Propriedades da Junça (Tiririca)

Propriedades da Junça tiririca
A junça é uma planta invasora encontrada em várias partes do mundo, que pertence à família Cyperaceae. É uma das ervas daninhas mais temidas, ela resiste à seca, ao encharcamento, ao frio intenso, ao calor, enfim a quase tudo.

A verdade é que a junça é uma infestante poderosa, mas também apresenta várias utilidades. Os seus benefícios são valorizados há mais de 7000 na ciência Ayurveda e na medicina tradicional Chinesa. Segundo estas culturas a junça trata distúrbios digestivos, náuseas, desequilíbrios menstruais, trata e desintoxica o fígado, entre outros.
Os seus tubérculos (chufa) usam-se na alimentação e como remédio popular, os seus caules secos usam-se na cestaria, e toda a planta usa-se na preparação de um eficaz enraizador caseiro. (Como preparar o enraizador caseiro de junça)

Propriedades terapêuticas da junça (Tiririca)


A junça é rica em cyperine, um constituinte terapêutico que lhe confere vários atributos farmacológicas. É rica em minerais como: ferro, potássio, magnésio, zinco e fosforo, vitaminas como a C e a E e vários aminoácidos essenciais como a Arginina.

Propriedades medicinais: anti inflamatória, fortificante, adstringente, antidiarreica, anti helmíntica, anti histamínica, anti bacteriana, afrodisíaca, antipirética, carminativa, diurética, estimulante, vermifuga, diaforética e estomática.

Melhora a circulação sanguínea e doenças associadas: A junça é rica em vários aminoácidos incluindo a arginina, que é importante na resolução das doenças causadas pela atrofiação dos vasos sanguíneos, incluindo artérias obstruídas, dor no peito, insuficiência cardíaca, disfunção eréctil, caibras musculares e dores de cabeça. 

O consumo dos tubérculos ajuda na formação dos músculos, melhora o funcionamento do sistema cardiovascular, estimula a libido. Além disso ajudam a tratar a febre, a gripe, o sarampo e diarreias.
Na Índia os tubérculos da junça são considerados como um medicamento eficiente contra a cólera, a febre e a diarreia. No Brasil o tubérculo é usado como um importante afrodisíaco, sendo procurados por pessoas que pretendem melhorar o seu desempenho sexual.

O óleo extraído dos tubérculos da junça têm um forte poder anti inflamatório, alguns estudos sugerem que ele têm um poder anti infamatório semelhante à cortisona.

Melhora a saúde intestinal: A junça é rica em fibras prebióticas, fibras não digeríveis que "alimentam" promovem a saúde da flora intestinal. Estimulam o transito intestinal e o funcionamento do intestino, previnem a diarreia e auxiliam no controle da taxa de glicose sanguínea e do colesterol.

Combate bactérias: Segundo um estudo publicado no Ancient Sciense of Life os tubérculos do Cyperus esculentus têm a capacidade de combater bactérias patogênicas perigosas para o corpo humano, incluindo a salmonela e E. coli. Além disso eles são um estimulante natural do sistema imunológico.

Doenças alérgicas: Os tubérculos da junça têm demonstrado um ação importante contra vários tipos de alergia tais como: rinite alérgica, erupções na pele, asma entre outras.

Curiosidades sobre a junça (Tiririca)


Dentro das junças existem vários gêneros, sendo as mais reconhecidas a Cyperus esculentus e a Cyperus rotundus, não diferem muito uma da outra, mas possuem particularidades que as distinguem.

Cyperus esculentus (inflorescências amareladas), é encontrada no modo selvagem ou no modo de cultivo. É uma planta comestível, que apresenta um alto valor nutritivo, principalmente os seus tubérculos, apelidos de chufas e também conhecidos por tiger nuts. Sob a forma de farinha, frescos ou secos são muito apreciado pelo seu sabor que lembra a noz. Eles são tão ricos que bastam apenas 200 gr (uma mão cheia) para suprimir todas as necessidades nutricionais de um adulto, em termos de açúcar, proteínas e gorduras. São ainda  utilizados em Espanha para fazer a orchata de chufa, uma bebida típica semelhante ao leite.

Cyperus rotundus (inflorescências avermelhadas), esta variedade também produz tubérculos, que podem igualmente ser consumidos, porém são mais duros e amargos quando comparado com o tubérculo do cyperus esculentus.é encontrada no modo selvagem e apresenta muitos interesses medicinais, embora a sua "irmã" também apresente apresente propriedades medicinais.

Nomes populares: junça, tiririca, junca, hamassuguê, junco, capim dandá, capim da noz, erva coco, junça aromática, tiririca comum, tiriricão, noses de tigre, tiririca amarela, nutgrass (Inglês), jonction (Francês), juncia (Espanhol).

6 comentários:

  1. onde posso comprar a chufa da tiririca [batatinhas] por favor me ajudem motivo de doença gravissima preciso de alguns quilos watzap 11 995080868 urgentissimo

    ResponderExcluir
  2. Como usar a chuva como antibiótico e por asma.Alguem sabe como? Por favor obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em casos de broquites guaco ,folhas verde.bate no liquidificador, com propolis.tome quando necessario.

      Excluir
  3. Aqui no meu quintal tem muito

    ResponderExcluir
  4. Anônimo19.5.22

    Eu pesquisei e vou tomar tem muito aq na minha região

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...