Benefícios da Batata doce para a saúde

Batata doce e seus benefícios na saúde

A batata doce (Ipomoea batatas) é um dos alimentos mais nutritivos e versáteis do mundo dos vegetais. Pode ser cozida, assada, frita ou transformada em puré. Encontra-se à venda em qualquer época do ano, é de fácil conservação e de fácil cultivo. (Cultivo da batata doce)

A batata doce é uma excelente fonte de alfacaroteno, betacaroteno, vitaminas C e E. Sabe-se que o betacaroteno influencia a absorção de ferro para o dobro. Este ocorrência deve-se ao facto do betacaroteno bloquear os efeitos do ácido fítico e fenólicos que reduzem a absorção do ferro. O betacaroteno dentro do nosso organismo é convertido em vitamina A, que fortalece o sistema imunológico.
Contudo vale lembrar que é nas casca que se encontra a maior percentagem de alcaloides, ao cozinhá-la procure fazê-lo com a pele. Nutricionalmente a batata doce é mais rica que a batata inglesa, veja as diferenças mais abaixo.
Leia também: Os benefícios das folhas da batata doce

Conheça as vantagens de comer batata doce


É indica na alimentação de quem sofre de diabetes. Apesar de adocicada a batata doce ajuda a controlar o açúcar no sangue. A explicação está no facto de ela aumentar significativamente os níveis de adiponectina, a hormona que regula o metabolismo da insulina nas diabetes do tipo 2. Sabe-se também que ela é uma boa fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, a absorção do seu carboidrato é feito de uma forma lenta e gradual, não gerando picos de glicose no sangue.

Reduz a sensibilidade da pele à luz solar. Este mérito deve-se ao betacaroteno contido nas batatas doces. Contudo este facto não descarta a necessidade de usar protetores solares, nem de descartar as precauções a ter com as exposições ao sol.

São ricas em fibras dietéticas, as quais promovem a saúde do sistema digestivo, reduzem o colesterol e nos mantém saciados por mais tempo. O índice glicémico da batata doce é baixo, significa que o açúcar contido neste alimento é absorvido lentamente pelo organismo. Duas mais valias para quem pretende perder peso.

Permite reduzir as hipóteses de sofrer de artrite. O betacaroteno têm sido associado a um menor risco de desenvolvimento de artrite reumatoide, sabe-se que baixos níveis de antioxidantes podem ser uma potencial causa do seu aparecimento.

Melhora a saúde ocular. Uma das principais causas da cegueira é a falta da vitamina A e esta é encontrada na batata doce. As batatas doces auxiliam na prevenção da cegueira, das diabetes e na perda de peso.

Diferenças entre a batata doce e abatata inglesa


Apesar das duas batatas pertencerem à mesma família e partilharem o mesmo nome, nutricionalmente elas não têm muito em comum. Veja a seguir as principais diferenças entre elas a cada 100 gramas.
➢ Calorias: Em termos de energia a batata doce têm 77 calorias e a inglesa têm 52, porém a primeira têm um índice glicémico mais baixo, ou seja, uma absorção de açúcar mais reduzido.
➢ Carboidratos: Relativamente aos carboidratos a batata doce têm 18,4 gramas e a inglesa 11,9.
➢ Fibras: A batata doce têm o dobro de fibras comparativamente à inglesa, a primeira têm 2,2 gramas e a segunda têm 1,1.
➢ Cálcio: A batata doce oferece 17 miligramas de cálcio, contra 3 miligramas da batata inglesa.
➢ Potássio: Comparativamente ao potássio a batata doce sai a perder, ela disponibiliza 148 miligramas e a inglesa 161 miligramas.
➢ Vitamina C: A batata doce apresenta 23,8 miligramas, contra 3,4 da inglesa, uma diferença impressionante.
Apesar da batata doce ser muito mais rica, não descarta a inglesa, que também deve ser incluída na alimentação. Conheça-a melhor aqui: Benefícios da batata inglesa para a saúde

Curiosidade: A batata-doce Ipomoea batatas é também conhecida por: batata-da-terra, batata da ilha, jatica e jetica. Pertence à família das convolvuláceas da ordem das Solanales, a mesma da batata inglesa, do tomate e dos pimentos. É originária dos Andes e espalhou-se por todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...