Benefícios da beldroega para a saúde

Benefícios da beldroega- uma planta que é bem mais que uma erva daninha

A beldroega (Portulaca Oleracea)é uma das plantas terrestres mais ricas em omega 3, contém poucas calorias, é rica em mucilagem, fibras, vitaminas A, B, C e minerais como o magnésio, potássio, cálcio e ferro. Esta planta espontânea é detentora de propriedades importante para a saúde, cresce espontaneamente como erva daninha no meio dos canteiros, é indesejada por uns e cobiçada por ouros.

Esta planta também conhecida por, caaponga ou salada de negro, têm um crescimento rápido que pode atingir 30 cm. É uma rasteira que apresenta folhas suculentas e carnudas verdes ou douradas, com flores amarelas comestíveis. Pode ser consumida crua em saladas, sopas, cozida ou refogada.

Propriedades terapêuticas: diurética, laxante, antioxidante, vermifuga, omenagoga (aumenta o fluxo menstrual), sudorífera, depurativa, purificante e emoliente.
Na medicina popular é utilizada contra as infecções do fígado, dos rins e da bexiga, na redução do febre e da obstipação.

Principais benefícios da beldroega para a saúde


Problemas de pele- O suco obtido das folhas de beldroega têm propriedades emolientes, anti inflamatórias, anti irritante e analgésicas, que atenuam vários males de pele como eczema, queimaduras, acne, dermatite, rosácea. O cataplasma das folhas frescas esmagadas atua no alivio das picadas de insectos e na cicatrização de feridas, alivia a inflamação, a dor e acelera o processo de cicatrização.

Prevenção de doenças cardiovasculares- A beldroega é uma das maiores fontes de omega 3 entre os vegetais de folha verde, um ácido gordo que potencia a redução das doenças cardíacas e atua na diminuição do colesterol.

Melhora a visão- A beldroega é uma excelente fonte de vitamina A, um anti oxidante natural que contribui para a saúde dos olhos.

Previne a prisão de ventre e melhora os quadros de hemorróides- A beldroega é uma boa fonte de fibras, que são essenciais ao bom funcionamento do intestino. Melhoram  e limpam o trato digestivo das toxinas, o que permite a prevenção de várias doenças. Veja mais aqui: fibras alimentares como funcionam

Combate os parasitas intestinais- As pequenas sementes pretas da beldroega quando consumidas combatem os parasitas intestinais.

Curiosidades da Beldroega


Muitos pensam que a beldroega é venenosa, porém é uma crença descabida, ela é muito saborosa, saudável e "gratuita".  Ela cresce como uma infestante, com uma grande capacidade de reprodução e é facilmente encontrado no meio da horta ou até no meio da calçada. Contudo é preciso ter cuidado e não colher as plantas que se encontrem em locais contaminados.

A beldroega é muito rica em vitamina C, já era usada no passado pelos descobridores e pelos marinheiros para combater o escorbuto.

Nome populares: Beldroega, portulaca, baldroega, Maria gorda, erva gorda, onze horas, salada de negro, porcelana, caaponga, beldroega da horta.

Se pretende um conhecimento mais profundo desta planta, sugiro que veja aqui: Estudos realizados com a beldroega "Portulaca Oleracea"

Contra indicações da beldroega


Esta planta deve ser consumida com moderação, para além de todos os seus benefícios medicinais a beldroega apresenta ácido oxálico, que em doses elevadas pode ser tóxico. Tal como acontece como o espinafre e muitas outras plantas. (Conheça os benefícios e os contra do espinafre)

3 comentários:

  1. Anônimo9.11.17

    Então não é 100% segura para o consumo!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de comer essa planta,colocare ela no meu cardápio, agora já sei o quanto estamos errando sobre essa benção de Deus, agora deu vontade de come,lá,kkk

    ResponderExcluir
  3. Comia muito quando era criança, morava na roça e lá tem bastante, eu adoro beldroega.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...