Retenção de líquidos, causas e tratamento

A retenção de líquidos é uma das principais causas que potenciam o aumento de peso. Trata-se de um um problema comum, nomeadamente nas mulheres. Advém de um transtorno metabólico que se manifesta pela acumulação excessiva de líquidos nos tecidos corporais e que pode aumentar significativamente o peso corporal, o acrescento pode ir de 1 a 3 Kg de liquido no corpo.

Uma condição que leva a pessoa a sentir-se inchada, cansada, pesada e desconfortável. Este inchaço no corpo decorre preferencialmente em áreas como: abdômen, pulsos, tornozelos, pernas,  braços e nas bolsas que se formam abaixo dos olhos. Quando se pressiona o local com o dedo, forma-se uma covinha que se mantém por alguns minutos.

Causas da retenção de líquidos


Quando existem desequilíbrios no organismo, umas das formas de ele replicar é de acumular água, em determinadas partes do corpo. Este processo ocorre nas mulheres todos os meses na fase pré menstrual, mas também acontece por outras causas: gravidez, menopausa, sedentarismo, cirrose, desnutrição, insuficiência cardíaca, falta de ingestão de líquidos, ingestão excessiva de sal, medicamentos, stress e ansiedade, entre outros. A acumulação de líquido pode ser patológica ou não patológica, é recomendado a ida ao médico de modo a descartar origens mais graves, cabe ao especialista encontrar as verdadeiras causas e administrar o tratamento adequado.

A retenção patológica está associada a problemas de saúde mais graves como: insuficiência renal ou hepática, hipotiroidismo, má circulação sanguínea e problemas cardíacos. Panoramas preocupantes que merecem toda a atenção e cuidados.

A acumulação de líquidos não patológica está associada a causas simples do cotidiano como: estar muito tempo sentado ou de pé, roupa demasiado apertada, temperaturas elevadas, pressão atmosférica (viajar de avião). Algumas medidas estratégicas podem minimizar a situação e aliviar os sintomas.

Como evitar a retenção de líquidos


O principal cuidado é manter o corpo hidratado, aumente o consumo de água, até ao ponto de tornar a urina transparente. Ingerir líquidos ajuda a o organismo a manter o equilíbrio, a livra-se das toxinas e consequentemente a aliviar o edema provocado pela retenção de líquidos. Uma mulher deve em média beber 1,5 litros de água por dia e um homem 1,9 litros.

Outro passo a ter em conta é a redução do sal na alimentação, já que ele é um dos principais potenciadores da acumulação de líquidos no organismo. O máximo que deveríamos consumir por dia é 5 gramas, mas nós ultrapassamos o dobro. Tente trocar parte do sal por especiarias e plantas aromáticas, verá que a saúde agradece.

Retire alimentos processados da sua dieta, eles são inflamatórios e escondem muito sal. São eles: enchidos, fast food, enlatados, embutidos,  entre outros. Evite também o açúcar, o álcool (principalmente a cerveja), refrigerantes e os fritos.

E por ultimo mas não menos importante, evite o sedentarismo, viva a sua vida com mais energia, pratique exercícios físicos com regularidade.

Alimentos diuréticos


Consuma alimentos diuréticos, ele permitem depurar o corpo e consequentemente ajudam a perder o inchaço. Aumente o consumo de frutos, legumes e alimentos ricos em potássio como: bananas, damascos, leguminosas, batatas, abacate, abobora, frutos secos, mamão papaia, pera, coco, batata doce, entre outros.

Frutos diuréticos: melancia, melão, laranja, mirtilo, abacaxi, maçã, maracujá, morango, limão, kiwi, figo.
Vegetais diuréticos: tomate, salsa, alcachofra, alho porro, cebola, berinjela, alho, repolho, espinafre, agrião, pepino, aspargo, beterraba vermelha, aipo, berinjela, cenoura.
Vinagre maçã: além de muitos outros usos, o vinagre de maçã é um diurético natural, ele ajuda a eliminar os líquidos, melhora a função urinária e a saúde em geral. Coloque umas gotas na água e beba. Leia mais: Benefícios do vinagre de maçã
Cafeina: as bebidas com cafeina como o café e o chá têm efeito diurético. Os refrigerantes enriquecidos com cafeina e outras bebidas similares não são recomendadas, as desvantagens são largamente superiores aos benefícios.

Chás que reduzem a retenção de líquidos


As infusões de ervas diuréticas são uma boa maneira de hidratar o corpo, de remover as impurezas e de aumentar a função desinflamatória. É aconselhado o consumo de duas a três chávenas de chá ao longo do dia. Recomenda-se variar as infusões e intercalar as ervas ao longo da toma. Fica aqui a sugestão das melhores infusões para o alivio da retenção de líquidos:

Chá de dente de leão: É uma das plantas medicinais mais capazes de eliminar os líquidos em excesso.
Chá de alcachofra: favorece a eliminação de líquidos corporais, além de ser indicado como infusão para perder peso.
Chá verde: ajuda a eliminar as toxinas acumuladas no organismo, elimina os líquidos e reduz a inflamação.
Chá de boldo: favorece a redução do líquidos em excesso e contém alcaloides que potenciam a melhoria da circulação sanguínea.
Chá de salsa: optimiza a eliminação dos líquidos corporais, além de ser indicada na prevenção da obesidade.
Chá de cavalinha: além da sua ação diurética e desintoxicante, apresenta outros benefícios, restaura minerais como magnésio e potássio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...