Benefícios dos coentros

Benefícios dos coentros

O coentro (Coriandrum sativum) é uma planta herbácea originário da Europa e de algumas regiões da Asia. Além de ser utilizado como condimento, esta planta aromática têm sido objeto de alguns estudos científicos relativos à sua ação medicinal.

Os coentros são ricos em vitaminas A, B, C e niacina, são uma excelente fonte de fibras dietéticas, ferro, manganês e magnésio. Têm quaro vezes mais caroteno e três vezes mais cálcio que a salsa. Ao contrário das folhas, as sementes de coentros , mas em contra partida possuem um grande teor de minerais como cálcio, fosforo e magnésio, potássio, manganês, sódio, zinco e selênio.

Propriedades medicinais do coentro: diurético, antiinflamatório, antiespasmódico, carminativo, calmante , tonificante, sedativo, digestivo. Na Índia são considerados afrodisíacos.

Indicações terapêuticas dos coentros 


  • Combatem a fadiga
  • Tratam aerofagia (causadora de arrotos e flatulência), 
  • Aliviam as dores das articulações e de reumatismo, inclusive as dores de origem nervosa
  • Combatem enjoos, vômitos, cólicas e gases intestinais.
  • Tratam problemas de ansiedade, nervosismo e excesso de apetite.
  • Aliviam dores de cabeça e enxaquecas.
  • Combate os desconfortos do estômago, a má digestão, espasmos, diarreia e cólicas.
  • Reduzem o nível do colesterol
  • Auxiliam no controle de diabetes
  • Regulam o período menstrual

Principais benefícios dos coentros


As sementes de coentros são um excelente digestivo, estimulam a secreção gástrica , auxiliam a digestão, aliviam dores de estômago, gazes e vômitos. Uma das maneira de conseguir estes benefícios é mastigando-as após a refeição. Uma qualidade que também encontramos nas Sementes de funcho.

Os coentros têm uma importante ação antioxidante. Combatem os radicais livres, previnem o envelhecimento precoce, aliviam os sintomas de diversas doenças instaladas e diminuem os processos inflamatórios, inclusive o cancro.

As folhas de coentros ajudam a eliminar os metais pesados do organismo, sabendo-se de antemão que este é um problema dos tempos modernos. Os metais pesados estão presentes no peixe que consumimos (Os perigos escondidos no peixe), nos desodorizantes, em águas contaminadas e quando somos expostos ao fumo do tabaco.

As folhas de coentros têm uma importante ação anti inflamatória, seja no modo interno, seja no modo externo. Tomar chá de folhas ou sementes de coentros alivia vários tipos de inflamações, como dores de garganta, problemas estomacais ou intestinais,
No modo tópico são utilizadas as folhas de coentros amassadas e aplicadas sobre inflamações da pele, dores musculares, dores reumáticas e luxações.

Chá de coentros emagrece? Os coentros auxiliam as dietas de emagrecimento, porque facilitam o trabalho do figado na eliminação de toxinas,  reduzem as inflamações e consequentemente levam a um menor acumulo de gordura. Além disso as folhas de coentros contém limoneno, uma substancia capaz de inibir o acumulo de gorduras, principalmente na região abdominal.

Chá de coentros


Chá de sementes de coentros:
1 colher de sopa de sementes de coentros
500 ml de água
Leve a água a ferver, depois de ela alcançar a fervura verta-a sobre as sementes de funcho, tape e aguarde 15 minutos. Coe e se preferir adoce com mel. Beba esta infusão preferencialmente após as refeiçoes.

Chá de folhas secas de coentros:
2 colheres de chá de folhas secas
250 ml de água
O procedimento é parecido ao anterior. Leve a água a ferver, verta-a por cima das folhas e mantenha abafado por 10 minutos. Coe e beba de seguida.

Contra indicações e efeitos colaterais do coentro


Apesar do coentro não ser uma planta toxica, em grandes quantidades pose causar alumas pertubações. Pode causar aborto, apesar de os riscos serem baixos, é recomendada  moderação na ingestão de coentros nos primeiros três meses de gravidez.

Quando usada em grandes quantidades a planta pode apresentar um efeito narcótico. O óleo de coentros pode causar fotossensibilidade ou reações alérgicas.

O coentro têm ação anti fertilidade: Tomar extratos ou preparados de coentros regularmente reduz as possibilidades de engravidar. Ele pode impedir do óvulo fecundado de se fixar no útero. Contudo esta ação não é 100% garantida, tomar a planta como anticoncepcional pode não ser um modo confiável.

Curiosidades sobre os coentros


Na idade média as sementes de coentros eram empregues na elaboração de uma bebida fermentada semelhante à cerveja.
Os romanos utilizavam as sementes depois de secas, associadas a cominhos e vinagre para conservar as carnes.
Existe alguma confusão entre os coentros e a salsa, são duas plantas aromáticas com aspeto semelhante, mas os aromas e os sabores completamente distintos. Veja mais em: (Benefícios da salsa para a saúde)

Nomes comuns: coentro português, erva percevejo, salsinha, salsa árabe ou chinesa, coriandro, culandro, cilandro,coriandre (francês), coriander (inglês), cilantro (espanhol).

Como usar os coentros


Os coentros fazem parte da dieta mediterrânica, as folhas frescas enriquecem pratos de peixe, marisco, frutos do mar, molhos, guisados, sopas, saladas, ligam muito bem com as famosas ameijoas à bulhão pato, combinam bem com açorda. Tanto as folhas frescas dos coentros como as da salsa neutralizam o hálito do alho.

As sementes inteiras são usadas na preparação de conservas e pickles. Esmagados, são usados no tempero de pratos de carne, licores, pães e vários tipos de doçaria.

O óleo essencial é utilizado na aromatização de bebidas e na cosmética é utilizado em perfumes.

Os coentros são muitas vezes confundidos com a salsa, porém não há como confundir, a começar pelo odor, a salsa possui uma aroma mais delicado, já os coentros têm um odor que é associado a percevejos e as folhas da salsa são mais recortadas. Leia também: Os benefícios da salsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...