestinal


O iogurte é uma excelente fonte de probióticos, microorganismos vivos muito úteis à saúde do trato gastro intestinal, inclusive à prevenção do cancro do cólon. Ajudam na recuperação de diarreia, previnem a prisão de ventre e outros transtornos gastro intestinais. Introduzir o iogurte diariamente na alimentação é uma boa forma de prevenir estes episódios e manter a saúde e o equilíbrio do sistema digestivo.

Benefícios do iogurte nos casos de intolerância à lactose


O iogurte é uma excelente alternativa ao leite nas situações de intolerância à lactose, é mais digerível e contém mais benefícios nutricionais do que o leite.. A explicação está no facto da lactose ser convertida em acido láctico durante o processo de fermentação.

O iogurte reforça sistema imunológico


Como já aqui foi referido o iogurte é originado por dois tipos de cepas bacterianas, as quais reforçam a flora intestinal. Esta acção é importante pelo facto destas bactérias terem um papel importante na defesa contra vários patogénicos prejudiciais ao nosso organismo. Para além desse facto, também melhoram a integridade da mucosa intestinal e consequentemente melhoram a absorção de nutrientes benéficos ao organismo.

Iogurte para pele mais bonita


Contém proteínas que são essenciais à construção e renovação dos tecidos, vitamina A que é essencial à beleza da pele e entra na composição de grande parte dos cremes faciais. A particularidade do ácido láctico que é obtido com fermentação, dá características importantes ao iogurte como aliado da saúde da pele. O acido lácteo é reconhecido como hidratante, antimicrobiano e esfoliante. Estas características são importantes para suavizar as rugas e para manter a firmeza da pele.
Sugestão: Misture um iogurte com 2 gotas de óleo de amêndoa doce e uma colher de sopa de mel. Envolva bem e aplique a mistura no rosto, deixe agirpor 20 minutos e enxague com água morna.

Historia do iogurte


Parece que a historia do iogurte começa algures entre o leste da Europa e a Ásia. Presume-se que terá sido o resultado das altas temperaturas a incidir sobre o leite de cabra armazenado em potes de barro guardados pelos pastores. Gerando-se as condições ideais ao aparecimento das bactérias lactobacillus bulgaricus e steptococcus termophilus responsáveis pela fermentação e coagulação do leite. Gerou-se assim o iogurte, muito apreciado pelo povo de outrora, que o identificavam como um alimento com benefícios para os problemas intestinais, do fígado e com efeitos calmantes.


Sugestões de consumo do iogurte


Substitua a maionese, natas ou outros molhos com características semelhantes por iogurte natural.
O iogurte pode ser utilizado em sobremesas, bolos, mousses, gelatinas e tartes. Deixo aqui uma sugestão deliciosa: Bolo de iogurte e laranja
Nenhum comentário:
Postar um comentário

LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...