Couve flor: benefícios e propriedades para a saúde

Couve flor a flor comestível que faz maravilhas à saúde

A couve flor é cultivada na Europa há mais de quatrocentos anos. Este vegetal da família das crucíferas é um alimento muito nutritivo com imensos benefícios para a saúde.
Este vegetal riquíssimo em nutrientes, é uma excelente fonte  de potássio, fosforo, fibras dietéticas, vitamina C, vitaminas do complexo B e vitamina K.

Principais benefícios de consumir couve flor


A couve flor tal como outras crucíferas contém substancias antioxidantes capazes de prevenir certos tipos de cancro como o da bexiga, próstata, ovários, rins, cólon e pulmões. A este feito acrescenta-se ainda os benefícios do sulforafano um composto de enxofre, apontado por alguns estudos como um potencial aliado contra o cancro. Crê-se que esta substancia é capaz de matar células do tronco canceroso e desta forma atrasar a evolução dos tumores.

As propriedade antioxidantes também são de extrema importância na manutenção do sistema cardiovascular, prevenindo determinadas doenças do coração. Desaceleram o envelhecimento precoce e atrasam as doenças degenerativas.

A couve flor tal como os brócolos têm a capacidade de reduzir a taxa de açúcar no sangue, um factor muito importante que auxilia o controle dos diabetes.

Este vegetal é muito rico em nutrientes, contudo é pobre em calorias o que faz da couve flor um óptimo alimento aos que pretendem perder ou manter o peso. Como a couve flor é rica em fibras, também cria sensação de saciedade, um factor muito importante nos processos de emagrecimento. Ademais as fibras favorecem a saúde do sistema digestivo e contribuem para a redução do cancro do cólon.

Contribui para a saúde dos ossos. A couve flor contém vitamina K, esta vitamina melhora a absorção do cálcio e reduz a sua eliminação através da urina.

Dicas

Quando comprar couve flor procure as cabeças mais compactas, livres de manchas e pontos negros. Certifique-se que as pequenas folhas que a envolvem não estejam murchas.
Melhor que sabe-las escolher é cultivá-las, controlar a adição de químicos e colhe-las na hora, o sabor é incomparável. Sugiro que leia: Cultivo da couve flor

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...