Guia das plantas medicinais


Guia das plantas medicinais na farmácia de casa

As plantas podem ser as nossas maiores aliadas quando de saúde se trata.  Aqui a baixo fica uma lista por ordem alfabética das principais plantas medicinais e das suas indicações.

As principais plantas medicinais que deve incluir na sua farmácia de casa


ALCACHOFRA (Cynara Scolymus): É diurética e desintoxicante. Reduz a pressão arterial, o colesterol, os triglicéridos e o ácido úrico. Promove a saúde da flora intestinal, aumenta a secreção biliar e estimula o fígado. (Benefícios da alcachofra)

ALECRIM (Rosmanrinus officinal): Conhecida como a erva da alegria o alecrim auxilia a memoria, é anti inflamatório, diurético, cicatrizante, relaxante, bactericida, carminativo. Reduz os gazes intestinais, cura feridas, reduz a queda de cabelo e favorece a digestão. A infusão de alecrim ajuda a tratar gripe, constipação, asma, bronquite e tosse. (Benefícios da infusão de alecrim)

ALFAZEMA (Lavandula Angustifolia): Esta planta medicinal contém propriedades relaxantes, analgésicas, calmantes, antissépticas, cicatrizantes, tonificantes e repelentes.
Alivia dores de cabeça, dores de reumatismo, trata insónias, ansiedade, nervosismo, indigestão, espasmos, tremores, cólicas, depressão leve. Reduz o mau hálito e a flatulência.  (Características medicinais da Alfazema)

ALHO (Alium Sativum): É um poderoso bactericida, antifúngico, anticoagulante, vasodilatador, expectorante, vasodilatador, bronco dilatador, anti inflamatório e vermífugo.
É indicado nos casos de tensão alta, colesterol elevado, problemas de coagulação do sangue, asma, bronquite, gripe, constipação. (Propriedades medicinais do alho)

ALOÉ VERA (Aloe Arborescens) : Hidrata e regenera a pele, trata queimaduras e feridas da pele, melhora a circulação sanguínea, fortalece os cabelos, melhora o funcionamento do sistema imunológico. (Benefícios do aloé vera para a saúde)

ANIS ESTRELADO (Ilicium verum): O chá de anis estrelado é termogénico, aumenta o metabolismo e ajuda a emagrecer.

ARRUDA (Ruta Graveolens): Regula os ciclos menstruais, trata varizes, conjuntivite, feridas, alivia as dores e afasta energias negativas. (Benefícios da arruda)

BOLDO DA TERRA (Plectranthus Barbatus): É uma planta medicinal com uma forte ação digestiva, trata a maioria dos problemas gastrointestinais, problemas de fígado, ressacas. (Benefícios do boldo da terra)

CAPUCHINHAS (Tropaeolum majus): São recomendadas no tratamento das infeções urinárias, problemas digestivos, escorbuto, sinusite, doenças da pele e doenças respiratórias como: bronquite, catarro, gripe e constipação. (Indicações terapêuticas das capuchinhas)

CARQUEJA (Baccharis trimera): Têm ação digestiva, protege o fígado, a vesícula, acelera a cicatrização das feridas, é analgésica, ajuda no tratamento de amigdalites, sinusite e doenças respiratórias como asma e bronquite. (Benefícios da carqueja para a saúde)

CALÊNDULA (Calendula officinalis): Apresenta propriedades que permitem tratar diversos problemas de pele como: dermatite, eczema, acne, feridas, mamilos gretados, assaduras, queimaduras. (Outras propriedades da calêndula)

CAMOMILA (Matricaria chamomilla): Ansiedade, insónia, indigestão, dores de estômago, gases, diarreia. Usada de um modo tópico, acalma vários problemas da pele, incluindo acne. (Benefícios da camomila)

CAVALINHA: Equisetum arvense: A infusão desta erva é a nº1 no tratamento de várias doenças reumáticas, artrite, osteoporose, artrose. (Benefícios da cavalinha)

CHÁ VERDE (Camellia sinensis: Ajuda a emagrecer, melhora a saúde cardíaca, combate o envelhecimento precoce, previne e reduz a artrite, o cancro e a doença de Alzheimer. (Benefícios do chá verde)

DENTE DE LEÃO (Taraxacum officinale) : É uma planta conhecida por ser depurativa e desintoxicante, estimula o fluxo da bílis, reduz os cálculos renais, melhora o funcionamento da vesícula, ajuda a digerir as gorduras, purifica o sangue, elimina verrugas, trata de doenças da pele.(Benefícios do dente de leão)

ERVA PRÍNCIPE (Symbopogon citratus) : Têm ação anti inflamatória, protege o estômago, auxilia a digestão, melhora a qualidade do sono, reduz a ansiedade, a hipertensão, a irritabilidade, têm ação analgésica, trata infeção urinária e controla vários tipos de febre. (Benefícios da erva príncipe ou capim limão)

