Benefícios do Óleo fígado de bacalhau

Benefícios do Óleo fígado de bacalhau na saúde

O Óleo de fígado de bacalhau é uma das melhores fontes naturais de ácidos gordos essenciais, ómega 3 EPA e DHA, vitaminas A e D. Estes nutrientes desempenham um papel crucial  na saúde dos ossos, sistema cardiovascular, hormonal, imunológico, neurológico e reprodutivo.

O óleo fígado de bacalhau trás à memoria a infância dos nossos pais e avós, que eram incutidos pelos mais velhos a tomar uma colher por dia, com o intuito de ficarem mais fortes e mais resistentes às doenças. Hoje sabe-se que esta crença popular têm fundamentos, a ciência comprova-o. Naquele tempo a toma não era propriamente uma festa, o óleo de fígado de bacalhau têm um sabor desagradável, mas atualmente este inconveniente foi ultrapassado pela sua apresentação em forma de cápsulas.

15 benefícios do óleo de fígado de bacalhau


  • Reduz o risco de osteoporose
  • Ajuda a tratar depressões
  • Melhora a saúde do coração
  • Reduz a pressão arterial
  • Diminui o colesterol e triglicéridos
  • Atenua as dores nas articulações
  • Melhora a memoria e o desempenho intelectual
  • Melhora a saúde dos ossos
  •  Estimula o sistema imunitário
  • Reduz a incidência de alergias como asma
  • Previne problemas oculares como glaucoma
  • Ajuda a perder peso
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Reduz o risco de doenças autoimunes
  • Diminui o risco de desenvolver diabetes

Principais benefícios  propriedades do óleo de fígado de bacalhau


Melhora a saúde dos ossos: Com o tempo os nossos ossos perdem massa, especialmente após os 30 anos e após a menopausa nas mulheres. O óleo fígado de bacalhau contém a vitamina D, que ajuda a regular a absorção do cálcio pelos ossos e deste ajuda a desacelerar o processo da perda óssea e previne a osteoporose. 

Reduz as dores nas articulações: O óleo de fígado de bacalhau melhora os quadros de dor, de inflamação, rigidez articular e de artrite reumatoide. A toma de uma a duas cápsulas por dia pode melhorar consideravelmente estes processos e pode inclusive reduzir a necessidade da toma de anti inflamatórios.

Reduz a incidência das doenças cardiovasculares: As doenças cardíacas estão dentro das primeiras causas de morte no mundo. Os estudos têm comprovado que as pessoas que incluem uma alimentação rica em omega 3, têm apresentado um risco inferior de contrair doenças cardíacas em relação aos que apresentam uma dieta pobre em ómega 3.

Controla a ansiedade e nervosismo: Segundo vários estudos  uma colher de óleo de fígado de bacalhau por dia pode reduzir os sintomas da depressão e ansiedade. Um estudo estudo publicado no Journal of Affective Disorders sugere que quanto mais tempo a pessoa toma óleo de fígado de bacalhau, menos probabilidades têm de ficar deprimida. A vitamina D contida no óleo de fígado de bacalhau ajuda a estimular a produção de serotonina, uma hormona que propicia prazer, bem estar e saciedade. Além disso a toma do óleo de fígado de bacalhau têm sido associada à melhoria das funções cerebrais e à prevenção do declínio cognitivo onde está incluída a doença de Alzheimer.

Reduz as inflamações: O óleo de fígado de bacalhau contém ácidos graxos que reduzem as probabilidades de se sofrer de inflamações crónicas. A maioria das pessoas tem falta de ómega 3, este défice deve-se principalmente à má qualidade da alimentação. O consumo de alimentos processados, fritos, açucares refinados e gorduras, entre outros, levam a quadro de inflamação que está na origem da maioria das doenças. Consumir óleo de fígado de bacalhau ajuda a restabelecer o défice de ómega 3 e a reduzir a inflamação.

Melhora a saúde da pele: O óleo de fígado de bacalhau contém ácidos gordos essenciais que contribuem para melhorar o aspeto e a saúde da pele. Além disso a vitamina A também ajuda a prevenir o envelhecimento, o acne, os estragos provocados pela exposição solar e pelas condições adversas.

Melhora o sistema imunitário: O óleo de fígado de bacalhau contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário e deste modo ajuda a prevenir diversas doenças como o cancro e as doenças infeciosas.

Curiosidade sobre o óleo de fígado de bacalhau


O primeiro uso medicinal documentado sobre o óleo de fígado de bacalhau realizou-se na Inglaterra e deu-se em 1789, era usado com o fim de tratar o reumatismo. Mais tarde começou a ser administrado para combater o raquitismo. Já no ano de 1930 começou a ser dado às crianças com o fim de prevenir o raquitismo e outras maleitas causadas pelo défice de vitamina D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...