Benefícios do Cravo da Índia (Caryophyllus aromaticus)

Benefícios do Cravo da Índia (Caryophyllus aromaticus)
O cravo da índia (Syzygium aromaticum) igualmente conhecido como cravinho é uma especiaria tal como a canela e a baunilha. É proveniente da Indonésia e é pode-se comprar em qualquer supermercado. É muito rico em nutrientes e em óleos essenciais, que permitem tratar o corpo e a mente.  Contém eugenol, uma substancia responsável por muitos dos seus benefícios, contém também trans-cariofileno, acetato de eugenila e a-humuleno.
Têm uma grande quantidade de minerais, entre eles: potássio, ferro, manganês, selênio e magnésio. Acrescenta ainda uma boa quantidade de vitaminas: vitamina A, C, K e betacaroteno.

Propriedades terapêuticas: cicatrizante, carminativo, digestivo, antisséptico oral, analgésico, antiespasmódico, antiviral, expetorante, anti inflamatório, termogênico.

Indicações terapêuticas: dores de dentes, dores de cabeça e dores reumáticas, inflamação da garganta, tosse, bronquite, otite, náuseas, herpes, candidíase oral, hipotiroidismo, micose, perda de peso.

Propriedades e benefícios do cravo da índia


O simples ato de mastigar cravo da índia pode trazer muitos benefícios à saúde, elimina parasitas intestinais, melhora a saúde da boca e ajuda a digestão.
Ferver uma pequena porção de cravinhos e deixar libertar os vapores em quartos de doentes ajuda a desinfetar o ambiente.

Melhora a saúde oral: A sua mais conhecida aplicação é como analgésico e antisséptico, age contra as bactérias nocivas, alivia os quadros de dor, tira o mau hálito e refresca a boca. O cravinho é muito usado pelos dentistas na forma de óleo essencial e entra na composição de remédios contra as dores de dentes. Pode igualmente utilizar-se para tratar problemas de herpes e candidíase oral (sapinho) devido às propriedades antivirais.

Alivia a dor: O cravo da índia atua contra a dor de de cabeça, cólicas menstruais, dores de garganta. No modo de uso externo o óleo essencial de cravinho diluído num óleo vegetal, é excelente em massagens. Serve para aliviar espasmos musculares, dores nas articulações e dores reumáticas, devido à sua ação analgésica e antiespasmódica.

Estimula a digestão: O cravo da índia é um estimulante das funções digestivas, aumenta a produção de saliva, com isso ele melhora a digestão, permite uma melhor absorção dos nutrientes e melhora o transito intestinal. No todo o sistema digestivo funciona melhor, elimina as toxinas com mais perfeição e favorece a queima de gorduras.

Retarda o envelhecimento precoce: O cravo da índia é rico em substâncias antioxidantes como o betacaroteno e o selênio, age como anti oxidante, que permitem retardar o envelhecimento precoce e evitar algumas doenças resultantes da oxidação das células, provocadas pelos radicais livres, entre elas o cancro.

Trata doenças fúngicas: O cravinho entra na composição de alguns medicamentos indicados ao tratamento de fungos, fungos das unhas e micoses. No tratamento caseiro  é recomendado aplicar o óleo de cravinho sobre a superfície afetada.

Preparação do chá de cravo da índia


3 colheres de sopa de gengibre ralado
1 litro de água
1 colher de sopa de cravo da índia
Leve um litro de água a ferver e quando ela alcançar a fervura junte o cravo da índia. Tape e deixe a infusão em repouso por 10 a 15 minutos.
Se pretender uma infusão com ação termogênica, adicione 3 colheres de sopa de gengibre ralado juntamente com o cravinho após a fervura da água.
Se pretender melhorar a digestão, tome uma chávena de chá meia hora antes de cada  refeição.

Tintura de cravo da índia


Para fazer a tintura com cravo-da-índia precisa de:
25 gramas de cravo
500 ml de álcool de cereais ou de outra bebida alcoólica como aguardente, rum ou cachaça.
Junte o cravo da Índia com o álcool e deixe repousar.
Deixe repousar durante uma semana, fica pronta para usar.

A tintura de cravo-da-índia é indicada para aliviar dor de dentes, inflamações da garganta e no modo tópico pode ser aplicada em infeções da pele, como micoses. Caso utilize a tintura internamente, misture uma ou duas gotas de tintura numa colher de sopa de água e beba entre duas a três vezes ao dia.

Repelentes caseiros com cravo da índia


Repelente para a casa: Ferva uma pitada de cravinhos e deixe os vapores invadirem a casa, além do seu efeito de repelente de mosquitos, também ajuda a desodorizar e a desinfetar o ambiente.

Repelente caseiro para a pele: Junte álcool (500 ml) com o cravo-da-índia (10 gramas) num recipiente escuro e tape. Deixe-o fechado e coloque-o ao abrigo da luz por quatro dias. Durante esse período, sacuda a solução duas vezes ao dia. Ao quinto dia coe o preparado e acrescente o óleo de amêndoas (100 ml), agitando ligeiramente. Coloque o repelente num pulverizador e aplique na pele.

Curiosidades sobre o cravo da índia


Nomes populares: cravinho, cravo da índia, girofleiro, cravo aromático, cravo de cabecinha, cloves (inglês), clou de giroffle (francês).

O cravinho entra na composição da bebida “Mulled wine", um vinho tinto quente enriquecido com especiarias como canela, pimenta, casca de laranja e açúcar e que se bebe pelo Natal e pelo Halloween.

Na cozinha o cravinho também dá o ar da sua graça, é conhecido por agregar o sabor forte às receitas. Ele combina bem com fruta cozida, com uma grande diversidade de doces, principalmente os doces de Natal, salgados, carnes de caça, refogados e caril.

Contra indicações e malefícios do cravo da índia


Não é recomendado a mulheres gestantes ou em fase de amamentação e crianças com idade inferior a 6 anos. O consumo em excesso deve ser evitado por pessoas que sofram de problemas gastrointestinais fortes, doença de crohn e síndrome do intestino irritável.
O óleo de cravinho em doses não terapêuticas pode irritar as mucosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...