Benefícios Alho Porro (Alho francês)

Benefícios do Alho Porro ou alho francês na saúde
O sabor suave e versátil do alho porro têm conquistado os quatro cantos do mundo, mas não é de hoje que ele é valorizado, há já milhares de anos que ele é consumido pelo povo grego e romano.

O alho porro (Allium porrum) pertence à família das aliáceas, ele agrada o palato e é também é um excelente aliado da saúde. È uma boa fonte de folato, fibras, várias vitaminas e minerais. Contém anti oxidantes que protegem o organismo do efeito dos radicais livres, é dotado de propriedades antibióticas, digestivas, expetorantes, emolientes, diuréticas, estimulantes, laxantes e vermífugas.

Os principais 12 benefícios do alho porro


    Benefícios do Alho ou alho francês Porro na saúde
  1. Regula o colesterol
  2. Melhora a visão
  3. Previne infeções
  4. Desintoxica a pele
  5. Auxilia as dietas de emagrecimento
  6. Melhora a memoria
  7. Combate os parasitas intestinais
  8. Melhora a saúde dos cabelos
  9. Melhora as funções digestivas
  10. Previne doenças cardíacas
  11. Controla a pressão arterial
  12. Previne cálculos renais

Propriedades do alho porro ou alho francês para a saúde


Estimula o sistema imunológico: O alho porro, assim como a cebola e o alho comum, contém lisina, um aminoácido que estimula o sistema imunológico e favorece a produção de anticorpos. Além disso esta substancia favorece a absorção do cálcio e a formação das proteínas do organismo, entre outras funções.

Melhora a saúde cardiovascular: Segundo alguns estudos o consumo regular de alimentos ricos em fitoquímicos como flavonoides e sulfureto de alilo,(onde se encaixa o alho francês, a cebola e o alho) estão associado à redução do risco de contrair doenças cardíacas como enfartes, acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, entre outras.

Controla a pressão arterial: O alho porro têm ação vasodilatadora e diurética, que permitem a estabilização da pressão arterial. Ação vasodilatadora também influencia a libido, já que ao facilitar a passagem do sangue, vai ajudar a irrigar melhor todas as partes do corpo e aumentar o desejo sexual.

Prevenção do cancro: Segundo alguns estudos o consumo do alho porro está associado a um menor risco de desenvolver cancro. Esses mesmos estudos sugerem que os alimentos ricos em sulfuretos de alilo têm a capacidade de produzirem enzimas capazes de desintoxicar os agentes cancerígenos. São igualmente associados à capacidade de bloquearem e transformarem os nitratos contidos nos alimentos em nitrosaminas.

Problemas renais: É indicado aos que sofrem de problemas renais e pode ser uma alternativa ao alho comum. O alho porro contém pouco potássio ao contrário do alho comum que contém o dobro. O potássio pode agravar problemas renais existentes, já que o sistema renal doente não consegue filtrar os minerais do mesmo modo que uns rins saudáveis. (Benefícios do alho comum)

Ajuda a recuperar de uma convalescença: Cozinhado sob a forma de caldo ajuda a repor os nutrientes perdidos. O alho porro é um vegetal com poucas calorias e muito nutritivo. É rico em fibras, potássio, magnésio, manganês, ferro e cálcio. Inclui ainda vitaminas do complexo B, A, K e C.

Melhora a saúde intestinal: É uma excelente fonte de fibra dietética, que auxilia as funções digestivas, cria sensação de saciedade e melhora o metabolismo. Além disso o alho francês assim como a cebola contém fruto-oligossacarídeos, um composto que promove o crescimento seletivo das bactérias benéficas do cólon. Deste modo o consumo deste vegetal melhora a absorção dos nutrientes e promove a saúde da flora intestinal, reduz as probabilidades de sofrer de obesidade, obstipação, intestino permeável e outras doenças associadas. (Perder peso cuidando da flora intestinal)

Curiosidades sobre o alho porro


O alho porro também é conhecido como alho francês, alho macho, porro hortense, poró, porro bravo, alho poró, poireau (francês), puerro (espanhol) e leek (Inglês) . Ele pode ser consumido cru ou cozido, mas cru mantém mais propriedades.

Descarte os alhos porros que apresentarem um aspeto danificado, escolha os que apresentarem folhas intactas com cor vibrante e firme. Guarde-o no frigorifico por um máximo de três a cinco dias, dependendo do estado. Se tiver uma pequena parcela de terra e pretender plantas mais frescas, não deixe de experimentar e produzir os seus vegetais (Como plantar alho porro).

O alho porro contém muita terra dentro dele e é aconselhada a lavagem depois de cortado. Após efetuar o corte, coloque as rodelas numa taça com água e umas gotas de vinagre, desfaça suavemente os anéis com as mãos, escorra e use como pretendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...