EUCALIPTO (Eucalyptus): Trata doenças do trato respiratório como asma, bronquite, sinusite, gripe, pneumonia. Na forma de cataplasma alivia a dor ciática, do reumatismo e da gota. (Benefícios do eucalipto)

FOLHA DE OLIVEIRA (Olea europaea L) : É principalmente indicada para baixar a tensão arterial, reduzir o colesterol LDL, combate o stress e a fadiga, é diurética e antidiabética. (Benefícios das folhas de oliveira)

GENGIBRE  (Zingiber officinale): É um poderoso anti inflamatório e analgésico natural. Estimula a circulação sanguínea, é afrodisíaco, ajuda a emagrecer, alivia o enjoo, a dor de garganta, melhora o hálito, previne o cancro. (Benefícios do gengibre)

HIBISCO (Hibiscus Sabdariffa) : O chá de hibisco é o nº1 quando se trata de emagrecimento e de retenção de líquidos. Reduz a hipertensão, melhora a saúde do coração, têm ação anti oxidante, expectorante e sedativa. (Vantagens do chá de hibisco)

HIPERICÃO OU ERVA DE SÃO JOÃO (Hipericum perforatum): Trata depressão, insónia, ansiedade, doenças do figado, reumatismo, lesões da pele e colesterol alto. (Propriedades do hipericão)

HORTELà (Mentha spicata) L: A hortelã é boa para muita coisa, porem o seu principal potencial e para o sistema gastro intestinal, ela trata, gastrite, esofagite, empachamento, má digestão, náuseas e azia. Alivia o stress, combate a insónia, estimula a circulação, fornece vitaminas e dá energia.

MANJERICÃO (Ocymunm basilicum): Previne o mau hálito, o stress, é anti inflamatório, reduz o colesterol, elimina o fleuma dos brônquios, previne a prisão de ventre, combate o acne e a queda de cabelo. (Benefícios do manjericão)

NOGUEIRA (Juglans regia): As folhas de nogueira tratam problemas das gengivas, dores de garaganta, infecções urinárias, reduzem o mau hálito. Tratam vários problemas de pele: feridas, tinha, sarna, acne frieiras. Tingem os cabelos brancos, previnem a queda de cabelo e eliminam os piolhos do couro cabeludo. (Benefícios das folhas de nogueira)

ÓREGÃOS (Origanum vulgare): Eliminam bactérias e parasitas, diminuem a coceira, aliviam a bronquite, combatem infeções, o acne e a perda de cabelo, previnem o mau hálito.

SALSA (Petroselinum Sativum): A salsa é uma planta condimentar e medicinal, que se utiliza desde a antiguidade. Apresenta uma forte ação diurética, melhora o sistema imunológico, auxilia a digestão, alivia ardores da pele, picadas de insetos e queimaduras. estimula a produção de leite materno, é um potente remédio natural contra a infeção urinária, regula o ciclo menstrual e reduz espasmos. (Propriedades da salsa)

SERRALHA (Sonchus oleraceus): Apresenta benefícios terapêuticos que auxiliam no tratamento de: distúrbios estomacais, do vitiligo, doenças hepáticas, dores de cabeça, reumatismo, feridas e erupções cutâneas. (Benefícios da serralha para a saúde)

TOMILHO (Thymus vulgaris) : Alivia a tosse, a gripe, melhora a memoria, diminui o mau hálito, auxilia a digestão, é tranquilizante. (Benefícios do tomilho)

TÍLIA (Tilia cordata mill): Alivia dores de cabeça, estados de ansiedade, stress, estados gripais, febre. Melhora a digestão e o funcionamento da vesícula. (Benefícios do chá de tília)

URTIGA  (Urtica dioca): Trata a queda de cabelo, doenças da pele, estanca as hemorragias, reduz o ácido úrico, a inflamação da próstata e a gota. Alivia a artrose, o reumatismo e a artrite. Melhor o quadro das doenças alérgicas, estimula a secreção láctea e purifica o sangue. (Benefícios da urtiga)

NOTA: Tal como os outros remédios, as ervas e plantas medicinais devem ser consumidas com cuidado e preferencialmente sob a orientação de um profissional. Devem obedecer às normas sanitárias e os efeitos adversos devem ser tidos em conta.

3 comentários:

  1. Obrigada, é sempre bom saber.

    ResponderExcluir
  2. hola podran ayudarme con estas plantas medicinales es hinojo, canela ,boraja

    ResponderExcluir
  3. Aconselho a não engerir ALOÉ Vera (Babosa) é altamente tóxica e use com moderação no cabelo, segundo único laboratório que estudou essa planta.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...