Perder peso cuidando da flora intestinal

Perder peso cuidando da flora intestinal

Alguns estudos sugerem que o segredo para perder peso não está nas dietas e sim na saúde e composição da nossa flora intestinal. Ao que parece os tipos de bactérias existentes no nosso intestino intervém com a acumulação de gordura no nosso organismo, muito mais que outros factores como por exemplo o tipo de alimentação. Porém também se sabe que alguns comportamentos alimentares influenciam directamente a flora intestinal.
Assim o cita um estudo realizado no Centro da Ciência do Genoma e Sistemas Biológicos da faculdade de Medicina da Universidade de Washington e publicado na revista Norte Americana Science

O estudo foi feito em laboratório em dois grupos de ratos saudáveis. Num dos grupos foram injectadas as bactérias (Filo Firmicutis) mais frequentes no intestino de pessoas obesas , no outro foram injectadas as bactérias (Filo Bactéroidetes) frequentes em pessoas magras.
Num curto período de tempo os animais que receberam as bactérias da flora intestinal dos obesos começaram a engordar, os outros não sofreram alterações.

Os estudos continuam e sugerem a transferência de bactérias do intestino de indivíduos magros e saudáveis no intestino de quem sofre de obesidade como forma de controle da obesidade. Esta é uma nova nova esperança para quem sofre de excesso de peso.

Como é que a flora intestinal pode influenciar o nosso peso


A flora intestinal é povoada por um conjunto de bactérias que se aproveitam de nutrientes que o nosso corpo não utiliza e simultaneamente sintetiza outros nutrientes que nos são úteis facilitando a sua absorção através do nosso intestino, acresce aínda a vantagem destas bactérias nos protegerem de outros microorganismos patogénicos. Em resumo podemos afirmar que temos aqui um processo de simbiose, quando dois organismos vivem em comunhão com vantagens mutuas.

Quando a flora intestinal é equilibrada é feita uma melhor digestão doa alimentos e existe uma maior protecção contra o que nos é nocivo e que nos podem levar a vários processos inflamatórias.
Alguns dos sintomas de uma flora intestinal desequilibrada poderão passar por:
➢Flatulência excessiva
➢Distensão abdominal
➢Obstipação ou diarreia

Principais motivos do desequilíbrio da flora intestinal


Por norma este desequilíbrio dá-se por hábitos alimentares indevidos e comportamentos do quotidiano pouco recomendados.

➢Alimentação inadequada: A ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas, fritos, alimentos industrializados e processados, carnes vermelhas.

➢O uso excessivo de certos medicamentos: A toma abusiva e sistemática de certos medicamentos pode afectar seriamente a flora intestinal. Dentro desse tipo de fármacos destacam-se os antibióticos, anti inflamatórios e laxantes.
Existem até mesmo alguns estudos que sugerem que o aumento da obesidade a nível mundial poderá estar relacionado com o uso de antibióticos desde idades muito jovens. Esta crença não é desfundamentada já que se sabe que este tipo de medicamentes destrói a flora intestinal.

Como manter a flora intestinal equilibrada e saudável


A flora intestinal é como uma horta  é necessário cuidar muito bem dela para alcançar os objectivos, a melhor maneira de a manter saudável, perder algum peso e manter o nosso organismo livre de doenças, passa por:
➢Beber muita água, pelo menos um litro e meio por dia.
➢Não se automedicar
➢Consumir alimentos ricos em fibras como frutas e vegetais
➢Incrementar uma dieta equilibrada e saudável
➢Inclua alimentos probióticos na sua alimentação
➢Diminuir a ingestão dos alimentos processados e ricos em gordura

Um comentário:

  1. Ótimas dicas... Agora estou mais por dentro do que é certo e errado!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...