Benefícios das folhas de batata doce

Benefícios das folhas de batata doce

Já todos ouviram falar dos benefícios da batata doce, mas sabiam que as folhas também são possuidoras de grandes méritos? É isso mesmo, as folhas das batatas doces são comestíveis e possuem uma grande quantidade de nutrientes essenciais ao nosso organismo. São uma excelente fonte de anti oxidantes, Vitamina C, Ácido Fólico, Niacina, Ácido fólico, Riboflavina e outras Vitaminas como a A, K e complexo B. São aínda uma notável fonte de minerais como: cálcio, ferro, zinco e cobre.

Segundo um estudo norte Americano publicado na revista HortSience,  toda a planta de batata doce é rica em ácido ascórbico, Tiamina, Riboflavina e vitamina B6, no entanto as concentrações variam conforme as partes da planta.

As folhas de batata doce são ricas em várias substancias que lhe conferem benefícios: anti inflamatórias, anti mutagénicas, anticancerígenas, antidiabéticas. Estas propriedades são de extrema importância no que se trata de prevenção de várias doenças como as degenerativas e o cancro, entre muitas outras.

Os principais benefícios das folhas de batata doce para a saúde


Combatem o envelhecimento precoce e todas as doenças que dai advém: As folhas de batata doce são ricas em polifenóis, substancias anti oxidantes que combatem o envelhecimento precoce e vários tipos de doenças das quais de destacam as degenerativas e vários tipos de cancro.

Contra gripe e constipações: As folhas de batata doce melhoram o sistema imunológico, um fator de grande importância quando se trata de combater gripes e constipações entre outras doenças.

Melhoram a saúde dos ossos: Elas são ricas em Vitamina K, que é essencial para a construção de ossos fortes, otimiza a fixação do cálcio nos ossos e deste modo melhora a densidade óssea e previne a osteoporose.

Previnem algumas doenças do coração: A batata doce é rica em vitamina K,  a prevenir a arteriosclerose e a calcificação das artérias, além disso também ajuda a reduzir a inflamação e a equilibrar  a pressão sanguínea, Encontramos também esta vitamina em grandes quantidades na couve de bruxelas e nos: brócolos.

Infusão de folha de batata doce


O chá, ou melhor a infusão de folhas de batata doce ajuda a desinflamar a garganta, alivia as dores de dentes, cura feridas da boca, problemas de gengivas e ajuda a acelerar a cicatrização após a extração de dentes. O método consiste em fazer bochecho da infusão das folhas de batata doce várias vezes ao dia.

Melhoram o funcionamento do sistema digestivo: O chá de folhas de batata doce alivia as dores de estômago, reduz as náuseas e a diarreia.

Esta mesma infusão também serve para curar frieiras. Lave os pés com ela e mantenha-os mergulhados por uns 10 minutos, depois seque-os bem.

Preparação da infusão: Aqueça o equivalente a uma chávena de água. Coloque uma folha de batata doce, abafe e deixe a macerar por 10 a 15 minutos. Coe e beba de seguida.
Esta infusão é tomada 3 vezes ao dia.

Curiosidades sobre as folhas de batata doce


Nalguns meios rurais dá-se chá de folha de batata doce aos animais que se suspeita terem comido algo envenenado. Segundo a experiência deles as chances dos animais sobreviverem são muito maiores.

Com um sabor delicado e textura macia as folhas de batata doce cozidas ou salteadas prestam-se à substituição de outros legumes em vários tipos de pratos, com a vantagem de serem mais ricas em nutrientes e possuírem mais fibras que a maioria dos vegetais.

8 comentários:

  1. Mas como encontramos as folhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas lojas onde se vende raízes, ou pegue uma batata e plante em um vaso... rapidamente vc terá lindas folhas de batata!! Espero ter ajudado!!

      Excluir
    2. Se vc não encontrar em alguma horta, compre uma batata e deixe a brotar e plante em uma garrafa pet,a rama dela vai se espalhar rapidamente

      Excluir
    3. Quando tiver uma batata a deitar brotos, pode cortar um bocadinho da batata com o broto e meter a terra. poderá utilizar um vaso, se não tiver terreno.

      Excluir
  2. Nossa como batata doce é rica em benefícios a saude

    ResponderExcluir
  3. Muito bom aprender a fazer e usar o chá das folhas da batata doce. Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  4. Anônimo13.5.22

    Que maravilha mais uma pra comer salteada e fazer chá obrigado

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...