Benefícios do Balsamo (Sedum dendroideum)

O Balsamo (Sedum dendroideum) é uma suculenta originária do México. É muito comum encontrá-lo como planta ornamental e planta medicinal.
O Balsamo é uma planta suculenta que se assemelha a um arbusto e pode alcançar ou superar os 50 cm de altura. Apesenta folhas carnudas ligeiramente ovaladas e inflorescências amarelas. (Cultivo do balsamo)

Princípios ativos: Alcaloides, triterpenos, piperidínicos, ácidos cinâmicos,  mucilagens, sesquiterpenos e taninos hidrolisáveis.

Propriedades medicinais: Cicatrizantes, digestivas, emolientes, adstringentes, anti inflamatórias, hidratantes.

Indicações terapêuticas do Balsamo



  • Hidrata e suaviza a pele
  • Dores de ouvido 
  • Dores de dentes
  • Picadas de insetos 
  • Estimula a cicatrização
  • Herpes labial 
  • Reduz inflamações da pele
  • Feridas e lesões
  • Dores de estomago
  • Alivio de queimaduras
  • Contusões
  • Ulceras e gastrite

Benefícios e propriedades do balsamo (Sedum dendroideum)


Contra feridas e queimaduras: Se passar uma folha de balsamo sobre uma queimadura logo na hora, ela vai aliviar o ardor, a dor e vai evitar que forme bolha. Abra ao folha ao meio de modo a permitir que o sumo entre em contato com a lesão. Este mesmo procedimento também é utilizado no tratamento de feridas, cortes, frieiras e inflamações da pele.

Acalma a dor das ulceras gástricas e reduz a inflamação. De acordo com a sabedoria popular, mastigar 3 folhas de bálsamo ajuda a aliviar a dor de estômago e a asia.
Segundo um estudo realizado em ratos, o sumo das folhas frescas do Sedum dendroideum proporcionam proteção contra ulceras gástricas devido à sua ação  anti inflamatória, cicatrizante, emoliente e antinociceptiva (reduz a transmissão de estímulos que causam dor).

Ajuda a tratar e a regenerar a pele. Amacia a pele e mantém a camada superficial hidratada de um modo equilibrado. No Japão esta planta entra na composição de vários produtos cosméticos e medicamentos destinados à pele.

Alivia dor e inflamações. O gel das folha é usado em casos vários casos de dor, como alivio da dor de ouvido e dentes. É usada uma folha, a qual se espreme até libertar duas a 3 gotas de sumo dirigidas ao ouvido ou dente. Em zonas de dor mais extensas, triture as folhas do balsamo e coloque a massa obtida sobre a pele. De acordo com outro estudo publicado no Jornal de Etnofarmacologia, Sedrum dendroideum contém flavonoides que podem ser os responsáveis pela diminuição da dor e da inflamação.

Coadjuva no combate a diabetes. Bata 4 ou 5 folhas de balsamo no liquidificador com um copo de água e beba. este sumo ajuda a baixar índice glicémico.

Modos de uso do Balsamo


As partes mais usadas desta suculenta são as folhas, elas possuem grande parte dos principais constituintes químicos e mucilagem. No modo interno podem ser usadas ao natura, sob a forma de sumos ou saladas.

No tratamento da pele, é usado sob a forma de macerado, que se aplica sobre os pontos de dor, inflamações ou lesões. Macere ou triture as folhas de balsamo e aplique a pasta obtida sob a área afetada.

Sumo de balsamo. Triture algumas folhas de balsamo (3 a 5) e triture no liquidificador juntamente com um copo de água. Poderá trocar a água por um sumo natural a gosto.

A infusão do balsamo é usado à base de 5 folhas por 500 ml de água fervente. Depois de colocar as folhas sobre a água fervida, tapa-se e deixa-se repousar por uns 10 minutos. O chá das folhas do balsamo é usado contra as dores e as inflamações.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...