11.8.16

Benefícios da beldroega, a planta que é bem mais que uma erva daninha

Benefícios da beldroega- uma planta que é bem mais que uma erva daninha

A beldroega "Portulaca Oleracea"é uma das plantas terrestres mais ricas em ómega 3, contém poucas calorias, é rica em mucilagem, fibras, vitaminas A, B, C e minerais como o magnésio, potássio, cálcio e ferro. Esta planta detentora de propriedades importante para a saúde, cresce espontaneamente como erva daninha no meio dos canteiros, é indesejada por uns e cobiçada por ouros.

Esta planta também conhecida por, caaponga ou salada de negro, têm um crescimento rápido que pode atingir 30 cm, é uma rasteira que apresenta folhas suculentas e carnudas verdes ou douradas, com flores amarelas comestíveis. Pode ser consumida crua em saladas, sopas, cozida ou refogada.

Popularmente é utilizada contra as infecções do fígado, dos rins e da bexiga, na redução do febre e da obstipação.

Propriedades terapêuticas: diurética, laxante, antioxidante, vermifuga, omenagoga (aumenta o fluxo menstrual), sudorifera, depurativa, purificante e emoliente.

Principais benefícios da beldroega para a saúde


Problemas de pele- O suco obtido das folhas de beldroega têm propriedades emolientes, anti inflamatórias, anti irritante e analgésicas, que atenuam vários males de pele como eczema, queimaduras, acne, dermatite, rosácea. O cataplasma das folhas frescas esmagadas actua no alivio das picadas de insectos e na cicatrização de feridas, alivia a inflamação, a dor e acelera o processo de cicatrização.

Prevenção de doenças cardiovasculares- A beldroega é uma das maiores fontes de omega 3 entre os vegetais de folha verde, um ácido gordo que potencia a redução das doenças cardíacas e actua na diminuição do colesterol.

Melhora a visão- A beldroega é uma excelente fonte de vitamina A, um anti oxidante natural que contribui para a saúde dos olhos.

Previne a prisão de ventre e melhora os quadros de hemorróides- A beldroega é uma boa fonte de fibras, que são essenciais ao bom funcionamento do intestino. Melhoram  e limpam o trato digestivo das toxinas, o que permite a prevenção de várias doenças. Veja mais aqui: fibras alimentares como funcionam

Combate os parasitas intestinais- As pequenas sementes pretas da beldroega quando consumidas combatem os parasitas intestinais.

Se pretende um conhecimento mais profundo desta planta, sugiro que veja aqui: Estudos realizados com a beldroega "Portulaca Oleracea"

Contra indicações da beldroega


Esta planta deve ser consumida com moderação, para além de todos os seus benefícios medicinais a beldroega apresenta ácido oxálico, que em doses elevadas pode ser tóxico.

Nenhum comentário:
Postar um comentário

LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...