Quitosana (Chitosan) para emagrecer

Quitosana (Chitosan) para emagrecer

Actualmente os suplementos adquiriram uma grande importância nas dietas de quem se preocupa com a saúde. A quitosana igualmente conhecida por chitosan é um suplemento que promove a perda de peso enquanto estimula outros benefícios para o organismo, como a redução do colesterol e dos triglicerídeos.

A quitosana é um polissacarídeo catiônico é originado através da deacetilação da quitina que se encontra no exoesqueleto, ou seja na carapaça de crustáceos como lagosta, camarão e caranguejo. A quitina é uma fibra insolúvel com capacidade de absorver entre 6 a 10 vezes o seu peso em gordura.

No mundo dos suplementos destinados aos processos de emagrecimento a quitosana destaca-se como um dos mais capacitados. Há até quem afirme que a quitosana emagrece, mesmo sem  a prática de exercício físico ou mudanças de dietas alimentares, porém esta afirmação nunca foi comprovada.

A quitosana emagrece mesmo?


Sim emagrece. A quitosana ajuda a emagrecer pelo facto de captar as gorduras e eliminá-las sem que sejam absorvidas pelo organismo, por isso ela é conhecida de "esponja de gordura".
Depois de ingerir a quitosana em pó ou em cápsulas, ela dissolve-se forma um gel no estômago com a capacidade de se juntar às moléculas da gordura ingeridas, formando uma massa que o organismo não consegue absorver. Este mecanismo permite uma diminuição do valor calórico das refeições, uma vez que as gorduras não são absorvidas e são eliminadas através das fezes.

A quitosana também actua como um supressor de apetite, visto que ao entrar no estômago se expande cria saciedade, reduz a compulsão alimentar e consequentemente leva à perda de peso.

Para potenciar os efeitos da quitosana e agilizar a redução do peso é recomendado manter uma dieta saudável, aliada à prática de exercício físico e à inclusão de hábitos saudáveis (Erros que deve evitar se pretende emagrecer)

Como tomar a quitosana


O modo de uso recomendado é de 1 a 3 cápsulas ao dia, antes das refeições principais.
A ingestão de quitosana deve ser feita 15 a 30 minutos antes da refeição, o tempo necessário para a cápsula se desfazer e criar o tal gel que se vai juntar às gorduras. A toma deve ser feita com bastante água, de modo a permitir a formação do gel. Tenha em conta que a dose diária não deve ser ultrapassada.

Durante o período de consumo de quitosana é imprescindível tomar de 1 a 2 litros de água por dia, um habito que que deveria fazer parte do quotidiano.

Antes de começar a usar a quitosana leia atentamente a bula que acompanha o suplemento. caso seja portador de doenças cronicas é recomendado aconselhamento médico.

Efeitos colaterais e contra indicações da quitosana


Embora algumas bulas do suplemento indiquem que a quitosana emagrece sem efeitos colaterais, alguns cuidados devem ser tidos em conta.

A  quitosana é uma fibra insolúvel, que tende a provocar prisão de ventre quando a ingestão de água é insuficiente, facilmente evitada com a toma satisfatória de líquidos.

A quitosana dever ser tomada com moderação, ela pode dificultar a absorção de alguns nutrientes essenciais à saúde, dentre os quais se encontra o ferro e  vitaminas K, E, D e A. Por outro lado sabe-se que algumas gorduras são importantes ao nosso organismo e também são bloqueadas pela quisotana.

Devem evitar a sua toma, as pessoas que sejam alérgicas ao marisco, mulheres em gestação, em processo de amamentação e crianças até aos 3 anos de idade.

Um comentário:

  1. Bem lembrado sobre o fato da quitosana poder causar prisão de ventre. Muitas pessoas se esquecem disso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...