Benefícios do dióspiro (caqui)

Benefícios e propriedades do dióspiro (caqui)

O dióspiro ou caqui é um fruto sazonal, denominado como fruto divino, o seu nome deriva do grego diospyron, que significa comida dos Deuses. É um fruto repleto de benefícios, é nutritivo, rico em vitaminas, minerais, fibras dietéticas solúveis e insolúveis, que se destaca-se pelas propriedades, alcalinizantes, anti-oxidantes, anti-cancerígenas e anti hemorrágicas.Têm "personalidade própria" e só se deixa comer quando bem maduro, devido aos taninos presentes na sua polpa que deixam um trave na boca com uma sensação áspera e desagradável se comido em verde.

Oriundo da Ásia o dióspiro difundiu-se pelo resto do mundo pelos seus benefícios à saúde, doçura e beleza, que com o seu tom laranja avermelhado anuncia e embeleza a chegada do Outono: (Cultivo da árvore do dióspiro)

O dióspiro é uma fruta muito doce e devido a essa doçura muita gente opta por consumi-lo como sobremesa. Experimente polvilhá-lo com canela e surpreenda-se com os sabores que a natureza oferece.

Principais propriedades e benefícios do dióspiro


O dióspiro (caqui) é uma fruta rica em nutrientes, contém fibras, cálcio, ferro, manganês, magnésio, potássio, zinco, carboidratos, vitaminas A, B1, B2 e C e grandes quantidades de cálcio. Os nutrientes básicos que o nosso corpo precisa para estar em equilíbrio. Estas substancias ajudam na redução do mau colesterol, contribuem com a produção do colágeno, melhoram a absorção do ferro e propiciam a sensação de saciedade, entre outros.

Previne o envelhecimento precoce


Os dióspiros são ricos numa serie de vitaminas das quais se destacam a vitamina A, o betacaroteno, o licopeno, luteína, entre outras. Estas substancia são detentoras de poderes anti oxidantes e anti-inflamatórios, capazes de atrasar o stress oxidativo das células, prevenir os sinais do envelhecimento precoce e das doenças degenerativas, onde se inclui o cancro e a doença de Alzeimer.

O dióspiro estimula o sistema imunológico


O dióspiro (caqui) é um dos frutos mais ricos em ácido ascórbico, mais conhecido por vitamina C, um poderoso anti oxidante que estimula o sistema imunitário e aumenta a resistência do nosso corpo contra os agentes infecciosos e radicais livres e assim prevenir várias doenças infecciosas e degenerativas Um só dióspiro chega a conter aproximadamente 80% da nossa necessidade diária de vitamina C.

Melhora a saúde dos olhos


Os radicais livres são os principais causadores dos danos da retina e consequentemente da perda de visão. O dióspiro contém grande quantidade de substancias antioxidantes como a zeaxantina um carotenoide que protege a visão, melhora a saúde da retina, atenua a degeneração macular (DMRI) e a formação de cataratas.

Os dióspiros no mundo da cosmética


As propriedades do dióspiro também beneficiam a pele, quando ingerido e quando aplicado sob a forma de mascara facial, hidratam, nutrem a pele e previnem as rugas. Esmague um dióspiro e misture com uma gema de ovo e sumo de maio limão. Aplique a mascara de dióspiro no rosto e deixe actuar por dez minutos.

10 comentários:

  1. adorei as dicas vou adicionar o caqui no meu cardapio

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha! Eu já Amo Caqui, agora com essas dicas.top! AMEI!

    ResponderExcluir
  3. fIQUEI CONTENTE EM SABER UDO, ALEM DE SER UM DOS MEUS PREFERIDOS TAL COMO AQUI DIZEREM SER UMA fDAS FRUTAS DOS DEUSES.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6.5.18

    sempre comi para mim é a fruta mas doce que existe o único problema que é uma fruta cara.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6.5.18

    sempre comi é uma fruta muito doce o problema que é uma fruta cara.

    ResponderExcluir
  6. Adoro este fruto. Desconhecia a maior parte dos seus benefícios. Se já comia muitos agora vou comer um todos os dias enquanto os tivermos.

    ResponderExcluir
  7. Gosto imenso deste fruto só não sabia que era tão bom para a saúde... Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de diospiro.

    ResponderExcluir
  9. Temos na chácara um pé. Colher ele maduro no pé ele fica mais doce e mais saboroso. E um pe da muitos frutos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...