Benefícios do araçá para a saúde

Benefícios do araçá para a saúde

Cientificamente o araçá é conhecido pelo nome de Psidium Cattleiamum, provém de uma árvore nativa do Brasil, o araçazeiro, uma planta que é formado por mais de 150 espécies.
O araçá é um fruto pequeno que se assemelha a uma baga, com a casca amarela ou rosada conforme o tipo. Contém polpa de um amarelo esbranquiçado, doce, suculenta, com um ligeiro toque ácido e com sementes.

Trata-se de um fruto com diversos benefícios medicinais e muito utilizado na medicina popular. As suas propriedades são várias e vão desde acção anti inflamatória, antioxidante, adstringente e mucilaginosa. Conta aínda com cálcio, ferro, fosforo e várias vitaminas, entre elas a A, B e C. Possui também um importante teor de carotenóides e antocianinas. A folha do araçazeiro conta igualmente com inúmeras vantagens.

Benefícios e propriedades do araçá para a saúde


Previne gripe e resfriados: O araçá contém alto teor de vitamina C, mais que alguns frutos cítricos. Além de estimular o sistema imunitário contra diversas doenças, esta vitamina também colabora com a prevenção do escorbuto.

O araçá previne a obstipação: Ele é rico em fibras dietéticas, bem conhecidas pela cooperação no bom desempenho do sistema digestivo e consequentemente na saúde geral. Elas estimulam a digestão, ajudam na formação do bolo fecal, beneficiam a flora intestinal e facilitam o transito intestinal. (Benefícios das fibras alimentares)

Melhora o funcionamento da tiróide: O araçá é rico em cobre, um mineral que estimula o metabolismo da tiróide e a ajuda a regular a produção e absorção de hormonas.

O araçá ajuda a prevenir o cancro: Ele é rico em anti oxidantes capazes de combater os radicais livres responsáveis pela oxidação das células. Um factor muito importante quando se trata da prevenção e da restrição de doenças cancerígenas.

Curiosidades sobre o araçá


O araçá não é fácil de encontrar, porém ele provém de uma pequena árvore o araçazeiro com cultivo fácil e rápido, mesmo em vaso é bem simples produzir os próprios frutos. (Cultivo e produção de araçá)

O araçá normalmente é consumido ao natural, mas também dá origem a deliciosos doces, geleias, sumos e como constituinte de algumas sobremesas

Como já foi referido existem bastantes espécies deste fruto sendo a mais comum o araçá vermelho, o araçá amarelo, o araçá da praia, china guava e araçá do campo, entre outros.

A madeira do araçazeiro é de longa durabilidade e é utilizada na construção civil, em cabos de ferramentas ou simplesmente em lenha, devido ao seu rápido crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...