Benefícios da Lavanda (Lavandula angustifolia)

Benefícios da Alfazema (Lavanda ou rosmaninho)

A Lavanda também conhecida por Alfazema ou rosmaninho, é uma planta perene de pequeno porte que pertence ao género Lavandula e à família das lamiaceae. Cresce espontaneamente em grande parte do território Português e dá-se muito bem em vasos no parapeito das janelas. (Cultivo da lavanda)

A lavanda (Lavandula angustifolia) é uma planta com grande interesse medicinal e possui uma vasta utilização na área da cosmética. Os seus benefícios devem-se às suas propriedades relaxantes, analgésicas, antibacterianas, antifúngicas, anti inflamatórias, antissépticas, diuréticas, carminativas e sedativas. É utilizada para o tratamento da ansiedade, problemas de estômago, na desinfeção de ferimentos, picadas de insetos, dores de cabeça e do corpo entre muitos outros usos.

Principais benefícios e propriedades da lavanda


A lavanda têm efeitos calmantes: A planta atua sobre o sistema nervoso central e estimula a produção de melatonina. Ajuda a acalmar, reduz o stress, a ansiedade, o cansaço, a insônia e a irritabilidade. Nos casos de stress e insônias é muito compensador colocar até três gotas de óleo de lavanda no travesseiro antes de dormir. Em aromaterapia também é colocada uma gota de óleo essencial de alfazema no topo do colchão das crianças com o fim de as acalmar. Se pretende relaxar adicione algumas gotas de óleo essencial no banho.

Contra picadas de insetos ou mordidas de bichos: A lavanda possui propriedades antissépticas e repelentes. O óleo essencial de lavanda ajuda a diminuir as sequelas das picadas de mosquitos, melgas, vespas, aranhas e cobras. Também funciona como repelente quando é esfregado óleo essencial ou a planta fresca na pele.

Contra dores de cabeça: A lavanda é muito boa no combate das dores de cabeça,  da enxaqueca e várias outras dores do corpo incluído as do reumatismo. Trata também a labirintite um distúrbio no ouvido que provoca tonturas e mau estar. Para o efeito poderá beber a infusão da planta, ou aplicar umas gotas de óleo essencial nas têmporas ou usá-lo diluído e aplicá-lo nas zonas doridas e massajar.

Auxilia o sistema digestivo: A lavanda também funciona como um antiespasmódico, carminativo e como tónico digestivo, três propriedades importantes para o sistema digestivo. Facilita a digestão, auxilia no tratamento da flatulência, das náuseas, colite nervosa e do síndrome do intestino irritável.

Tratamentos de feridas e queimaduras: A alfazema ou lavanda têm ação fungicida, antibacteriana e anticética. O óleo essencial de lavanda trata e desinfeta feridas, queimaduras, dermatite, picadas de insetos e vários problemas de pele.

A lavanda também têm demonstrado resultados positivos no tratamento da pneumonia, da gripe, da febre tifoide, difteria, estafilococo e estreptococo.

Como usar a lavanda


Óleo de massagem da lavanda: A massagem com o óleo ajuda a aliviar os músculos doridos, o reumatismo, o edema e a celulite. Por cada 100 ml de um óleo à escolha (exemplo: óleo de amêndoas doces) coloque 15 gotas de óleo essencial de lavanda.
Se pretender fazer diretamente com a planta, deve seguir os seguintes passos: Encha um frasco de vidro com  a lavanda seca e cubra-a com óleo à escolha. Convém não recalcar, a planta deve ficar solta. Coloque o frasco numa zona ensolarado por um período de 3 a 4 semanas. Findo o tempo coe e reserve em local fresco e escuro.

Infusão de Lavanda: faz-se à razão de duas colheres de sobremesa para um litro de água mineral. Ferva a água e quando esta levantar fervura acrescente as folhas. Tape e deixe a repousar por uns 10 minutos. Coe e beba 2 a 4 chávenas de chá ao dia.

Colonia de de lavanda: Têm uma fragrância agradável, ação repelente e calmante. Esta colonia é muito fácil de fazer é suave e pode ser usado por pessoas mais frágeis, com pessoas idosas e bebés.
Coloque 100 gramas de lavanda num frasco juntamente com meio litro de álcool de cereais a 70% e deixe de molho por uns 20 dias em local escuro. Depois de pronta coe, coloque num frasquinho e use-a para perfumar a roupa ou o corpo.

Curiosidades sobre a lavanda


As flores de lavanda são usadas em pot pourris, com o fim de afastar alguns insetos. As secas e colocadas em saquinhos de pano evitam o ataque de traças nos armários das roupas.

O principal interesse comercial do cultivo da planta, está na extração de óleo que é utilizado como anti séptico na aromaterapia e na industria cosmética. O óleo é obtido através da destilação das flores, folhas e caules.

A lavanda também é conhecida por rosmaninho, apesar de haver uma certa tendência para confundir o rosmaninho com o alecrim, Talvez pelo facto do nome do alecrim em latim ser Rosmaninhus medicinales, porém nada têm haver. Compare as diferenças e consulte: Benefícios do alecrim

Na segunda guerra mundial a lavanda era utilizada como antisséptico na limpeza dos ferimentos dos soldados magoados.

Na idade média,  era queimada nos quartos dos doentes da peste Bubônica (Conhecida por peste negra), com o objetivo de evitar a propagação da doença.

No campo das crenças populares, em África as mulheres colocavam raminhos de lavanda com a finalidade de se protegerem contra os maus tratos dos maridos.

Nomes populares: Alfazema, rosmaninho, rosmino, lavândula.

Contra indicações e cuidados com a alfazema


O principal efeito colateral do uso excessivo da alfazema, é o excesso de sonolência.
Por falta de conhecimento a alfazema é contra indicada a mulheres grávidas.
Tal como na maioria das plantas, o uso continuo deve ser evitado, sob o risco de provocar alguma toxicidade.
O uso prolongado do óleo essencial de Alfazema sobre a pele deve ser evitado, sob o risco de causar alergias e irritações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...