Xarope de cenoura

Xarope de cenoura caseiro

O xarope de cenoura é uma mesinha do tempo das avós, um xarope caseiro que era feito com o intuito de aliviar a tosse dos bebés. Este xarope de cenoura é um excelente remédio natural, uma grande ajuda em diversos distúrbios respiratórios, que pode ser consumido tanto por crianças tanto por adultos.

Porque é que este xarope de cenoura é tão bom?


Antes de mais, é preciso ter em conta que a tosse não é a inimiga, ela é uma reacção do nosso organismo e têm como função a eliminação de agentes irritantes e prejudiciais. Como tal a nossa preocupação deve concentrar-se no alivio a irritação, na limpeza das vias aéreas e na suavização dos canais. E é precisamente nisso que o xarope de cenoura caseiro é bom.

Possui propriedades expectorantes e antioxidantes, que ajudam a aliviar e a eliminar as irritações que provocam a tosse.
Alivia os sintomas da gripe, constipações e resfriados, promovendo o alivio do congestionamento das vias respiratórias.
Ajuda a eliminar secreções, o catarro do nariz, da garganta e dos pulmões.
Detém propriedades suavizantes, que ajudam a amaciar os canais.
É um remédio totalmente natural sem adição de substancias químicas.
A cenoura detém propriedades medicinais importantes que fazem dela uma boa aliada nos tratamentos dos problemas pulmonares e respiratórios. Leia: Benefícios da cenoura

Como fazer o xarope de cenoura caseiro


Xarope de cenoura para adultos:
1 cenoura
2 colheres de sopa de açúcar
Sumo de meio limão
1 colher de sopa de mel
 Coloque as rodelas de cenoura num frasco de vidro.
Cubra-a com o mel, o sumo de limão e o açúcar amarelo.
Deixe a macerar por 24 horas com o frasco destapado.

Xarope de cenoura para bebés:
1 cenoura cortada em rodelas finas
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
 O xarope de bebé é feito do mesmo modo, mas apenas com os dois ingredientes indicados. As crianças com idade inferir a um ano não podem consumir mel. O mel pode conter vestígios da bactéria clostridium botolinum e provocar o botulismo infantil. As crianças pequenas não têm o sistema gastro intestinal completamente desenvolvido e são mais sensíveis e vulneráveis a este bacilo.

Posologia:

As crianças devem tomar uma colher de sopa três vezes ao dia. Nos adultos recomenda-se a toma de duas colheres de sopa três vezes ao dia. O xarope poderá ser utilizado enquanto os sintomas de tosse e catarro persistirem, contudo é de ter em conta que a tosse e o catarro podem implicar algo mais sério, por conseguinte o xarope de cenoura é apenas um adjuvante e nunca deve descartar uma ida ao médico.

Curiosidades sobre o xarope de cenoura


Na antiga Roma o xarope de cenoura era dado aos soldados, quando eles apresentavam sintomas de tosse e catarro, ou outras patologias respuratorias.

O xarope deve ser tomado com alguma moderação, pois contém açúcar, por tal é contra indicado a diabéticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...