27.10.16

Benefícios do abacate

Beneficios e propriedades do abacate

Os benefícios do abacate são extensos, com a polpa suave e cremosa este fruto conquista os primeiros lugares do top de frutos mais saudáveis.
O abacate encerra um elevado teor de gordura boa e alfacaroteno muito importantes à saúde do coração, que a par com outros nutrientes saudáveis o dotam de propriedades importantes à saúde, tais como magnésio, potássio, fibras, vitamina B6, C e E.
Contém também acido fólico, uma vitamina (B9) essencial para as futuras mães, que ajuda a prevenir algumas doenças congénitas do bebé.

O abacate reduz o mau colesterol e previne várias doenças cardiovasculares


O abacate é um fruto rico em alfacaroteno, um carotenóide com propriedades antioxidantes que ajudam a combater a oxidação do mau colesterol "LDL", desta forma este fruto consegue diminuir as probabilidades de aterosclerose, hipertensão,  AVC, ataque cardíaco entre várias outras doenças cardíacas tais como a angina.
A angina é uma doença que se manifesta quando a chegada da corrente sanguínea ao coração é restringida pela aterosclerose. Segundo um estudo realizado a 11300 pessoas nos EUA, os que possuíam uma percentagem elevada de alfacaroteno, corriam um menor risco de contrair esta doença, do que os que tinham os níveis baixos.

O abacate é um dos frutos que contém maior quantidade de potássio e magnésio, dois minerais de extrema importância na regulação da pressão arterial alta. Segundo parece o abacate possui mais potássio do que a banana e do que a maioria dos frutos.

Abacate ajuda a emagrecer


Muita gente não come abacate com medo de engordar, porém ele ajuda a emagrecer. A maior parte do abacate é constituída por gordura, contudo são gorduras benéficas e saudáveis, são fontes de ómega 3, 6, 7 e 9, que ajudam a manter o corpo em equilíbrio, a manter o peso e a perder gordura.

O abacate possui 3 vezes mais glutationa que qualquer outra fruta, uma substancia com forte poder antioxidante que contribui para manter o organismo saudável e um corpo sadio acumula menos gorduras.
Além disso o fruto também contém beta sitosterol uma substancia activa que ajuda a controlar o stress e hoje sabe-se que ele é um dos grande responsáveis pelo excesso de peso.

A todos esses benefícios junta-se o facto de o abacate conseguir inibir a Acetil coa carboxilase, uma enzima que pode causar o acumulo de gordura, portanto o consumo do abacate minimiza o funcionamento dessa enzima, reduzindo o retenção de gorduras e ajuda inclusive a queimar mais gordura.

O abacate na prevenção do cancro


O abacate é um dos alimentos que contém mais  glutationa, um antioxidante diferente de todos os outros, já que é capaz de maximizar a actividade de todos os outros antioxidantes. A principal função da glutationa é proteger as células e as mitocôndrias da oxidação, fortificar o sistema imunológico e assim age contra as células cancerígenas. A deficiência de glutationa  também têm sido associada, à doença de Alzheimer, Parkinson, doenças coronárias, asma, fadiga, fraqueza muscular,  artrite e outras condições inflamatórias.

O abacate melhora a saúde dos olhos


O abacate é rico em carotenóidee e luteina, duas substancias importantes para a saúde da visão, têm uma acção directa na prevenção da catarata e da degeneração macular. A este facto, junta-se a vantagem do fruto também ser rico em gorduras saudáveis que melhoram o poder de absorção dessas substancias.

Abacate na prevenção de Alzheimer


Uma pessoa com baixos níveis de antioxidante corre maior risco de contrair Alzheimer. Um estudo realizado em doentes de Alzheimer demonstrou que os portadores desta doença tinham os níveis de alfacaroteno inferiores aos das pessoas saudáveis.

O abacate e a beleza


O abacate é rico em vitamina E, além de ajudar o organismo a proteger-se de várias doenças, esta vitamina ajuda a revitalizar a pele. Por conter uma grande quantidade de óleos saudáveis o abacate age simultaneamente como um surpreendente restaurador e conservador. Também ajuda a reparar cabelos secos sem brilho, devido ao seu teor de vitaminas e gorduras saudáveis.

Mascara de abacate para a pele: A mascara facial de abacate têm a capacidade de hidratar e revitalizar os tecidos.
Bata no liquidificador 2 colheres de sopa de abacate com uma de mel. Aplique no rosto e deixe actuar por 15 minutos.

Mascara de abacate para o cabelo: A mascara capilar têm a principal função hidratar e dar brilho aos cabelos.
Misture meio abacate com um iogurte e uma colher de sopa de azeite de oliva, até obter uma papa uniforme. Aplique no cabelo, envolva a cabeça com papel de alumínio e deixe actuar por 20 minutos. Findo o tempo lave normalmente.

Curiosidades sobre o abacate


Apesar dos exploradores espanhóis apenas terem descoberto o abacate em 1519 no México, o testemunho de desenhos e artefactos encontrados em escavações antigas, levam acreditar que o abacate já é consumido há mais de 10 000 anos na América. Os astecas usavam os abacates no embelezamento da pele e do cabelo.
Um comentário:
  1. Muito boa matéria. Adoro abacate e ficava receoso de comê-lo em excesso. Vou continuar a degustá-lo, claro que com moderação.

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