8.6.17

Benefícios da manteiga de amendoim

Benefícios da manteiga de amendoim

A manteiga de amendoim é realente muito saudável, possui uma grande quantidades de nutrientes essenciais à saúde. É composta maioritariamente por gordura, seguida de proteína, carboidratos e fibras, é também uma excelente fonte de vitaminas do complexo B e de minerais como potássio, magnésio, ferro, fosforo, zinco, manganês, cobre e cálcio. Contém aínda antioxidantes como fitosteróis, resveratrol e ácido cumário que ajudam a prevenir certas doenças cardíacas e cancro.

Benefícios e propriedades da manteiga de amendoim


A manteiga de amendoim melhora a saúde cardíaca: Segundo alguns estudos, o consumo de manteiga de amendoim pode reduzir a incidência de problemas cardíacos. Um estudo publicado no British of Nutrition fundamentou que pessoas que comam manteiga de amendoim 4 vezes por semana podem reduzir o risco de morte devido a doenças cardíacas em 37%. Mais de 80% da gordura da manteiga de amendoim é constituída por gorduras insaturadas, que desempenham um papel importante na diminuição do mau colesterol (LDL) e no aumento do bom (HDL)

Ajuda a emagrecer: A gordura presente na pasta de amendoim é uma gordura boa, que além de reduzir o mau colesterol e aumentar o bom, como já foi descrito acima, ela também cria uma sensação de saciedade e consequentemente reduz a vontade de comer e de petiscar entre refeições. Além disso ela fornece ómega 9, que entre outros benefícios activa a adiponectina, uma hormona que faz com que o corpo produza energia a partir da gordura acumulada.

Aumenta a massa muscular: Contém proteínas que potenciam a construção muscular, além disso também é composta por potássio que equilibra o fluido do corpo, o magnésio que ajuda no desenvolvimento dos músculos e dos ossos, juntos ajudam à formação da massa muscular e agilizam a recuperação de músculos cansados. A melhor altura para comer manteiga de amendoim é antes ou depois de actividades intensivas, já que ela oferece muita energia.

Reduz o risco de diabetes tipo II: Segundo um estudo publicado no Journal of the American Medical Association, o consumo de 4 a 5 colheres de sopa de manteiga de amendoim por semana pode reduzir em 30% o risco de contrair diabetes. A pasta de amendoim contém gorduras insaturadas, que ajudam na melhoria da sensibilidade à insulina.

Informação nutricional aproximada por colher de sopa de manteiga de amendoim


  • Energia: 94 kcal 
  • Proteínas: 4,01 g
  • Hidratos de carbono: 3,13 g
  • Açúcares: 1,48 g
  • Lípidos: 8,06 g
  • Fibras:1 g
  • Sódio: 73 mg
  • Potássio: 104 mg

Para melhor compreender todas as vantagens e propriedades desta manteiga, sugiro que vejam também ⇒ benefícios do amendoim para a saúde

Na sua essência a manteiga de amendoim é um produto saudável, contudo existem no mercado produtos compostos por aditivos prejudiciais à saúde, onde estão incluídos o sal açucares e gorduras hidrogenadas.

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