1.3.17

Benefícios da arruda

Benefícios e propriedades da arruda

A arruda é uma planta medicinal e aromática com propriedades importantes para a saúde. Dispõe de acção analgésicas, anti inflamatórias, fortificante, calmantes e febrífugas. Contudo esta planta é classificada como tóxica e requer alguns cuidados.
Esta planta medicinal também é alvo de crenças, na sabedoria popular é usada para espantar maus espíritos, mau olhado e mal de inveja, este facto leva-a a ser conhecida popularmente por planta que espanta o mau olhado.

Principais benefícios e propriedades da arruda para a saúde


Ajuda a regular os ciclos menstruais: A arruda é indicada para as mulheres que necessitam de regular o seu ciclo menstrual e de atenuar as dores menstruais. Ela estimula o útero e provoca o sangramento menstrual. Por tal, ela não deve ser consumida por mulheres grávidas, sob o risco de provocar um aborto ou o parto prematuro nas gestões mais avançadas.

A arruda no tratamento de varizes: A planta contém rutina também conhecida por vitamina P. Uma vitamina que actua no fortalecimento e resistência dos vazos sanguíneos, prevenindo a sua ruptura.

Trata a conjuntivite: Arruda age como um antibiótico natural nos casos da conjuntivite bacteriana. Amoleça as folhas de arruda e acrescente água mineral fervida e arrefecida. Posteriormente embeba discos de algodão nessa água, esprema e aplique sobre os olhos fechados. Esta prática também beneficia os olhos cansados.

Afasta as energias negativas: Alguns povos têm utilizado esta planta medicinal com o fim de afastar, maus espíritos, mau olhado e mal de inveja. É colocada nos ambientes que visam a protecção ou atrás da orelha na protecção pessoal.

Benefícios da arruda no alivio das dores: A planta  têm acção anti inflamatória e analgésica. O chá de arruda não elimina a doença, mas ajuda a amenizar os sintomas e as dores provocadas por inflamações como o reumatismo gota, dor de garganta, artrite, artrose e dores de ouvido.

Contra a nevralgia: A nevralgia é a inflamação dolorida dos nervos e é amenizada pela arruda que contém enzimas capazes de desinflamar os nervos afectados.

Tratamento de feridas: Contém propriedades anti bacterianas e anti inflamatórias que resultam numa excelente opção no tratamento de feridas e outras agressões da pele. É recomendado a lavagem da zona afectada com a infusão de arruda.

Curiosidades sobre a arruda


A arruda também é usada como repelente de moscas, mosquitos e baratas. Pode ser usada em vaporizadores, queimadores ou em varas de incenso.
No couro cabeludo o óleo essencial de arruda também é usado para afastar os piolhos.

Ao longo da historia a planta têm sido indicada contra uma gama extensiva de venenos. Na idade média era usada como um antídoto nas mordidas de cobra e contra a picada de vários tipos de insectos.

A arruda também é conhecida por: ruta, arruda do povo, arruda doméstica,  hortensis, ruda, ruta-dos-jardins, ruta-de cheiro-forte e ruta fedorenta.

Contra indicações da arruda


O consumo continuo do chá de arruda pode acarretar riscos ao fígado e rins. Não deve ser consumido por crianças com idade inferior a 6 anos, por mulheres em período de amamentação, nem por gestantes. A arruda deve ser evitada na gravidez, ela provoca a contracção das paredes musculares da parte interna do útero e provoca a menstruação. Algumas mulheres utilizam o chá de arruda para abortar, contudo o seu uso neste ciclo pode causar forte hemorragias e levar à morte.

Como a arruda é uma planta classificada como tóxica, recomenda-se que o seu consumo seja orientado por um médico.

A ingestão de doses elevadas da planta pode provocar sérios problemas como: dores abdominais violentas e outras complicações sistémicas que podem provocar a morte. O consumo considerado seguro para pessoas saudáveis é de 30 mg diárias.

Como fazer o chá de arruda


Coloque um colher de sobremesa de folhas de arruda numa chávena.
Verta água fervente por cima e cubra.
Mantenha assim até a infusão alcançar a temperatura adequada a beber.
Coe e beba.

Nenhum comentário:
Postar um comentário

LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...