Benefícios e Propriedades das Folhas de Abacate

Benefícios e Propriedades das Folhas de Abacate
Quando nos referenciamos ao abacate, pensamos instantaneamente no fruto do abacateiro Persea Americana, um poderoso alimento, pleno de qualidades para a saúde: (Benefícios do abacate). Mas as suas folhas também têm grande importância, detêm importantes qualidades medicinais, capazes de tratar e prevenir inúmeras doenças.

Propriedades das folhas de abacate: anti inflamatórias, antioxidantes, diuréticas, analgésicas, digestivas, antitérmicas, antimicrobianas, vasodilatadoras, hipotensoras, anti convulsivas, antipiréticas, hipoglicemiantes, hepatoprotetoras, carminativas, antidisentérico, emenagogas.

Indicações terapêuticas: cálculos renais, vesícula preguiçosa, caspa, reumatismo, bronquite, flatulência, amenorreia, flatulência, infeções urinárias, parasitas intestinais, herpes.

Principais benefícios e propriedades do chá de folhas de abacate


Trata problemas urinários. Estimulam o aparelho urinário, acalmam a dor, reduzem a inflamação, previnem os cálculos renais e combatem vários tipos de microrganismos responsáveis pela infeção, incluindo a e coli, um dos principais agentes causadores da infeção urinária. As folhas de abacate não alteram o volume de urina mas aumentam a frequência urinaria ao longo do dia, permitindo um menor tempo de contacto com os elementos patogênicos que se alojam na urina.  

Reduz a hipertensão arterial: A infusão de abacate, atua sobre os vasos sanguíneos, relaxa-os e facilita o fluxo sanguíneo. Uma particularidade muito importante para a prevenção de inúmeros problemas cardiovasculares. Têm efeito protetor contra o desenvolvimento da aterosclerose, reduz o colesterol LDL e regula o HDL.

Estimula e protege o figado e a vesícula. Protege o figado da ação de medicamentos ou outros elementos danosos e estimula o seu funcionamento. Atua também contra a vesícula preguiçosa sendo um excelente coadjuvante no tratamento da vesícula preguiçosa.

Reduzem o açúcar no sangue. Têm propriedades hipoglicemiantes que atuam por aproximadamente 6 horas. As folhas de abacateiro têm um bom desempenho na diminuição dos níveis de açúcar no sangue, é recomendado muito cuidado juntar o chá com o medicamento para diabetes, sob o risco de baixar em excesso a taxa de glicose sanguínea.

Reduz a intensidade das convulsões. Entra como coadjuvante no tratamento de pessoas que sofrem de convulsões, como o caso de epilepsia ou outras doenças relacionadas.

Regula as funções intestinais. Alivia problemas estomacais como dores de estomago,  ulceras e gastrites. 

Ameniza vários tipos de  dores, incluindo as dores de reumatismo e as dores de dentes, alivia cólicas e dores de tensão pré menstrual.

Auxilia as dietas de emagrecimento. Segundo alguns estudos em animais o extrato de folhas de abacate ajuda a aumentar o metabolismo da eliminação da gordura acumulada no tecido adiposo.

Doenças respiratórias. São excelentes relaxadoras da musculatura lisa, sendo uteis no alivio de problemas do quadro respiratório como bronquite, asma, sinusite, tosse e rouquidão.

Como preparar o chá de folhas de abacate


O uso seguro desta infusão não deve ultrapassar as 20 gramas de folhas de abacate por litro de água, com um máximo de 2 a 3 chávenas por dia. É fundamental escolher folhas livres de fungicidas, de modo a evitar os efeitos nocivos acrescentados por estes produtos químicos.

Ferva um litro de água e verta-a sofre as folhas de abacate. Tape e deixe em infusão por 30 minutos.
Procure usar um recipiente de vidro ou de aço inoxidável. Com o tempo a infusão pode perder algumas propriedades, se armazenar faça-o numa vasilha bem fechada dentro do frigorifico e não ultrapasse as 24 horas.
Poderá adoçar a gosto com mel ou açúcar mascavado, lembrando que este ultimo não acrescenta muito à saúde, apesar de não ser tão prejudicial quanto o branco refinado. Saiba mais em: Conheça melhor os vários tipos de açúcar

Contra indicações e efeitos colaterais das folhas de abacate


O uso do chá de folhas de abacate é desaconselhado a gestantes, lactantes, crianças e idosos. As folhas e a semente de abacate podem levar ao aborto pelo facto de estimularem as paredes do útero e provocarem contrações.
Não é recomendado a pessoas que estejam a fazer tratamentos anticoagulantes.
É sempre importante consultar um médico antes do uso de qualquer tipo de chá, principalmente se sofrem de alguma patologia, sob o risco da infusão interagir com algum medicamento.

Artigos científicos relacionados com as folhas de abacate



Curiosidades da folha de abacate


O abacate e as folhas provém do Abacateiro Persea Americana, uma árvore frutífera de ciclo perene, proveniente da América Central e México. Pertence à família Lauraceae e geralmente ultrapassa os 20 metros de altura. É uma planta que prefere clima ameno a quente, tropical, sub tropical e equatorial, apesar de algumas variedades se adaptarem a clima temperado.
As folhas do abacateiro são lustrosas e brilhantes, com textura coriácea e formato elíptico, lanceolado, de coloração verde escura.

Nomes comuns: abacate, abacado, pera abacate, loiro ou louro abacate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...