Vitamina B12 - Benefícios e Sintomas de Carência

Vitamina B12 - Benefícios e Sintomas de Carência
A vitamina B12 é essencial ao nosso organismo, é uma fonte de energia para várias funções do corpo. Participa no processo de divisão celular, na formação de glóbulos vermelhos, melhora o metabolismo produtor de energia, contribui com o normal funcionamento do sistema nervoso, sistema cardiovascular e imunitário, entre outros. Sendo assim considerada como um grande contributo nos casos de cansaço e fadiga, na função psicológica e saúde cardiovascular.

A deficiência de vitamina B12 desenvolve uma grande variedade de sintomas, desde físicos a psíquicos, mas não são fáceis de reconhecer porque eles podem igualmente ser indicativos de outras patologias. Infelizmente os sinais de falta de vitamina B12 muitas vezes demoram anos a se manifestarem, quando surgem vão piorando e se não diagnosticados a tempo podem causar danos graves. Caso se identifique com os sintomas descritos abaixo, procure um profissional de saúde e peça uma análise do teor de Vitamina B12.

Os principais sintomas de deficiência de vitamina B 12


  • Cansaço, fatiga e perda de força 
  • Síndrome das pernas irrequietas
  • Diminuição e da memoria
  • Sensação de falta de ar
  • Inquietação e défice de atenção
  • Alteração do humor e irritação
  • Desanimo e depressão
  • Falta de concentração
  • Dormência nas mãos e nas pernas
  • Pele pálida ou amarelada
  • Descoordenação e distúrbio no andar
  • Tonturas e distúrbios no ouvido
  • Perda da libido
  • Inflamação e vermelhidão da língua 
  • Visão turva ou diminuída
  • Ulceras recorrentes na boca
  • Ossos fracos

Principais benefícios da Vitamina B12


Melhora a concentração, previne a perda de memoria, e beneficia a função cognitiva. A vitamina B12 é uma promotora importante do bom funcionamento do nosso sistema nervoso central. Ela ajuda na formação de da bainha mielina dos neurónios, ela reveste os neurónios e funciona como uma capa isolante e condutiva, que têm a capacidade de os ajudar a funcionar, facilitar os estímulos e protege-los de eventuais danos. A mielina protege a degeneração da medula espinhal, do tecido cerebral, dos nervos óticos e periféricos. A desproteção dos nervos da medula geralmente levam ao desequilíbrio, a pessoa tende a tropeçar com mais frequência, mesmo em superfícies planas.

Beneficia a saúde cardiovascular. A vitamina  B12 permite converter a Homocisteína, em metionina, quando este processo não acontece e a homocistina se mantém elevada aumenta significativamente o risco de doenças cardiovasculares como ataque cardíaco, AVC e também  inúmeras outras doenças como Parkinson e Alzeimer. Em mulheres grávidas pode levar à má formação fetal.

Mantém os níveis de energia elevados e aumenta o metabolismo produtor de energia. A vitamina B12 é essencial à formação e maturação das hemácias, estas têm a função de levar o oxigênio aos tecidos. Quando há a diminuição de hemácias (Anemia perniciosa), elas deixam de cumprir corretamente as suas funções, esta anomalia leva a problemas graves e reflete-se no dia a dia, com cansaço, dificuldade em executar as tarefas do cotidiano, como subir umas escadas.

Tal como o Cálcio e a vitamina D, a Vitamina B12 também contribui de um modo importante na formação das células que compõe os ossos. A carência desta vitamina pode comprometer a saúde dos ossos e levar à osteoporose, uma doença que resulta na perda de tecido ósseo, tendo como resultado ossos fracos e quebradiços.

Previne alguns tipos de cancro. Segundo alguns estudos ela beneficia o sistema imunológico e ajuda a prevenir alguns tipos de cancro, dentro deles o cancro do útero, cancro da próstata, cancro do cólon.

Melhora o aspeto do cabelo, pele e unhas. A Vitamina B12 desempenha um papel importante na reprodução celular. Ela beneficia a saúde da pele, reduz a vermelhidão, a inflamação, manchas e acne.

Fatores de risco que conduzem à carência de Vitamina B12


Quem consome pouco alimentos ricos em vitamina B12 corre o risco de desenvolver a sua carência, mas não só, a insuficiência também é proporcionada pela dificuldade de assimilação devido a determinadas doenças ou medicamentos.

➢ As dietas pobres em alimentos de origem animal, como as as veganas e as vegetarianas.
➢ Quem toma omeprazol, pantoprazol, esomeprazol ou outros tipos de medicamentos que reduzem o fator intrínseco e a acidez do estômago.
➢ O uso de metformina em diabéticos também diminui a absorção da vitamina B12.
Todo o tipo de doenças inflamatórias do intestino dificultam a absorção da vitamina B12.
➢ Os idosos são um dos principais grupos de risco, geralmente apresentam dificuldades de absorção desta vitamina devido a problemas digestivos que levam à diminuição do fator intrínseco e à redução da acidez estomacal.
Cirurgia bariátrica ou gastroplastia (redução do estômago) ou cirurgia no intestino. 
Pessoas que abusam do álcool.

Como corrigir a falta de Vitamina B12


A vitamina B12 é produzida por bactérias que vivem no sistema digestivo dos animais, principalmente no dos mamíferos, inclusive no dos humanos. As bactérias sintetizam e produzem a vitamina B12 e os animais absorvem-na, ela acaba por ficar acumulada nos muculos, nos ossos e principalmente nas vísceras, sendo o fígado um dos alimentos mais ricos em vitamina B12 que existe. No ser humano isso não acontece, ela é produzida na parte final do nosso intestino, não possibilitando a sua absorção e acabando por ser eliminada pelas fezes.

A maneira mais natural de a introduzir é aumentando o consumo de alimentos ricos m vitamina B12. Ela está presente nas carnes, principalmente na vermelha, moluscos, em alguns peixes, ostras, encontra-se igualmente em outros alimentos porém em menor quantidade, no leite, nos ovos, é praticamente ausente nos vegetais e quando existe a quantidade é insignificante às necessidades humanas.

Nem sempre o melhoramento da dieta resulta, já que muitas carências estão associadas à sua má assimilação, mas há a possibilidade de fazer suplementação. Existem duas formas de vitamina B12, a sianducobalamina e a metilcobalamina. A metilcobalamina é a forma ativa da Vitamina B12 e á a maneira mais eficaz de corrigir a deficiência, porque apresenta-se pronta a ser absorvida, é colocada debaixo da língua e entra diretamente na corrente sanguínea.
A reposição da Vitamina B12, geralmente proporciona uma regressão rápida do quadro, mas é preciso ter em conta que ela pode-se tornar mais lenta e ineficiente quanto a deficiência é mais longa e prolongada.

Nem sempre os exames são reveladores ou conclusivos, em caso de duvida pode tomar um comprimido de Vitamina B12 diariamente ou ocasionalmente de forma preventiva, ela não apresenta efeitos colaterais e o excesso é eliminado na urina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...