Benefícios do araçá para a saúde

Benefícios do araçá para a saúde

Cientificamente o araçá é conhecido pelo nome de Psidium Cattleiamum, provém de uma árvore nativa do Brasil, o araçazeiro, uma planta que é formado por mais de 150 espécies.
O araçá é um fruto pequeno que se assemelha a uma baga, com a casca amarela ou rosada conforme o tipo. Contém polpa de um amarelo esbranquiçado, doce, suculenta, com um ligeiro toque ácido e com sementes.

Trata-se de um fruto com diversos benefícios medicinais e muito utilizado na medicina popular. As suas propriedades são várias e vão desde ação anti inflamatória, antioxidante, adstringente e mucilaginosa. Conta aínda com cálcio, ferro, fosforo e várias vitaminas, entre elas a A, B e C. Possui também um importante teor de carotenoides e antocianinas. A folha do araçazeiro conta igualmente com inúmeras vantagens. Leia também: Os benefícios da infusão das folhas de araçá.

Benefícios e propriedades do araçá para a saúde


Previne gripe e resfriados: O araçá contém alto teor de vitamina C, mais que alguns frutos cítricos. Além de estimular o sistema imunitário contra diversas doenças, esta vitamina também colabora com a prevenção do escorbuto.

O araçá previne a obstipação: Ele é rico em fibras dietéticas, bem conhecidas pela cooperação no bom desempenho do sistema digestivo e consequentemente na saúde geral. Elas estimulam a digestão, ajudam na formação do bolo fecal, beneficiam a flora intestinal e facilitam o transito intestinal. (Benefícios das fibras alimentares)

Melhora o funcionamento da tiroide: O araçá é rico em cobre, um mineral que estimula o metabolismo da tiroide e a ajuda a regular a produção e absorção de hormonas.

O araçá ajuda a prevenir o cancro: Ele é rico em anti oxidantes capazes de combater os radicais livres responsáveis pela oxidação das células. Um fator muito importante quando se trata da prevenção e da restrição de doenças cancerígenas.

Curiosidades sobre o araçá


O araçá não é fácil de encontrar, porém ele provém de uma pequena árvore o araçazeiro com cultivo fácil e rápido, mesmo em vaso é bem simples produzir os próprios frutos. (Cultivo e produção de araçá)

O araçá normalmente é consumido ao natural, mas também dá origem a deliciosos doces, geleias, sumos e como constituinte de algumas sobremesas

Como já foi referido existem bastantes espécies deste fruto sendo a mais comum o araçá vermelho, o araçá amarelo, o araçá da praia, china guava e araçá do campo, entre outros.

A madeira do araçazeiro é de longa durabilidade e é utilizada na construção civil, em cabos de ferramentas ou simplesmente em lenha, devido ao seu rápido crescimento.

2 comentários:

  1. Eu moro franco da rocha tenho tiroide me ajude a encontrar o araçá eu preciso muito qualquer duvida no telefone por mensagem 11 98033 0543 com aparecida obrigado

    ResponderExcluir
  2. VOCÊ ADQUIRE NESSES CAMINHÕES QUE VENDEM MUDAS

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...