18.8.16

Borras de café, reutilize-as de 10 maneiras diferentes

Borras de café reutilize-as de 10 maneiras diferentes

O gesto de beber um café reconfortante e pleno de aroma , repete-se diariamente por milhares de pessoas. E ainda bem que assim é, porque o café têm grandes vantagens para a saúde. Sugiro que leiam: benefícios do café e principais vantagens desta bebida para a saúde
Deste grande prazer sobram as borras, tantas vezes esquecidas e com tantas utilidades que muitos desconhecem. Segundo os entendidos são gerados 20 milhões de toneladas de resíduos de café por ano, sendo que a maior quantidade acaba no lixo. Da próxima vez que beber um café,  não descarte as borras, reutilize-as, poupe algum dinheiro e preserve o ambiente.

As 10 principais utilidades das borras do café


As utilidades das borras são tantas e tão interessantes que não dá para descartar este resíduo. As vantagens passam pelo cuidado da pele, pela limpeza da casa, na adubação das plantas e até na restauração de madeiras.

Borras de café para os cuidados da pele


Com uma textura perfeita e algum teor de cafeína a borra de café permite uma exfoliação perfeita, com capacidades de reduzir a celulite. Para o efeito misture meia chávena de borras de café com meia colher de azeite de oliva e massaje o corpo por alguns minutos com movimentos circulares.
Rejuvenesce, clareia e amacia as mãos, esfregue um pouco de borras de café nas mãos por 2 ou 3 minutos.
Reduzem as peles mortas, as calosidades os maus cheiros dos pés. Encha uma bacia com água morna e junte borras de café. Emerja os pés nesta solução por uns 15 minutos e esfregue-os um contra o outro de modo a remover as peles mortas.

Cabelos brilhantes e sedosos com borra de café



As borras de café são uma excelente alternativa para intensificar a cor de seus cabelos, amaciar e abrilhantar. O café favorece a circulação sanguínea no couro cabeludo, proporciona cabelos mais bonitos e saudáveis.
Basta aplicá-las no cabelo após a lavagem com champoo, massajar e deixar actuar por alguns minutos. Passe por água e aplique o seu condicionador, como habitualmente.

Controle os maus cheiros com borras de café


Para eliminar os cheiros inconvenientes das mãos, esfregue-as com com as borras de café e enxague-as de seguida com água.
Para os maus odores do frigorífico, coloque um recipiente com os restos do café dentro do mesmo e mude todas as semanas.
Pelo o seu forte e agradável aroma e pela sua capacidade em neutralizar cheiros, poderá também ser usado como ambientador do ar. Coloque as borras café secas num recipiente que permita que o odor se espalhe e acrescente algumas gotas de óleo aromático.
Desodorize o seu armário colocando uma meia com borra de café já seca, dentro do mesmo.

Borras de café repelem vários tipos de insectos e de animais


As borras de café são muito eficientes a repelir formigas. Coloque o pó do café nas zonas afectadas.
Os nossos amigos gatos também não gostam muito do aroma do café. Coloque os restos do café com algumas cascas de citrinos nas zonas que pretende proteger .

Fertilização das plantas


Os restos de café são perfeitos para nutrir plantas com necessidades de terras ácidas como as azaleas e citrinos. Dilua 100 gr de borras de café em 10 litros de água e regue as plantas com esta mistura.
Junte ao compostor este elemento, vai enriquecer o substrato com nitrogénio, potássio, fosforo, magnésio e cobre.

Borras de café nas limpezas da casa


As borras de café pela sua textura abrasivas é muito útil na limpeza de sujidades incrustadas, principalmente as da cozinha e seus utensílios. Para este efeito basta acrescenta-las ao detergente que habitualmente utiliza e usar no momento.
Em locais de muita poeira ou nas cinzas das lareiras, junte as borras de café húmidas e verá que são muito mais fáceis de limpar, depois espalhe à volta das plantas ou junte à compostagem

Repelir pulgas dos animais de estimação


Após dar banho ao seu animal de estimação, passe a borra de café ainda húmida sobre o pelo do animal. Esta forma ecológica não mata as pulgas mas afasta-as.

Artes manuais


Polvilhe borras de café sobre cola ainda húmida e veja o resultado surpreendente. Esta técnica pode ser aplicada em papelão, madeiras ou peças de artesanato, entre outros.

Disfarce de moveis riscados


Mistura uma pouca de água nas borras de café, de forma a obter uma pasta e passe sobre a superfície riscada dos moveis. Deixe actuar por alguns minutos e passe um pano limpo e pronto moveis com aparência reparada.

Tingir tecidos


A borra de café pode ser usada para colorir tecidos e não só. Se misturar borras de café com água poderá tingir tecidos, papeis e ovos da pascoa. A concentração de água é que definira a tonalidade.


Um comentário:
  1. Adorei saber dos benefícios da borra do café! Não vou mais jogar fora. Boa noite! Obrigada!❤

    ResponderExcluir

LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...