Benefícios da Erva de São Roberto

Benefícios da Erva de São Roberto para a saúde

A erva de São Roberto (Geranium robertiamum L. ) é uma planta herbácea anual ou bienal, que pertence à família Geraniaceae e ao gênero botânico Pelargonium, o mesmo das sardinheiras. É nativa da Asia, da Europa central e meridional. Encontra-se em grande parte parte do território Português e é facilmente encontrada locais sombrios, seja em terrenos baldios, no meio de rochas e muros.

Apresenta-se como uma planta ramificada com caules finos envoltos de uma fina penugem que com o tempo ganha tons avermelhados. As folhas são verdes recortadas, muito semelhantes à salsa e vão tornando-se vermelhas com o sol. De Abril ao Outono, produz pequenas flores rosas de 5 pétalas, que dão origem a frutos rijos e bicudos.

A São Roberto é considerada uma erva daninha e pouca gente lhe dá o devido valor, mas contêm importantes propriedades terapêuticas, sendo uma boa aliada da saúde. Era bastante valorizada na idade média, onde era empregada na cura dos problemas do aparelho digestivo e para a cura de problemas relacionados com o sangue. Os Índios da América do norte (Cheroquis) usavam-na no tratamento de feridas e no estancamento de hemorragias. A planta também é valorizada na medicina tradicional chinesa, que a usa no tratamento de problemas gastrointestinais..

Propriedades da erva de São Roberto: depurativa, desintoxicante, antioxidante, anti inflamatória, vasoconstritora, diurética, antidiarreica, anti sépticas, antibacterianas, antiviróticas.

Indicações terapêuticas da erva de São Roberto


  • Ulceras de estômago e intestino
  • Coadjuvante do tratamento do cancro
  • Digestões difíceis e azia
  • Trata das infeções do aparelho urinário
  • Promove a desintoxicação do fígado
  • Trata disenterias e diarreias
  • Trata alguns tipos de reumatismo e gota
  • Reduz a hipertensão
  • Auxilia no tratamento do cólon irritável
  • Estancamento de hemorragia
  • Prisão de ventre
  • Dores de garganta
  • Retenção de líquidos
  • Dores de dentes

Principais benefícios e propriedades da Erva de São Roberto


A erva de São Roberto é uma planta medicinal muito boa para tratar problemas relacionados com o sangue, têm ação purificante e é rica em ferro. Acrescenta ainda ação hemostática, ou seja, constringe o tecido e estanca hemorragias, uma mais valia no tratamento de ulceras, feridas superficiais, fluxos menstruais abundantes e hemorroides. Funciona também como estimulante do sistema imunitário.
Para o tratamento de feridas, poderá utilizar a erva de são roberto em forma de cataplasma, ou seja triturada até formar uma pasta, que depois é aplicada sobre as lesões da pele.

A erva de São Roberto é uma planta aliada no tratamento do cancro, principalmente o cancro do tubo digestivo. Ajuda também a reduzir os efeitos da quimioterapia. Alguns estudos revelam que os compostos polifenólicos da planta são os principais aliados na luta contra o cancro.

A erva de São Roberto é recomendada em problemas gastrointestinais como: digestões difíceis, disenterias, azias, diarreias, ulcera do estomago e síndrome do cólon irritável. Além disso é uma boa estimulante do fígado.

Sob a forma de gargarejos, alivia problemas de garganta como dores de garganta e laringites, também trata aftas, dores de dentes, boca e gengivas inflamadas, incluindo as gengivas com sangramento.
Os bochechos bocais são realizados com a decocção da planta, à razão de 40 gr para um litro de água.

Auxilia todo o sistema urinário. A planta é detentora da ação diurética, uma propriedade que permite aumentar o fluxo urinário, contribui com a eliminação de líquidos e reduz as inflamações provocadas pela retenção de líquidos. Sendo útil no tratamento de várias afeções do trato urinário, nefrite, hipertensão arterial, gota, reumatismo, cálculos renais.

No mundo espiritual a erva de São Roberto oferece sabedoria e conhecimento interior, libertação, abertura de caminhos, eleva acima da confusão emocional, inovação, serenidade e leveza no coração.

Como usar a erva de São Roberto


Utiliza-se toda a parte aérea fresca ou seca, contudo convém frisar que a planta fresca conserva melhor os seus princípios ativos. Quando fresca a erva de são roberto têm um sabor amargo, exala um cheiro intenso e acre, depois de seca reduz um pouco essas características.
Se pretender guardar a planta seca, colha a durante a fase de floração, ate as hastes em pequenos molhos e seque-os à sombra num local arejado.

Pode ser usada fresca em alguns pratos crus ou cozinhados, em substituição da salsa como, saladas, pratos de bacalhau, guisados, feijão, etc. É bastante usual acrescentar as folhas tenras da erva ou as flores às omeletes. Há quem refira que o consumo da planta fresca alivia o cansaço.
As folhas frescas esmagadas e aplicadas na pele produzem um efeito repelente sobre os insetos.

Preparação do chá da erva de São Roberto:

Junte 20 gr da planta a 1 litro de água fervente. Abafe por 5 a 10 minutos, coe e beba 3 a 4 chávenas ao longo do dia.

Contra indicações da São Roberto

É desaconselhada a toma da erva de São Roberto a grávidas e lactentes. O uso tópico da planta deve ser evitado em pessoas com doenças respiratórias alérgicas. Na generalidade o consumo e uso da erva de são roberto é considerado seguro, desde que consumida com moderação, a utilização excessiva pode provocar alguns desconfortos gástricos e intestinais.

Nomes populares: Erva de São Roberto, erva da agulha, bico de Grou, bico de cegonha, gerânio, falsa salsa ou salsão, salsa milagrosa, erva dos muros, relógios, erva de São Roque, passara (Ilha da Madeira), gerânio (Brasil), hierba de San Ruperto(espanhol), herbe à Robert(Francês), herb Robert (inglês).

Um comentário:

  1. Anônimo20.4.23

    Muito bom ,agradecida pela partilha de conhecimento.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...