20.12.16

Utilidades da casca de laranja

Utilidades da casca de laranja

A laranja é bem conhecida, uma fruta saborosa repleta de vitaminas e cheia de propriedades para a saúde (benefícios da laranja), mas e a casca?
Por desconhecimento, habitualmente a casca  da laranja é descartada, no entanto esta parte da laranja é rica e contêm muitas propriedades para a saúde e não só (benefícios da caca de laranja)

Ideias para reaproveitar a casca da laranja


Existem muitas utilidades práticas para o uso da casca de laranja, seja na cozinha, na limpeza ou no jardim. Aqui abaixo ficam algumas dicas do que poderá fazer com a preciosa casca de laranja.

Repelente de insectos e gatos

Para repelir formigas, mosquitos e moscas, coloque as cascas de laranja nas árias atingidas. A casca de laranja contém uma substancia "o limoneno" que não agrada nada a estes insectos.
Espalhe-a também no jardim para afastar gatos, eles não gostam do cheiro forte libertado e evitarão o local.

Limpador multiusos

Coloque algumas cascas de laranja numa jarra e acrescente vinagre branco até as cobrir. Deixe macerar por 4 semanas, mexendo a mistura periodicamente. Posteriormente dilua o preparado em duas partes de água iguais e use como qualquer outro multiuso, nas janelas, nos pisos, em azulejos e até banheiras com bolor.

Acendalhas de casca de laranja

Acenda a churrasqueira com cascas de laranja secas e fuja aos químicos da maioria das acendalhas comercializadas. A casca da laranja seca contêm substancias inflamáveis que permitem um acendimento eficaz.

Ambientador caseiro

Seque a casca da laranja e triture-a depois de seca. Coloque-a em saquinho de pano ou outro material poroso e espalhe-os pela casa, pelos armários e gavetas. Poderá usar a casca da laranja cortada à medida no difusor eléctrico e obter uma suave fragrância a laranja capaz de afastar mosquito, de um modo económico e saudável.

Limpeza do microondas

Coloque uma taça com a casca de 4 laranja e água no microondas. Accione a potencia máxima por uns 3 minutos e deixe o aparelho fechado por mais uns curtos minutos. O vapor da água associado ao ácido cítrico vai humedecer as sujidades e soltá-las.

Cheiro a chulé nos sapatos 

Siga os passos tal qual o ambientador caseiro. Seque as cascas, pique-as e meta-as em saquinhos. Coloque estes saquinhos dentro dos sapatos com cheiro a chulé e naturalmente vão absorver os maus cheiros.

Vidros mais brilhantes

Com o uso e o tempo o material de vidro, pelo acumulo de minerais na superfície torna-se opaco. Para inverter este efeito, mergulhe os copos, taças ou outros objectos num recipiente com água quente e um punhado de cascas de laranja, por uns 5 minutos. Lave depois as peças de vidro como habitualmente.

Polir moveis de madeira

A lado interior da casca ou seja a parte branca é muito útil para polir moveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário

LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...