Plantas que podem substituir o Paracetamol e o Ibuprofeno

Plantas medicinais que podem substituir o Paracetamol e o Ibuprofeno
Atualmente o uso de medicamentos é recorrente e devido ao facilitismo têm-se usado de forma abusiva e consequentemente cria-se alguma dependência. Com pouco dinheiro obtemos facilmente medicamentos para o tratamento das inflamações, tosse, alivio da febre e das dores, dentro dos remédios de farmácia  mais usuais encontramos o paracetamol (analgésico) e o ibuprofeno (anti inflamatório).
O grande problema é que estes medicamentos convencionais não são inofensivos e podem levar a sérios efeitos colaterais para a saúde. Leiam sempre o rotulo do produto que pretendem usar e ponderem a sua toma. Lembrando que muitos dos sintomas que o corpo nos dá são processos naturais de auto cura, como a tosse e a febre (Não desvalorize a febre, ela têm uma função).

A boa noticia é que a natureza nos dá muitas respostas, algumas plantas são verdadeiros analgésicos naturais e podem substituir  o paracetamol e o ibuprofeno, com menos chances de causar reações adversas. A diferença é que é preciso saber usar as plantas, elas não são como os remédios que atuam após uma toma, elas têm de ser usadas metodicamente e com frequência. A vantagem é que elas atuam sobre a causa da dor e não a mascaram.
A seguir fica o exemplo de 5 plantas que podem ajudar a aliviar a dor, melhorar a saúde e a qualidade de vida.

5 Plantas que ajudam a aliviar a dor e a inflamação


Plantas medicinais contra a dor
1. Gengibre
O gengibre têm sido usado durante séculos em toda a Asia, com a finalidade de tratar as dores das articulações, resfriados e indigestão. Vários estudos apontam o gengibre como um potente anti inflamatório, ele combate a inflamação, age nos receptores da dor e terminações nervosas, deste modo possui uma ação semelhante aos principais remédios anti inflamatórios. Mas as qualidades desta planta medicinal não ficam por aqui, ele ajuda a tratar náuseas, gripes, problemas respiratórios, ajuda a emagrecer, é anticancerígeno e muito mais. Veja todas as qualidades aqui: Os benefícios do gengibre

Plantas medicinais
2. Cúrcuma
A cúrcuma conhecida também por açafrão da terra é conhecida pelas suas importantes propriedades anti inflamatórias, antioxidantes,  antitumorais, antibacterianas, antifúngicas e antivirais, que ajudam a transformar este tempero num medicamento natural. Esta raiz têm uma substancia chamada curcumina que é responsável pelo potente poder anti-inflamatório da planta, é especialmente indicada às dores articulares, mas também favorece a recuperação dos atletas após o treino, entre muitas outras qualidades. Veja também em: Os benefícios da cúrcuma (açafrão da terra)

pantas medicinais analgésicas3. Pimenta (Do gênero Capsicum)
A pimenta conhecida popularmente por piripiri e malagueta, promove grandes benefícios ao corpo humano, estimula a digestão, auxilia no tratamento de má circulação sanguínea, além de ser um forte estimulante do metabolismo, ajuda no processo de purificação e eliminação de toxinas do organismo. Contém como principio ativo a capsaicina, que lhe confere grande parte das suas propriedades, incluindo o alivio da dor.  Quando passada diretamente sobre a pele ajuda a passar a dor localmente, têm um efeito parecido aqueles emplastros que se compram na farmácia. Em casa pode preparar um emplastro de pimenta e colocá-lo sobre a zona dorida, vai arder um pouco mas depois passa. Não deve ser usado sobre a pele irritada ou com lesões abertas.

plantas medicinais anti inflamatórias
4. Salgueiro
O chá desta planta funciona como um sedativo natural, atua sobre as dores musculares, dores de cabeça, dores nos tendões, mas também têm outas características de elevada importância, é anti-inflamatório, antipirético, anticoagulante, calmante, adstringente e desintoxicante. A casca do salgueiro contém contém salicilina, um anti inflamatório natural  com efeito parecido ao ácido acetilsalicílico conhecido popularmente como aspirina.
Leve a ferver por 10 minutos, uma colher de sopa de casca de salgueiro com 200 ml de água.

plantas analgésicas e anti inflamatórias Cravo da índia:
O cravinho ou cravo da índia é rico em óleos essenciais com ação analgésica e antisséptica. O chá de cravo da índia é muito saboroso e ajuda a amenizar as dores de cabeça, as cólicas menstruais e ameniza as inflamações da garganta. Popularmente é muito usado nas dores de dentes, além de aliviar a dor, mata as bactérias que provocam a infeção e que causam inflamação. Coloque uma gota de óleo essencial de cravo da índia no dente ou apenas chupe um cravinho. Além da função analgésica o cravo da índia pode fazer muito mais pela sua saúde, leia também em: Benefícios do cravo da índia.

Estes cinco exemplos de plantas medicinais são apenas uma pequena parcela do que a natureza nos pode oferecer a favor da saúde, a seguir deixamos uma lista maior: Guia das plantas medicinais 

3 comentários:

  1. O chá de cravo da india eu uso para dores articulaveis,é muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Ora aí está, a natureza ao serviço do homem!

    ResponderExcluir
  3. O Noni, uma folha em forma de chá é antiflamatório e anticoagulante não conheço nada melhor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...