Benefícios do tamarindo

Propriedades e benefícios do tamarindo `saúde

O tamarindo é uma vagem alongada que varia dos 5 cm aos 15 cm de comprimento. Possui uma casca dura e quebradiça, que guarda no seu interior 3 a 8 sementes duras revestidas por uma deliciosa polpa agridoce. 100 gr dessa polpa contém aproximadamente 272 calorias, 54 mg de cálcio, 108 ml de fosforo, 1 mg de ferro. Além disso o tamarindo apresenta uma quantidade significativa de fibras, de vitaminas C, E e do complexo B, entre outros nutrientes importantes à saúde.

Alguns estudos têm apontado várias atividades farmacológicas, entre elas a ação anti inflamatória, anti oxidante e analgésica, todas estas atividades atuam no nosso corpo de diversas formas, veja aqui abaixo algumas delas:

Principais propriedades e benefícios do tamarindo


Previne a anemia: O tamarindo é rico em ferro e outros elementos que auxiliam na prevenção e tratamento da anemia. Uma porção do fruto pode fornecer mais de 10% da necessidade diária de ferro. Uma fonte saudável deste mineral garante a contagem de glóbulos vermelhos adequados ao organismo e desta forma permitir uma melhor oxigenação de vários músculos e órgãos, onde se inclui o coração.

Estimula o sistema imunológico: O fruto contém propriedades antioxidantes e detém vitamina C, que ajudam o organismo a defender-se de diversas agressões provocadas por microrganismos patogênicos ou outros elementos estranhos.

Reduz a inflamação: Como já foi referido o tamarindo possui ação anti inflamatória e analgésica, capazes de reduzir várias inflamações e atenuar a dor. Desta forma o tamarindo auxilia no tratamento da gota, da artrite, das dores de cabeça, irritações nos olhos e várias condições reumáticas.

Melhora a função digestiva: O tamarindo contém enzimas que melhoram a digestão e estimulam a atividade da bílis. Acresce aínda das vantagens da fibra que similarmente ajuda a digestão e melhora a saúde do aparelho digestivo no geral. Como é considerado um laxante natural o tamarinho melhora os quadros de prisão de ventre. em contrapartida a ação da fibra  ajuda igualmente a reduzir a perda de fezes, sendo útil contra a diarreia cronica.

Melhora a saúde cardiovascular: Dentro dos vários benefícios do tamarindo, destaca-se também a sua ação cardio protetora. Alguns estudos têm referenciado o tamarindo como um adjuvante na redução do colesterol e da pressão alta, dois fatores de risco diretamente ligados às doenças cardíacas.

Melhora a função nervosa: O fruto é rico em vitaminas do complexo B, mais especificamente a vitamina B1, que é reconhecida pela sua ação benéfica na função nervosa e que também contribui com a saúde dos músculos e do coração.

Ajuda a perder peso: Sabe-se que o tamarindo é uma boa fonte de fibras, que contribuem com a sensação de saciedade e controle do apetite. Além disso o fruto é rico em ácido hidroxicítrico, que está associado à inibição de uma enzima que leva ao armazenamento de gordura, contudo é de salientar que são necessárias mais pesquisas cientificas para comprovarem totalmente este facto.

Curiosidades sobre o tamarindo


Conforme já foi dito acima, o tamarindo é o fruto do tamarindeiro e não é o único que oferece benefícios, as folhas da árvore são identicamente de grande importância à saúde, especialmente na redução do colesterol e na prevenção da placa nas artérias. São utilizadas sob a forma de infusão à razão de uma colher de sopa de folha seca para 300 ml de água. O procedimento é igual a outras infusões, coloca-se a água a ferver, desliga-se e coloca-se as folhas la dentro e deixa-se em repouso por alguns minutos. Divida a toma da bebida ao longo do dia, 100 ml de manhã, outra dose à tarde e finalmente a ultima à noite.

As sementes do tamarindeiro germinam muito bem e é muito fácil fazer crescer a árvore em casa. Veja aqui os pormenores: Cultivo do tamarindeiro

O tamarindo têm uma leve ação fluidificante no sangue, como tal o seu consumo excessivo requer algum cuidado nas pessoas que padecem de problemas de coagulação do sangue. Este cuidado alonga-se a pessoas que tomam aspirina ou outros medicamentos que promovem a diluição do sangue.

O tamarindo ajuda a reduzir a pressão alta, de modo que deve ser consumido com algum cuidado por pessoas que sofrem de pressão baixa.
O fruto contém inúmeros benefícios para a saúde, sendo utilizado em remédios fito terapeutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...